Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

matéria Por que sentimos medo?


ODIN'
 Compartilhar

Posts Recomendados

tópicos E&D.png

 

Olá, Tudo bem com vocês? Espero que sim <3.
Hoje a matéria é sobre:

atatat.png
Por que sentimos medo? Ter medo é bom ou ruim para o ser humano?
atatat.png
Quem nunca teve medo em algum momento da vida? Ou que tem medo de algo? Aranhas, filmes de terror, imagina estar em casa à meia-noite e você escuta alguns barulho estranhos, isso realmente assusta não é mesmo? E então, deseja entender o motivo para o ser humano ter medo? Ou até por que ele é bom para gente? Continue lendo \o/
atatat.png
O que é o medo?

[IMG]

O medo é uma sensação, uma reação, uma emoção, que todas pessoas tem. Digamos que um ladrão aponta a arma na sua cabeça, automaticamente, o cérebro vai ver que algo ruim vai acontecer e libera vários compostos químicos que causa a aceleração do coraçãorespiração rápidacontrações musculares e várias outras coisas.

atatat.png
Como o corpo reage?

[IMG]

Antes de alguém sentir literalmente o medo, a pessoa sente uma ansiedade, que é o que chamam de antecipação do "estado de alerta". Todas as sensações que os seres humanos sentem quando estão com medo são "processadasno cérebro, no sistema límbico, especialmente na região chamada "tálamo". 

Quando o cérebro percebe que algo ruim vai acontecer, ele libera adrenalina no organismo para que a gente fique pronto para fugir do perigo real ou imaginado. Com a adrenalina no organismo, a nossa atenção assim como a velocidade de reação aumentam diante desta sensação, assim como as batidas do coração e a pressão sanguínea que aumentam. 

Há várias outras reações que ocorre quando a gente está com medo, como as contrações musculares que causa tremedeiras pelo corpoempalidecimento da peleressecamento dos lábios e há várias outras reações. Essa descarga de adrenalina liberada no nosso organismo em situações que a gente está com medo pode causar a vontade de ir no banheiro.
atatat.png
De que forma o medo é bom para a nossa sobrevivência?

[IMG]

Já esteve em algum lugar alto? Você não sentiu um medo de cair? Um frio na barriga? É esse mecanismo que ajuda a gente a sobreviver por mais tempo, ter percepções quando estamos em situações de risco, sem isso, a gente não viveria por muito tempo.

O medo ajuda a gente a diferenciar quando estamos em situações de perigo ou não. Se não tivéssemos percepções ou até esses tipos de reações, a gente não estaria prontos para confrontos ou fugas e não iriamos conseguir sobreviver por muito tempo. Se não tivéssemos medo, caminharíamos no meio do trânsito, ficaríamos lado a lado com animal perigosos e várias outras coisas que poderia acabar diminuindo nosso tempo de vida. Mas a diferença de antigamente para hoje em dia, é que agora carregamos carteiras, celular entre outras coisas e andamos pela ruas da cidade e com isso, o medo aumentou mais ainda por conta dos assaltos. Digamos que, você esta indo a pé a uma festa a meia-noite e está atrasado, e então pensa em pegar um atalho, mas a rua desse atalho está todo escuro e agora vem a questão de decidir, usar esse atalho ou não. Isso é baseado em um medo racional que ajuda a manter a nossa sobrevivência.
A única coisa que mudou de antigamente para hoje em dia, foi apenas os estímulos, já que a gente corre o mesmo perigo que corríamos antigamente como nosso medo continua ajudando na nossa sobrevivência como antigamente.
~Resumindo tudo isso que eu falei, o medo é um grande aliado que permite a nossa sobrevivência.

atatat.png
Fobias

[IMG]

Apesar do medo ser algo bom para a nossa sobrevivência dia-a-dia, é claro que o medo tem seus malefícios. Se o medo for muito intenso, pode acabar dando origem a uma fobia. Há vários tipos de fobia mas os mais comuns são, ter medo de animaismedo de alturamedo de lugares fechadosmedo de falar em público e medo de sangue.
atatat.png
E você, tem medo de algo? Eu no momento sinceramente não tenho medo de nada.
Espero que tenham gostado da matéria \o/

atatat.png

Fontes: 1 / 2 / 3 / 4 / 5

original.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho talassofobia e megalofobia, acho que essa são uma das fobias mais paranoicas que existem.

                                                                     

 

                                                                                     Blonded.co

 

 

                                                                                                                 o6L4gAm.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu me senti muito mal vendo essas imagens no google pra mandar elas aqui pqp da uma sensação ruim demais.

