Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

matéria O que acontece se uma pessoa não se alistar?


ODIN'
 Compartilhar

Posts Recomendados

tópicos E&D.png

 

Olá , tudo bem com vocês? aproveitando que 2020 ta chegando e muitos vão fazer 18 anos, todos nós sabemos que ao completar 18 anos um jovem do sexo masculino é obrigado a se apresentar no exército, mas o que acontece se um jovem não se apresentar ao completar 18 anos? Vamos conferir.

[IMG]

Se por um acaso você completar 18 anos no ano corrente você terá até Junho para se alistar, seja você um jovem naturalizado no Brasil ou que esteja aqui por opção, o alistamento é obrigatório, você terá 30 dias para concluir seu alistamento após a data em que recebeu o certificado de naturalização ou do termo de opção.
Diz a Defesa e Segurança do Brasil: "o brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de fora do prazo". Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá:

• Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
• Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
• Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
• Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
• Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
• Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
• Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
• Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

[IMG]
Caso você não se aliste no prazo dito acima você estará sujeito a multa que de acordo com a legislação seu valor é de R$ 4,32. Para pagá-la você deve procurar uma agência dos Correios ou a agência do Banco do Brasil mais próxima de sua residência.
[IMG]
1) Quem deve realizar o alistamento militar?

Caso você seja um cidadão de sexo masculino automaticamente você é obrigado a fazer o alistamento, independente se você é naturalizado ou por opção, você terá o prazo de 30 dias para se alistar, contando a partir da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção.

2) Qual é o período do alistamento militar?

Você deve se alistar nos primeiros seis meses do ano em que você completa 18 anos, caso você complete 18 anos a partir de Julho, mesmo assim você deve se alistar no mesmo ano. A partir daí o candidato passa a concorrer a seleção geral que é realizada no mesmo ano em que você se alistou, podendo incorporar-se ao quartel no ano seguinte. Caso o jovem se aliste após os seis primeiros meses ele será repassado para seleção do ano seguinte.

3) O que fazer se eu perder o prazo do alistamento?

O brasileiro terá que pagar uma multa com o valor de R$ 4,32 em uma agência dos Correios ou uma agência do Banco do Brasil mais próxima de sua residência.

4) Completo 18 anos em 2020 mas moro no exterior, o que fazer?

Caso o jovem se enquadre nesse caso, ele deverá procurar a Representação Consular mais perto de sua residência e realizar seu alistamento. Ao retornar ao Brasil você deve procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência e se regularizar com o país.

5) Posso escolher em qual Força Armada quero prestar o Serviço Militar?

Sim, pode. É de direito do jovem escolher em qual força ele deseja atuar.

6) Onde devo me alistar?

O alistamento é realizado na Junta de Serviço Militar da sua cidade.

7) Quais documentos devo levar?

Ao se dirigir a uma Junta de Serviço Militar, o brasileiro deverá estar munido dos seguintes documentos:

• Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original.
• Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros naturalizados ou por opção).
• Registro de Emancipação (no caso dos índios).
• 2 (duas) fotos 3x4 (sem data e recente).
• Comprovante de Residência (conta de luz ou água, etc...).

Conforme a Lei 12.037, de 1º de outubro de 2009, podem ser aceitos como documento de identidade (todos dentro de sua validade): carteira de identidade; carteira de trabalho; passaporte; carteira de identificação funcional; outro documento público que permita a identificação do alistado.

8) Quais são as etapas do alistamento militar?

O ingressamento se divide em 4 partes, são elas:

• Alistamento;
• Seleção (aspectos físico, cultural, psicológico e moral);
• Distribuição (encaminhado à Marinha, Exército ou Aeronáutica);
• Incorporação (ingresso nas Forças Armadas).

9) O que acontece se eu não prestar o serviço militar? ( Já dito acima)

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar na situação de “fora do prazo”. Ao não estar em dia com as suas obrigações militares, o cidadão não poderá:

• Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
• Ingressar como funcionário, empregado ou associado em - instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
• Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
• Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
• Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
• Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
• Exercer a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
• Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

10) O que é o Certificado de Alistamento Militar (CAM)?

Esse é o documento que comprova que o jovem compareceu para se alistar, e também o documento que prova que o cidadão está em dia com suas obrigações militares.

11) Posso adiar o alistamento militar?

Não, como eu já disse acima, o jovem deve se alistar nos primeiros 6 meses do ano em que ele completa 18 anos. Mas pode ser que seja solicitado o adiamento de incorporação.

12) O que é adiamento de incorporação?

É o ato de transferência de um brasileiro alistado para prestar o Serviço Militar Inicial com outra turma posterior a sua.

13) Onde pode ser solicitado o adiamento de incorporação?

