Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Bolsa Família?


NoSlake
 Compartilhar

Você é a favor do Bolsa Família (sem levar em consideração os partidos)  

21 votos

  1. 1. Você é a favor do Bolsa Família (sem levar em consideração os partidos)



Posts Recomendados

Trago à vós, uma opinião minha que postei recentemente no meu Facebook e queria que deixassem a de vós.

 

Antes de tudo, gostaria de dizer que este discurso não faz apologia à nenhum governo -inclusive, se você é Peemedebista, Petista ou o que for, eu estou pouco me ligando pro seu partido, a ênfase aqui é um partido maior, o Brasil-, gostaria apenas de deixar minha opinião particular sobre o Bolsa Família e contrariar algumas coisas que ando lendo nas redes sociais.

 

Primeiro, temos que ser bem realistas e notar que enquanto estamos falando de planos do Governo, independente de quem seja, estamos falando de um plano em que há inúmeros problemas por trás, isso é deprimente mas todo mundo sabe que onde há dinheiro, há roubo -fato.

 

Pra quem não conhece o programa, queira entrar no site [Link 1] (vou deixar os links depois do post) e clique em "tipos de benefícios" e pelo menos leia aquilo. Aí terão um teto sobre os valores do benefício e quem é beneficiado, o ponto aqui é lembrar que o programa tem foco (isto é, vamos assumir que inúmeras famílias que deveriam receber o benefício não recebem e inúmeras famílias que NÃO deveriam recebê-lo, recebem) em acabar com a EXTREMA POBREZA do país, ou pelo menos diminuí-la. Claro que, podemos ver e citar milhares de problemas no programa, inclusive hoje 'podemos' dizer que está se tornando um plano de fachada para o atual governo se manter no poder, será?

O programa tem como objetivo beneficiar com minúsculos bônus -SIM, minúsculos- famílias que gastam ATÉ R$154,00 por pessoa (brasileiros considerados pobres) por mês, isto é, já imaginou aquele almoço fora que você teve com a família no fim de semana? Então, gastou quase o mesmo tanto que um brasileiro considerado "pobre" gastaria no mês todo.

O benefício PADRÃO propõe um auxilio de R$35,00 para a família sobreviver e que o benefício para este caso é de até R$175,00 ou se o benefício for para um adolescente, pode este ser de até R$84,00 por família por mês.

Estou dando ênfase nos valores, porque me parece que tem gente que acha que todo mundo que é cadastrado no Bolsa Família ganha R$3.200,00 por mês e é sustentado pelo programa. Quando na verdade nem 1% dos beneficiários recebe um valor superior à R$430,00 (dados da internet, em média), sim, há situações de exceção em que o programa, junto à outros programas como o Brasil Carinhoso pagam mais que o teto do bônus do programa.

Mas eaí, pessoas pobres têm mais filhos para receber o Bolsa Família? O Bolsa Família é um projeto errado?

O programa tem seus problemas, MAS EU, não posso deixar de apontar os pontos positivos e dizer que o projeto -pelo menos no papel- era perfeito e deve ser levado à diante. O projeto serviu de modelo à alguns países que copiaram a ideia e também a levaram a diante, mas do jeito deles.

Agora, que apareçam os cortes, os problemas e também quem critica o programa. Sempre hão de ter destes.

 

Só mais uma coisa, gostaria de dizer que tentei escrever um testo sem me basear em algum lado político e sim, me basear apenas no projeto em si. Não quero que tomem minha opinião, mas que cada um crie um ponto de vista diferente em relação ao assunto e larguem a mão de serem tão hipócritas, ou pelo menos, que reconheçam que o projeto foi bom para milhares de famílias, apesar dos pesares.

 

[Link 1]: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/bolsa-familia/Paginas/default.aspx

[Link 2]: http://brasildamudanca.com.br/bolsafamilia/mitos/ (desconsiderar parcialmente este, pois é um site do ILS e não quero abordar o projeto em referência à partidos. Tomem em consideração apenas às referências estatísticas)

[Link 3]: http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/pessoas-pobres-tem-mais-filhos-para-receber-o-bolsa-familia-1378.html

[Link 4]: http://ultimosegundo.ig.com.br/bolsa-familia/2013-10-17/bolsa-familia-em-numeros-confira-resultados-de-dez-anos-do-programa.html

[Link 5]: http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/quanto-o-bolsa-familia-custa-para-o-seu-bolso/

Membro - Bronze - Geek - Bronze - Tech - Mod - Coord - Co-Admin - Platinum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bolsa família é um projeto aceitável,com algumas exceções. Infelizmente no brasil,o bolsa família foi adicionado pelo governo a uma lista de dependência da população .

