Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

javascript #2 Variáveis (Parte 1)


Bakali
 Compartilhar

Posts Recomendados

js-logo-badge-512.png

 

Vamos a mais uma aula?

 

Dessa vez vamos falar de Variáveis, o que é uma variável?

 

Fica ai como desafio para você que está lendo responder aqui no tópico o que você entendeu sobre variáveis, não precisa utilizar termos técnicos quero saber como você entendeu este conceito.

 

In-real-Life

(acabei de criar esse termo para comparar com a vida real para facilitar o aprendizado feliz.) :D

 

1º Temos um copo vazio , colocamos 300ml de água. O que seria a variável neste exemplo in-real-life?

sem abrir o spoiler, ja tentou achar a resposta?

[spoiler=1º Resposta]O Copo

 

 

Como assim o copo seria uma variável segundo o exemplo?

Fica como o desafio proposto no inicio do post, vamos aprofundar mais um pouco.

 

2º Continuando com copo que agora tem 300ml de água, adicionamos mais 300ml de óleo nele. Agora dentro da nossa variável copo temos 300ml de água e 100ml de oléo, que legal né? Ai eu te pergunto, quanto ml tem ao total?

[spoiler=2º Resposta]400ml

 

 

3º Temos uma caixa vazia, colocamos 2 brinquedos dentro dele, depois colocamos mais 5 brinquedos.

Quem seria a variável? a Caixa ou os brinquedos? Quantos brinquedos tem dentro da caixa?

[spoiler=3º Resposta]Variável: Caixa | Quantidade de brinquedos: 7

 

 

 

Acredito que ja entenderam a lógica básica do que é uma variável e vã conseguir responder meu desafio certo? comenta ai no tópico sua definição de variável se acanhe não painhos e mainhas.

 

Vamos agora para o Js? IDE e vamos colocar a mão no teclado <3

 

1º Com nossa IDE aberta vamos criar nossa estrutura básica HTML.

Se não sabe porque estamos fazendo o uso do HTML para programar em Js recomendo a leitura do meu primeiro post #1 intrudução Js. e já colocamos nossa tag <script> dentro da <head>.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

2 - Todo código Js que utilizarmos deverá ser escrito dentro da tag <script> para que ocora o seu funcionamento. Agora vamos adicionar a seguinte linha de código dentro da tag <script>. var tradicao = "Hello world";

Nosso código deverá ficar assim:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Salve o arquivo e abra-o em seu navegador, o resultado deverá ser o seguinte:

ewxBUbt.png

Caso não aconteça este resultado informe no post e vamos estar solucionando o erro juntos. ;D

 

Vamos entender o código?

var tradicao = "Hello World";

Pedimos para o Senhor Js que criasse uma variável com nome de tradicao e que a mesma recebesse o valor Hello World.

 

alert(tradicao);

Agora pedimos ao navegador que mostrasse em uma janela poupup o valor da variavel tradicao.

 

Pronto, por enquanto é isso. Acredito que já é o suficiente para entendermos o que seria uma variável e um pouco de sua importância, vale ressaltar que sem uma variável seria impossivel existir algum sistema hoje pois a finalidade dos mesmo são... Quase eu dava a resposta do desafio, mais isso fica ai como dever de casa.

 

Está é uma aula básica sobre variáveis para entendermos apenas o essencial dela no próximo post vou entrar em mais detalhes práticos sobre sua sintaxe, forma de declaração, tipo de variáveis e etc... Até Logo <3

 

P.s - Não esqueçam de responder o desafio, o próximo post será postado após eu ver que tem alguem interessado no conteúdo se não do que adianta eu criar posts?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi colocado óleo também

 

Eu coloquei 300ml de agua, depois acrescentei mais 100ml em oleo.

Então no copo ja tinha uma certa quantidade e adicionei outra quantidade o total liquido no copo era de 400ml. significa que o valor do conteúdo do copo pode ser alterado certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei 300ml de agua, depois acrescentei mais 100ml em oleo.

Então no copo ja tinha uma certa quantidade e adicionei outra quantidade o total liquido no copo era de 400ml. significa que o valor do conteúdo do copo pode ser alterado certo?

Sim senhor!

kek!
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei 300ml de agua, depois acrescentei mais 100ml em oleo.

Então no copo ja tinha uma certa quantidade e adicionei outra quantidade o total liquido no copo era de 400ml. significa que o valor do conteúdo do copo pode ser alterado certo?

Isso aqui pode causar confusão.

 

Uma associação correta a se fazer sobre a alteração do conteúdo do copo seria: esvaziá-lo ou enchê-lo, com água somente. Se for fazer uma analogia a variáveis, a partir do momento em que você mistura água com óleo, você está alterando o tipo de dado que uma variável (copo) armazena. Em linguagens fortemente tipadas você não consegue fazer absurdos como esse de realizar operações com tipos diferentes: misturar água com óleo (somar "int" com "bool").

 

Valor (ou conteúdo, como preferir) e tipagem são coisas distintas. No mais, bacana o assunto abordado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aqui pode causar confusão.

 

Uma associação correta a se fazer sobre a alteração do conteúdo do copo seria: esvaziá-lo ou enchê-lo, com água somente. Se for fazer uma analogia a variáveis, a partir do momento em que você mistura água com óleo, você está alterando o tipo de dado que uma variável (copo) armazena. Em linguagens fortemente tipadas você não consegue fazer absurdos como esse de realizar operações com tipos diferentes: misturar água com óleo (somar "int" com "bool").

 

Valor (ou conteúdo, como preferir) e tipagem são coisas distintas. No mais, bacana o assunto abordado.

 

Concordo com o q vc disse, mais se for uma array? rss

 

obrigado pela dica meu brother vou melhorar as analogias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.