O Mesmo pode ser solicitado na Junta do Serviço Militar mais próximo de sua moradia, porém o brasileiro deve se adequar em algumas exigências.

14) Pessoas com deficiência se alistam no Serviço Militar?

Sim, o ato de se alistar é obrigatório a qualquer jovem com 18 anos de idade. No entanto, caso o brasileiro demonstre que tenha problemas físicos/mentais ele pode adquirir seu CI(Certificado de Isenção). Demais casos devem ser constatados por exames.

15) O que acontece após o alistamento militar?

Após o alistamento o jovem deve comparecer para Seleção Geral ou dispensa do Serviço Militar de acordo com a data anexada no verso do Certificado de Alistamento Militar que o mesmo recebeu.

16) O que é Seleção Geral?

É a fase onde o jovem se apresenta a comissão da Força Armada que ele escolheu, para concorrer sua integração ao quartel.

17) O que acontece com o brasileiro alistado que não se apresenta na Seleção Geral?

Ele ficará com o perfil de refratário e devera comparecer a Junta do Serviço Militar e realizar o pagamento de sua multa, logo em seguida será mandado para a Seleção do ano seguinte.

18) O que significa o termo insubmisso?

É o convocado selecionado e designado para incorporação ou matrícula que não se apresentar à Organização Militar que lhe for designada, dentro do prazo marcado ou que, tendo-o feito, ausentar-se antes do ato oficial de incorporação ou matrícula.

19) Que documentos devem ser levados à Seleção Geral?

Devem ser levados os seguintes documentos:

• Certificado de Alistamento Militar (CAM);
• Carteira de identidade ou prova equivalente;
• Uma fotografia 3x4 (recente e sem retoques);
• Recomenda-se que o brasileiro evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada.

20) Quais são os benefícios do serviço militar?

O Serviço Militar contribui para a formação do caráter cívico e da cidadania dos jovens brasileiros, introduzindo valores éticos, morais, físicos e culturais, difundidos e praticados nas Forças Armadas. Presentes em todo o território nacional, as Forças Armadas, com o Serviço Militar, garantem a representatividade geográfica, étnica, social e religiosa de seus integrantes, interagindo melhor com a sociedade.
O tempo de Serviço Militar também conta para a aposentadoria, de acordo com o inciso I, do art. 55, da Lei nº 8213/1991.

21) Sou mulher, sou obrigada a me alistar?

Não, mulheres não são obrigadas a se alistar, mas caso queiram, não há nada que as proíba
, elas podem ingressar as Forças Armadas a partir de concursos Públicos.

22) Quanto tempo dura o serviço militar?

O Serviço Militar obrigatório dura 1 ano, porém pode ser reduzido por dois meses ou prorrogado por até seis meses.

23) É preciso ter ensino médio completo para se alistar?

Não é obrigatório ter o ensino médio completo, seja você alfabetizado ou não, ao completar 18 anos devem se alistar.

Então, espero que vocês tenham gostado do nosso tema de hoje xD. EU vou ficando por aqui e até a próxima.


Fontes: 1 e 2

Editado por Predator !
Alteração de data

original.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

@ODIN' Como ja estamos nos 45 do segundo tempo, editei alterando o ano para 2020 rsrs

 

__

 

Outra coisa importante gente, o ALISTAMENTO é obrigatório, o serviço não ! Ou seja, você não é obrigado a servir (o que eu indico) 

 

119Hb0l.png

 

 

Use e abuse:
o6L4gAm.gif
Tem meu respeito:

ezgif-4-08b402fc19.webp

 

_______________________TIME LINE______________________

gc.png mod.png.76d6a2d07d78720a94c62761e27496c7.pngcoord.png

guardian.png.6084103acc94042060d6c6059edwByjCgU.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Predator ! disse:

@ODIN' Como ja estamos nos 45 do segundo tempo, editei alterando o ano para 2020 rsrs

 

__

 

Outra coisa importante gente, o ALISTAMENTO é obrigatório, o serviço não ! Ou seja, você não é obrigado a servir (o que eu indico) 

 


Obrigado kkk

Sim sim, não é obrigatorio servir, agora não sei se recomendo ou não kkk.

original.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quem não se alistou e pagou a multa, a pessoa fica livre dessas ''punições'' e posso ter meus direitos de volta?

                                                                     

 

                                                                                     Blonded.co

 

 

                                                                                                                 o6L4gAm.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Pode sim, mas não fica isento de ser chamado em uma guerra, e em tempos de guerra, deserção é crime de perna de morte.

__

 

Indico servir por ser uma experiência incrível, não sei como é no exército, mas servir na força área e aprendi muita coisa, passei apenas os 11 meses obrigatórios, pois entrei ciente de que só queria ter a experiência de ser um militar.