É simples,eles fazem você depender do Estado para viver,com projetos e ações sociais. E em ano de eleição eles sempre ameaçam dizendo que "se eu sair,tal projeto será desfeito/cancelado" , assim ganhando o voto dos milhões que dependem do Estado .

 

Eu trabalho para pagar o bolsa família de milhões de brasileiros,sim, você que se mata de trabalhar paga o bolsa família de milhões de pessoas que ficam em casa recebendo dinheiro (uma parte dos impostos que você paga,é destinado para projetos sociais como o bolsa família)

É justo isso ?

 

Se você acostumar a pessoa a ficar em casa recebendo dinheiro,como você quer que ela procure trabalho ?

 

Eu realmente reconheço,que o projeto foi muito importante para pessoas que viviam na miséria,só que ao invés de incentivar essas pessoas a trabalhar e a crescer,eles preferem deixar as pessoas dependente desse dinheiro.

 

E quem perde somos nos .

kek!
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho para pagar o bolsa família de milhões de brasileiros,sim, você que se mata de trabalhar paga o bolsa família de milhões de pessoas que ficam em casa recebendo dinheiro (uma parte dos impostos que você paga,é destinado para projetos sociais como o bolsa família)

 

Ficam em casa recebendo uma miséria que pode ajudá-las a mudar de vida. Muitas famílias que recebem o benefício não tem dinheiro pra por o pão na mesa, como um amigo meu falou uma vez pra mim "eu não tinha dinheiro pra comprar um pão pra por dentro de casa, como que eu saio pra buscar emprego com fome, sem nada e sabendo que a minha família ta dentro de casa morrendo aos poucos?".

Não estou dizendo que tornam-se 'beneficiários diretos' do sistema, mas a ideia do projeto é ajudar essas famílias à saírem de casa, não é todo mundo que consegue imprimir um currículo e conseguir um emprego como nós.

Depois, gostaria de citar que esse é um projeto quase de graça, você prefere o Brasil fingindo que gosta de ajudar estrangeiro e mandando recursos (que também saem do dinheiro dos seus impostos) pro Haiti ou para países africanos, sabendo que tem gente morrendo de fome dentro do seu país? Caso você não saiba, sinta-se livre para pesquisar por projetos como estes.

 

E quem perde somos nos .

Se nas próximas eleições, o próximo Chefe de Estado brasileiro que for eleito cortar o programa, o que você acha mais justo à se fazer com R$125bi em 4 anos de mandato?

Você acha que o Brasil pode crescer mais, enquanto uma enorme parcela da população é analfabeta ou os "semi-alfabetizados" como todos nós conhecemos que são analfabetos que sabem escrever o nome, à grosso modo, podem trabalhar?

Membro - Bronze - Geek - Bronze - Tech - Mod - Coord - Co-Admin - Platinum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim não é certo distribuir dinheiro. Seria melhor se distribuíssem algo para eles conseguirem dinheiro. Empregos, estudos... Creio que quando é obtido por mérito, por ter feito algo em troca, é mais valorizado. Se o governo tem dinheiro para criar um projeto para dar dinheiro, por que não gastam em um projeto que melhoraria a vida das famílias, formando cidadãos?

 

O problema disso tudo é que o povo é acomodado. Ah, não tô fazendo nada e tô ganhando dinheiro. Por que vou fazer alguma coisa?

Pode ser uma quantidade miserável, mas acredite, tem gente que se contenta com isso e não vê a minima necessidade de mudar.

 

Existem N motivos pra eu não ser a favor desse programa, aliás (só que comentar todos é tenso, mas o principal é o que mencionei acima). Tenho familiares que fazem parte do programa e as vezes fico indignada com certas coisas... No entanto, a ideia do projeto em si não é ruim. Como ele funciona que é uma droga.

Fg5uofw.pngx8iyddZ.png

© 2011 - 2018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá....

Pra começar que fique claro:

Não faço questão e nem ao menos tento afastar o viés politico de meu ponto de vista. Isso, no meu caso, não faz sentido visto que minha opinião ao ser formada também considerou este importante componente. [Não é o não gostar ou não concordar sem base ou por mero capricho, é compreender que existe um outro ponto de vista com o qual tenho melhor afinidade] Que me perdoe o autor do tópico e qualquer outro que de mim discorde, mas afastar-me desse componente significa negar o quanto ele é importante. Ficou clara a intenção do tópico, mas que igualmente fique clara a ressalva.

Me perguntando:

Você é contra programas de transferência de renda?

- Não!

