Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

#define (Definir constantes)


NadaMal-
 Compartilhar

Posts Recomendados

#Define

Constantes

Constantes são o oposto das variáveis, apesar de trabalharem da mesma forma.

 

As variáveis têm esse nome exatamente porque podemos mudar seu valor durante a execução do programa. Já as constantes são dados gravados em memória que de forma alguma podemos alterar seu valor.

 

Então, qual a vantagem em ocupar memória com um dado que não podemos mudar?

 

A diferença está em podermos reduzir números grandes ou dados sem muito significado em algo simples, fácil de usar e relembrar.

 

Por exemplo, com uma constante poderemos definir que verdadeiro não será true, mas a palavra "sim". Outro exemplo: Também podemos definir que o máximo de posições que um vetor vai ter será 1000, então criamos uma constante chamada "max". Pronto, agora não precisaremos mais nos lembrar que um vetor terá 1000 posições, basta criar o vetor e no tamanho dele indicamos max. Mais um exemplo bem conhecido é o EXIT_SUCCESS. EXIT_SUCCESS não é um comando, mas simplesmente um número que o programa retorna quando ele é finalizado, mas ao invés de termos que lembrar desse número, apenas nos lembramos em "sair com sucesso" (exit success).

 

Para criarmos uma constante usamos o pré-processador define. Define é um pré-processador porque todas as constantes devem ser definidas antes do inicio do programa. Outro fato importante é que por padrão, sempre definimos nomes de constantes com letras maiúsculas.

 

Então, procedemos da seguinte forma:

 

 

pré-processador comando nome da constante valor

# define CONST 1

 

 

Para ilustrar bem o uso de constante, vamos calcular a área e o comprimento do círculo. Vamos usar este cálculo pois necessitaremos de um número constante chamado PI. PI é um número irracional, ou seja, não há uma representação exata dele, mas, para o nosso exemplo, usaremos ele com uma precisão de 8 casas decimais. Portanto, nosso pi valerá 3,14159265. Então, perceba. É mais fácil se lembrar da palavra pi ou do número 3,14159265? Pois, é exatamente nisso que consiste criar constantes.

 

Então, só para esclarecer o que irá acontecer: O cálculo da área do círculo equivale a raio² × pi, e o comprimento é medido em 2 × raio × pi, no qual o raio é a distância entre a borda do círculo e seu centro. Vejamos o código:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Em C/C++, existe uma biblioteca com várias constantes matemáticas de números irracionais, inclusive o pi.

A vida lhe dar desafios, entre esses uns longos mas nada que tome todo o seu tempo. - Klaus

giphy.gif

 

tgtceqV.png v3hpfp6.png yKSRniq.png f3uQKY9.png behVjSE.png zekazca.png f3uQKY9.png AHFoSmc.png BRzGtem.png behVjSE.png  tkeNAmv.png behVjSE.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.