119Hb0l.png

 

 

Use e abuse:
o6L4gAm.gif
Tem meu respeito:

ezgif-4-08b402fc19.webp

 

_______________________TIME LINE______________________

gc.png mod.png.76d6a2d07d78720a94c62761e27496c7.pngcoord.png

guardian.png.6084103acc94042060d6c6059edwByjCgU.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo servir.

na minha época infelizmente era obrigado a servir, caso fosse chamado, se nao eu teria desistido com toda certeza, muita gente na época queria desistir e tentaram nao por 1 ou 2 vezes e em alguns casos queriam levar pra esfera judicial mas... era um indicado a soldado contra o exercito, eu tinha meus 18 anos, pesava 50kg com 1,75 de altura, eu tinha tudo pra me dar mal la dentro e assim foi, apanhei mais que boneco de madeira em filme de ip-man, cortei muita grama sim, lavei banheiro pra caramba, paguei MUITA... respira.... MUUUUUUITA flexão e tomei murros e tapas na mesma proporção mas cara.... aprendi muito nessa experiencia desde como se localizar em qualquer lugar usando um mapa da area e uma bussola das mais ridículas ate técnicas avançadas de sobrevivência, bom, nada disso vai me ajudar como programador (minha futura area de atuação) mas nessa mesma experiencia eu e meus 44 irmãos aprendemos trabalho em equipe, o valor da sua palavra, a importância da pontualidade, o valor de uma amizade e o mais importante... nao ser X9 kkk (historia pra outro post) enfim... foram grandes aprendizados que independente da minha area de atuação eles vao ser muito bem vindos e uteis pelo resto da minha vida, se por um acaso voce que esta lendo esse texto e esta prestes a tomar essa decisão, reavalie sua vida e seu futuro, se voce nao planejou nada pra frente e um mero ano de exercito nao for te atrapalhar então aceite essa experiencia, eu garanto que nao vai se arrepender no fim dela (apenas no inicio, ai voce vai pedir pra morrer mas jaja passa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que no meu caso, eu fiz o alistamento e na parte dos exames fisicos e tudo mais, a medica perguntou pra mim, se eu queria alistar eu disse que não e ela so me dispensou.

Não que seja ruim alistar e servir , mas quero entrar na carreira militar por concurso publico que tem na área de engenharia, falta so terminar a faculdade haha

30192.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, sit68 disse:

E quem não se alistou e pagou a multa, a pessoa fica livre dessas ''punições'' e posso ter meus direitos de volta?

Eu creio que não mano, não são 4 reais que vão tirar todas essas punições kkk, posso estar errado, se eu estiver, me corrijam.

original.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, `AngeL disse:

Eu recomendo servir.

na minha época infelizmente era obrigado a servir, caso fosse chamado, se nao eu teria desistido com toda certeza, muita gente na época queria desistir e tentaram nao por 1 ou 2 vezes e em alguns casos queriam levar pra esfera judicial mas... era um indicado a soldado contra o exercito, eu tinha meus 18 anos, pesava 50kg com 1,75 de altura, eu tinha tudo pra me dar mal la dentro e assim foi, apanhei mais que boneco de madeira em filme de ip-man, cortei muita grama sim, lavei banheiro pra caramba, paguei MUITA... respira.... MUUUUUUITA flexão e tomei murros e tapas na mesma proporção mas cara.... aprendi muito nessa experiencia desde como se localizar em qualquer lugar usando um mapa da area e uma bussola das mais ridículas ate técnicas avançadas de sobrevivência, bom, nada disso vai me ajudar como programador (minha futura area de atuação) mas nessa mesma experiencia eu e meus 44 irmãos aprendemos trabalho em equipe, o valor da sua palavra, a importância da pontualidade, o valor de uma amizade e o mais importante... nao ser X9 kkk (historia pra outro post) enfim... foram grandes aprendizados que independente da minha area de atuação eles vao ser muito bem vindos e uteis pelo resto da minha vida, se por um acaso voce que esta lendo esse texto e esta prestes a tomar essa decisão, reavalie sua vida e seu futuro, se voce nao planejou nada pra frente e um mero ano de exercito nao for te atrapalhar então aceite essa experiencia, eu garanto que nao vai se arrepender no fim dela (apenas no inicio, ai voce vai pedir pra morrer mas jaja passa).

apanhou de militar,lavou,capinou e apanhou e recomenda se alistar kkkkk tem que ser mt masoquista pq se é comigo eu ja entro com um processo por agressão pq independente do que for ninguem la tem o direito de te bater

                                                                     

 

                                                                                     Blonded.co

 

 

                                                                                                                 o6L4gAm.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, sit68 disse:

apanhou de militar,lavou,capinou e apanhou e recomenda se alistar kkkkk tem que ser mt masoquista pq se é comigo eu ja entro com um processo por agressão pq independente do que for ninguem la tem o direito de te bater


Você tem 18 anos e assinou bastante papelada, voce so ia perder toda ou qualquer ação judicial que tentasse, assim como todos perderam quando servi rs.