 

 Megalofobia é medo de coisa absurdamentes gigantes tipo isso

Spoiler

turbina.thumb.jpg.f8f36d8df1bdce2a7d814029ed1ddf03.jpg

 

 

 

Talassofobia é medo do mar, tipo eu n tenho medo de mar mas sim medo de ficar NO MEIO dele SOZINHO

Spoiler

talassofobia.jpg.6a54c1b0c479814795c6ed16ed2f8a9f.jpg

 

 

E eu infelizmente tenho as duas e tenho muito medo de ta no mar e ter alguma coisa GIGANTE tambem tipo 

Spoiler

1293556144_navionaantartida.jpg.06262de53270197361b9177446af24f9.jpg

Spoiler

aviao.jpg.bd2ca89d3b63f15d221dcc6ac64c75c3.jpg

 

                                                                     

 

                                                                                     Blonded.co

 

 

                                                                                                                 o6L4gAm.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, sit68 disse:

cara eu me senti muito mal vendo essas imagens no google pra mandar elas aqui pqp da uma sensação ruim demais.

 

 Megalofobia é medo de coisa absurdamentes gigantes tipo isso

  Mostrar conteúdo oculto

 

 

Talassofobia é medo do mar, tipo eu n tenho medo de mar mas sim medo de ficar NO MEIO dele SOZINHO

  Mostrar conteúdo oculto

 

 

E eu infelizmente tenho as duas e tenho muito medo de ta no mar e ter alguma coisa GIGANTE tambem tipo 

  Mostrar conteúdo oculto
  Mostrar conteúdo oculto

 


Uni suas 3 respostas em uma. não precisa postar 3 coisas separadas com o mesmo objetivo.
Agora sim, fobia de coisa muito grande, e de ficar no meio do mar sozinho.

Mais convenhamos que medo de ficar sozinho no mar geral tem obvio. Acho que transformar isso em fobia não é muito relevante.
Já o medo de coisa gigante, tudo bem, nunca tinha ouvido sobre, mais é interessante saber.

original.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2019 em 01:03, ODIN' disse:


Uni suas 3 respostas em uma. não precisa postar 3 coisas separadas com o mesmo objetivo.
Agora sim, fobia de coisa muito grande, e de ficar no meio do mar sozinho.

Mais convenhamos que medo de ficar sozinho no mar geral tem obvio. Acho que transformar isso em fobia não é muito relevante.
Já o medo de coisa gigante, tudo bem, nunca tinha ouvido sobre, mais é interessante saber.

Valeu, e pq eu nao sabia colocar frase dps da imagen com o bglh de spoiler kkk eu tentava escrever e saia dentro do spoiler. Mas sei la essa de coisa gigante e ainda mais coisa gigante dentro do oceano pqp me deixa com mt medo. E vc tem alguma?

                                                                     

 

                                                                                     Blonded.co

 

 

                                                                                                                 o6L4gAm.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medo de escuro, geral tem mais fica negando...

 

Em 21/12/2019 em 01:03, ODIN' disse:


Uni suas 3 respostas em uma. não precisa postar 3 coisas separadas com o mesmo objetivo.
Agora sim, fobia de coisa muito grande, e de ficar no meio do mar sozinho.

Mais convenhamos que medo de ficar sozinho no mar geral tem obvio. Acho que transformar isso em fobia não é muito relevante.
Já o medo de coisa gigante, tudo bem, nunca tinha ouvido sobre, mais é interessante saber.

 

Engraçado, não tenho medo de estar no mar sozinho qnd estou surfando, mas fora isso morro de medo de ficar sozinho kkkkkkkk

kirito-gif-kirito-sword-art-online-34958

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sit68 cara, uma parada que tenho medo pra crl, é ficar em um lugar apertado tlgd, sozinho ou com pessoas, fds, se eu ficar em um lugar, que eu não consigo ficar solto, livre tlgd, eu surto. se puder me informar que fobia é essa, tmj.
 

2 horas atrás, krashpack disse:

Medo de escuro, geral tem mais fica negando...

 

 

Engraçado, não tenho medo de estar no mar sozinho qnd estou surfando, mas fora isso morro de medo de ficar sozinho kkkkkkkk

Mais tem diferença tlgd mano, tipo, surfar, tu ta si divertindo, e tbm não é no meio do mar tlgd, tipo, tu sozinho no meio do mar, tu vai ta ali nas ondas, porem próximo da areia obvio.

Editado por ODIN'

original.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ODIN' disse:

@sit68 cara, uma parada que tenho medo pra crl, é ficar em um lugar apertado tlgd, sozinho ou com pessoas, fds, se eu ficar em um lugar, que eu não consigo ficar solto, livre tlgd, eu surto. se puder me informar que fobia é essa, tmj.
 

Mais tem diferença tlgd mano, tipo, surfar, tu ta si divertindo, e tbm não é no meio do mar tlgd, tipo, tu sozinho no meio do mar, tu vai ta ali nas ondas, porem próximo da areia obvio.

 

Nome dessa fobia é Claustrofobia

 

 

Eu surfando só fico de boa poh, mas se eu tiver no mesmo lugar sem estar (sozinho)  surfando já bate um medo...

kirito-gif-kirito-sword-art-online-34958

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.