Se você não é contra programas do tipo transferência de renda então você não é contrário ao bolsa família, certo?

- Errado!

 

E eu explico:

 

Pra começar o artigo 6º da constituição dita de forma clara que são direitos de todo cidadão brasileiro coisinhas simples como saúde, educação, segurança, trabalho, moradia, alimentação... Isso quer dizer que é DEVER DO ESTADO garantir a TODOS o que lá está escrito, custeado pelo tesouro [leia-se: custeado pelos impostos pagos por mim e por todos os demais habitantes deste país]. O problema é que mesmo hoje, 27 anos depois de promulgada a tal constituição, isso tudo não saiu do papel. O cobertor é curto!

 

Outro problema é essa ideia deturpada, e de meu ponto de vista pútrida, de que o "governo" deve custear tudo isso. De cara é bom considerar, lembrar ou aprender que o "governo" não produz riqueza, não produz capital, não faz nada de útil pra ganhar dinheiro que não seja cobrar taxas, contribuições e impostos. Trocando em MIÚDOS, bem graúdos, o "governo" é um parasita que sobrevive e vive daquilo que NÓS, os contribuintes, pagamos enchendo os cofres do tesouro nacional. Sendo assim o "governo" não dá nada a ninguém, sempre houve, há e haverá quem pague por esses "benefícios". E poir, ele, o governo, o faz sem consultar quem paga a conta. De verdade ele toma o meu dinheiro e dá a outros, no caso específico ele se faz de Robin Hood com o capital alheio.

 

Programas de garantia de renda mínima são importantes mecanismos de ESTADO para combater a desigualdade dentro de sua sociedade e garantir que cidadãos pobres não morram de fome. Isso existe no Reino Unido, na Bélgica, na França, nos Estados Unidos... e em sua maioria são bem sucedidos. Não há como negar sua relativa eficiência no combate a miséria, a fome e como mecanismo primário na busca de igualdade social. Mas então porque ser contra o bolsa família?

 

Se você fez mais que apenas ler o que escrevi até aqui já sabe parte da minha resposta.

 

Cumpre ao ESTADO garantir o mínimo a seus cidadãos, repetindo: CUMPRE AO ESTADO e não ao governo. [Quem não sabe a diferença entre um e outro que procure saber, talvez comece a compreender]. O ESTADO é o garantidor. É o Estado e não o governo quem deve garantir a existência de programas assim, essa é uma política de Estado e não de governo. Não cabe ao governo determinar sua existência tanto quanto não lhe cabe determinar seu fim. É assim que funciona na maioria dos países em que esse tipo de política foi bem sucedida, é isso que resta da leitura dos direitos do cidadão constantes na constituição brasileira.

 

Governos vem e vão, mas o Estado é perpétuo. Assim sendo suas políticas de Estado são permanentes e, até o limite ético, desprovidas de interferência político partidária. O tal artigo 6º da constituição não descreve o uso dessa obrigação do Estado pelo governo, ao contrário disso ele determina uma OBRIGAÇÃO DO ESTADO ao garantir o direito ao cidadão. Ao governo resta operacionalizar o que está implícito.

 

Ainda que o bolsa família, o programa, atenda parcialmente a determinação constitucional e seja necessário, ele é claramente um programa de governo e não de Estado. Sem contar que há de se ter mecanismos que o torne obsoleto e indesejável, a partir de determinado tempo ou ponto, para a família que dele faz uso. É inadmissível que uma família possa usufruir desse benefício, custeado pelo meu imposto [e digo meu porque sai sim do meu bolso, tanto quanto do bolso de todos], por 16, 17 ou mais anos consecutivos. Isso denota e demonstra a ineficácia do próprio programa. O objetivo desse tipo de programa é ajudar a quem precisa e fazer com que dele não precise mais.

 

Onde está a "porta de saída" para quem nele entra? Onde estão as ações que devem complementar, suplementar, dirigir e acompanhar as famílias? Ninguém é pobre e vive na miséria por livre vontade, as pessoas vivem assim por falta de oportunidade, por infortúnio e por muitos outros motivos, mas por vontade não. Em havendo a oportunidade ou obrigação é inerente às pessoas o avanço que as tire de tal situação. No entanto muitos podem indefinidamente "sobreviver" com o pouco que lhes é dado, "garantido", por não haver por onde sair, por não haver a ajuda mais que necessária nem mesmo a obrigação que as impulsione.