 

Recomendo sim e faria novamente, como eu disse o sofrimento so dura os primeiros meses, quando voce pega o jeito tu fica mais fácil (como quase tudo na vida).


(o exercito quer te preparar pra guerra e voce nao quer apanhar? kkk what a joke)

Editado por `AngeL
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o alistamento pela internet e felizmente não fui obrigado a servir, fui dispensado no mesmo dia. O quartel é uma boa pra quem quer seguir uma carreira de sucesso "fácil" e sem muita enrolação porém o psicológico da pessoa tem que ser bem forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Bom, eu servi, e nunca apanhei... Das vezes que paguei flexão, sempre foram junto da minha tropa, por algum erro alheio de alguém.

O tempo que passei na FAB fui bastante dedicado, por nota eu era o 3º da minha turma.

 

Existem cursos de forças especiais (caveira) que sim, você apanha, assim como no filme "Tropa de Elite", os recrutas que se VOLUNTARIARAM, iram apanhar até desistir, ou resistir até concluir. Mas cursos desse nível (Chamamos cursos operacionais)  você só faz se for voluntário, e só te aceitam se você se encaixar no perfil (Bom militar, 0 punições, seriedade)

 

Forças armadas é uma área muito grande, meu irmão é programador da força área, trabalha no CINDACTA II, ele é apenas um soldado, mas o conhecimento dele o levou para área que ele está. Mês passado ele assinou um contrato para desenvolver um aplicativo para o COMAR (Comando Aéreo Regional), pelo simples fato de ser um soldado, porque os Oficiais Programadores são todos funcionários concursados, e quem é concursado faz tudo de qualquer jeito, pôs sua aposentadoria é garantida, como meu irmão é um simples soldado e daqui a 6 anos e sai da FAB, o Chefe dele sabe que ele dará o melhor para que o contrato seja renovado a cada 2 anos. (Contrato no valor de cerca de 6,000 reais mensais atualmente) pôs ele receberá 25% do lucro que o aplicativo trás para o COMAR, e se o aplicativo for compartilhado para outras OM (Organização Militar) a remuneração dele só tende a aumentar.

 

Quando eu era um recurta ouvi o seguinte de um tenente (hoje capitão), nessa vida você só precisa de 2 coisas, Oportunidade, e preparo.

Não adianta ter uma se não tiver a outra, servir a uma FFAA não é um bixo de sete cabeças, não indico servi ao Exército pôs as oportunidades são muito menores, mas ser próximo de sua residência  tem uma OM da Marinha ou Força Área, vale a pena a experiência, e se você ja tem cursos produtivos no seu curriculum, a chance de você conseguir uma oportunidade na sua área é muito mais fácil.

 

@`AngeL se você tivesse servido na FAB, sua experiência como desenvolvedor teria dado muito certo.

119Hb0l.png

 

 

Use e abuse:
o6L4gAm.gif
Tem meu respeito:

ezgif-4-08b402fc19.webp

 

_______________________TIME LINE______________________

gc.png mod.png.76d6a2d07d78720a94c62761e27496c7.pngcoord.png

guardian.png.6084103acc94042060d6c6059edwByjCgU.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

PS: Meu irmão nunca quis servir, ele não queria nem se alistar... apenas pagar a multa.

Eu sempre fiz a cabeça dele a favor de fazer... Ele só se alistou porque perdeu uma aposta pra mim, hoje ele me agradece sempre que fica bebado :awwyea:

 

Se você é playboy e ja tem a vida garantida, pode cair na conversa de que nas FFAA você vai beber sangue de galinha e cortar mato todo dia. (você só corta no periodo de recruta [3 meses] e você nunca está sozinho, cortar mato vira festa kk)

 

Mas se você não é filho de pais ricos, pretende está aberto a novas oportunidades em sua vida, VÁ

Se você não gostar, saia.

Alistamento é obrigatório, SERVIR não.

119Hb0l.png

 

 

Use e abuse:
o6L4gAm.gif
Tem meu respeito:

ezgif-4-08b402fc19.webp

 

_______________________TIME LINE______________________

gc.png mod.png.76d6a2d07d78720a94c62761e27496c7.pngcoord.png

guardian.png.6084103acc94042060d6c6059edwByjCgU.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.