 

Se você admite uma família em um programa como esse é de se supor que ela não tenha como subsistir sozinha. Se é assim então junto com o programa deveria o Estado garantir, também, educação formal e profissional, capacitação para que as pessoas possam viver sem esse "benefício" e até condições favoráveis para a contratação dessa mão de obra pelas empresas.[Cadê, cadê? O gato comeu e ninguém até hoje viu! O paternalismo demagógico é evidente, mas a preocupação com os destinos das pessoas parece não existir. Ou será que a doutrina dominou a razão?]

 

O programa bolsa família, que eu prefiro chamar de bolsa esmola dada sua condição escravizante e criadora de dependência, é uma bosta! E dia a dia fica pior. Poucos são os que conseguem sair e muitos são os que pagam e continuarão a pagar por isso enquanto esse for o desejo do governo [dai ser impossível, ao menos pra mim, desvincular essa excrecência do ponto político, não dá!]

 

Existem milhares, talvez milhões, de pessoas neste país que precisam desse benefício, mas será que isso é suficiente? Se eu disser sim estarei concordando com a política do governo, e não do Estado, que dá o peixe sem JAMAIS ensinar a pescar. Se eu disser sim estarei sendo conivente com esse tipo de coisa que tira cada vez mais de quem tem para SUPOSTAMENTE dar a quem precisa garantindo que esses fiquem dependentes, arrisco dizer viciados, na esmola governamental feita com o dinheiro alheio. E o mais incrível é que são justamente eles, os mais necessitados, que hoje mais sofrem com os descalabros do governo que julgavam ser seu protetor. Ou você acha que rico perde alguma com inflação alta?

 

Já quem vive, vegeta na verdade, de bolsa esmola... tá ferrado! Pois é, controle de inflação também é uma forma de ajudar a quem recebe essa bolsa que dia a dia compra menos.

 

Já passou a hora de discutir que tipo e tamanho de Estado o brasileiro de fato quer. O Estado paternalista que tudo "supre" e tudo "dá" ou o Estado regulador que é mínimo e protege "eficientemente" a quem precisa. Escolha o primeiro e depois não chore pelo Playstation a 5k ou o Smartphone a 3,5k. Escolha o segundo e não chore mais quando as cotas pra universidade te deixarem de fora. Viver com os dois, como hoje os bucéfalos tentam, é impossível, olha aí a dominância fiscal e o estrago que seus efeitos tem causado aos mais pobres.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficam em casa recebendo uma miséria que pode ajudá-las a mudar de vida. Muitas famílias que recebem o benefício não tem dinheiro pra por o pão na mesa, como um amigo meu falou uma vez pra mim "eu não tinha dinheiro pra comprar um pão pra por dentro de casa, como que eu saio pra buscar emprego com fome, sem nada e sabendo que a minha família ta dentro de casa morrendo aos poucos?".

Não estou dizendo que tornam-se 'beneficiários diretos' do sistema, mas a ideia do projeto é ajudar essas famílias à saírem de casa, não é todo mundo que consegue imprimir um currículo e conseguir um emprego como nós.

Depois, gostaria de citar que esse é um projeto quase de graça, você prefere o Brasil fingindo que gosta de ajudar estrangeiro e mandando recursos (que também saem do dinheiro dos seus impostos) pro Haiti ou para países africanos, sabendo que tem gente morrendo de fome dentro do seu país? Caso você não saiba, sinta-se livre para pesquisar por projetos como estes.

 

 

Se nas próximas eleições, o próximo Chefe de Estado brasileiro que for eleito cortar o programa, o que você acha mais justo à se fazer com R$125bi em 4 anos de mandato?

Você acha que o Brasil pode crescer mais, enquanto uma enorme parcela da população é analfabeta ou os "semi-alfabetizados" como todos nós conhecemos que são analfabetos que sabem escrever o nome, à grosso modo, podem trabalhar?

 

 

É claro que o bolsaiphone,ops família ajudou muita gente, eu pessoalmente conheço muitas pessoas que saíram da miséria com isso.

Talvez 5% ou 6%, o resto fez mais de 8 filhos pra multiplicar o bolsa família,e logo em seguida larga os filhos pela rua .

(não é necessário a presença do aluno na escola,basta ele estar matriculado)

Ajuda quem quer ser ajudado,não há a menor fiscalização no sistema do bolsa família.

Tanto que até pouco tempo,varias pessoas "mortas" estavam recebendo o benefício, a fiança do inferno é cara kkkkkkkk .

O governo,matou dois coelhos com uma tacada,ajudou os que queriam ser ajudados e acomodou os "marmanjos"

 

Tudo tem um lado bom e o ruim,esse projeto é um exemplo disso, o fato de ajudar uma minoria não anula o fato da maioria receber pra ficar em casa .

Não é justo as classes de cima sustentarem as de baixo,não é tirando do rico que ajudaremos os pobres(projeto dilmãe k)

O bolsa família funciona,só que deveria ter uma filtragem de quem realmente precisa .

 

Sinto que só vou mudar,o dia que a fila de pessoas procurando emprego for maior que a fila do bolsa família.

(Oque já está acontecendo,pois com a crise o pagamento do bolsaF está sendo ameaçado)

Continuo indo pro trabalho,e vendo um monte de pessoas sendo ajudadas "em casa" só recebendo,recebendo tanto que o aplicativo do bolsa família foi disponibilizado para IOS.

Se é assim,eu quero BolsaF também

 

 

Sobre ajudar outros países,sou contra,só gosto de fazer aeroporto em cuba kkkk

kek!
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cumpre ao ESTADO garantir o mínimo a seus cidadãos, repetindo: CUMPRE AO ESTADO e não ao governo. [Quem não sabe a diferença entre um e outro que procure saber, talvez comece a compreender].

 

Não discordo do seu texto, seu ponto de vista é muito concreto e todos nós sabemos que é a realidade. Só queria ressaltar um ponto. No Brasil de hoje, o governo engoliu o estado, consigo perceber que hoje dificilmente podemos ver a diferença de Estado e Governo, na pratica.

 

Aliás, obrigado pelas ideias propostas por todos que tiveram a cara de ler e comentar aqui.

Membro - Bronze - Geek - Bronze - Tech - Mod - Coord - Co-Admin - Platinum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imposto= roubo.

Tire todas as conclusões dos "almoços grátis" para indivíduos "vagabundos" daí. Ora, se eles querem tanto trabalhar, lutem contra o corálio econômico do estado que criou essa escassez de oferta danada (freou o livre mercado). Não vivemos numa economia de livre mercado (e não entenda livre mercado de forma minimalista), uma economia de livre mercado abrange todas as áreas e se autorregula, ou seja, todas as trocas são voluntárias (não há impostos, nem regulamentações advindas de governos); isto não excluí áreas como educação, segurança, justiça, saúde. O estatismo só é uma forma de socialismo e a democracia é um socialismo leve - que não tardará, nunca se esqueça, de se tornar mais e mais coletivista e autoritária.

 

Agora, num regime de livre mercado laissez faire, onde todas as formas de livre mercado são aceitas: tráfico de drogas, contrabando, venda de órgãos, etc... todos teriam chance de montar a sua própria empresa e as mesmas poderiam ser até mesmo autogeridas (para os anarquistas mais tradicionais). Quem não quiser more em comunas.

 

Agora, sobre a constituição brasileira, pelo que eu saiba... eu nunca assinei tal documento e creio eu que ninguém a assinou (isto incluí os inúmeros idiotas que a escreveram).

 

Sobre a polêmica que acabo de escrever:

1- Educação, saúde, segurança e justiça= serão oferecidas melhor pela economia de mercado. Lembre-se sempre, nenhum estado pode ter informações suficientes para criar leis eficientes. Quando as leis são deixadas e aceitas livremente por contratos e tribunais privados elas estrarão para uma árdua competição e só assim saberemos quais são melhores. O mesmo é válido para saúde, segurança e educação, pois, você querendo ou não, são meras mercadorias e estão SIM melhores nas mãos privadas.

2- Constituição= leia Sem Traição de Lysander Spooner.

3- Drogas e blá blá blá= o corpo dos outros é seu? Não, então cale a boca.

 

Por fim deixo aqui que tenho gosto pelas secessão (separatismo) e pelo contratualismo privado, também adoro cidades privadas e cidades marítimas que com o tempo destruirão as formas de governo e descentralizaremos ainda mais o mundo.

 

Passem bem, até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou a favor do atual projeto, visto que eles nem ligam pra fiscalização, não procuram saber se a tal pessoa que recebe a ajuda esta procurando emprego ou quer trabalhar. A pessoa que se esforça e não consegue sustentar ai sim é certo dar o bolsa família, agora deixar que as mulheres faça filho apenas pra ganhar bolsa família é sacanagem, tinha que proibir alguém que já é usuário do bolsa família de ganhar mais uma bolsa após mais filhos nascidos, sabe que tá "ruim" e quer "rocketpocket" mais ainda só pra ganhar mais uma bolsa.

#DesbanLuks:h:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Sou a favor, tem muitas famílias realmente necessitadas e que dependem desse dinheiro para se sustentar.

 

E de verdade, parem de criar bíblias em posts de debates, quando isso acontece nem me envolvo, sério mesmo.

''A medida de um homem é o que ele faz com o poder''

Platão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.