Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Qual foi o primeiro console de videogame lançado no Brasil?


AnonimoBrasil
 Compartilhar

Posts Recomendados

Os jogos são uma das principais formas de entretenimento pelo mundo e o Brasil se destaca dentro dessa indústria. Segundo a consultoria Newzoo, nosso país é o maior mercado de games da América Latina e estima-se que quase 75% da população brasileira seja adepta dos videogames, acrescentando dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames).

Porém, você sabe qual foi o primeiro console lançado por aqui? O nome dele era Telejogo e sua popularidade foi intensa no final da década de 1970. Em meio ao período de regime militar, a combinação entre taxas de inflação crescentes e a política de reserva de mercado, o Brasil ainda não tinha grande importância ou participação no mundo dos games. Porém, uma parceria inusitada permitiu que tivéssemos nosso primeiro console nas lojas.

O primeiro console do Brasil (1977)

O Telejogo foi lançado em 1977 em território brasileiro. Ele era baseado nas máquinas de Pong fabricadas pela Atari, com design em madeira e metal, dois controles/dials fixos no aparelho e botões que permitiam intercalar entre sessões de "jogo" e de "treino". Ele também tinha um mecanismo que tornava possível associar o equipamento ao canal 3 ou 4 da televisão, o que era bastante prático para os modelos de TV da época.

Com a popularidade crescente dos videogames nos anos 70, o Telejogo vendeu muito bem no Brasil. (OLX | Dfpvepe)

 

Esse console oferecia três jogos: Paredão, Futebol e Tênis. Os três tinham basicamente a mesma jogabilidade – traços que subiam ou desciam para rebater um quadrado. Cada um dos controles no dispositivo representava um time/lado. Aqui, podemos também mencionar o início do "coop de sofá" no Brasil, mas a logística era ainda limitada: caso quisesse jogar com um amigo, teria que deixar o console em cima de uma mesa.

Todos os jogos tinham praticamente a mesma jogabilidade - bastante limitada para os dias de hoje, mas muito avançada para a época de lançamento. (Mercado Livre | AVCASELLA)

 

Ford-Philco: parceria fundamental

Uma curiosidade sobre o Telejogo é que a Ford Motor Company foi fundamental para o lançamento do console – sim, a conhecida fabricante de automóveis. Em 1961, a empresa comprou a Philco (Philadelphia Storage Battery Company), que inicialmente trabalhava com baterias automotivas e depois passou a fabricar sistemas de som para automóveis, rádios portáteis, toca-fitas, aparelhos de ar-condicionado, entre outros eletrodomésticos.

Telejogo II

Como o Telejogo foi um grande sucesso, a divisão Ford-Philco decidiu lançar sua segunda versão em 1979. A grande novidade no seu hardware eram os dois controles agora soltos individualmente. Cada um tinha uma alavanca/manche e um botão.

Outra evolução aconteceu no número de jogos que o console oferecia. Dessa vez, eram dez, ainda baseados na jogabilidade original: Paredão I, Paredão II, Futebol, Hockey, Tiro Alvo I, Tiro Alvo II, Barreira, Basquete I e Basquete II.

O sucesso do Telejogo e Telejogo II fez com que outras empresas testassem projetos parecidos. (Coleção de Games)

Como o Telejogo "acabou"?

Por algum tempo, o Telejogo e seus "rivais" dominaram o mercado, já que os videogames ganhavam popularidade e era uma grande novidade ter como se divertir com jogos de arcade sem precisar sair de casa. No entanto, não demorou para outros consoles como Nintendinho e o Master System aparecerem e roubarem a cena. Entre suas vantagens, estava a possibilidade de jogar diversos games por meio de cartuchos.

Outro fato importante para "o fim" do Telejogo foi a transferência da Philco. A Ford passou os negócios para a Hitachi, conglomerado multinacional com sede no Japão, que desistiu de investir no mercado de games alguns anos depois.

Para os colecionadores e outros jogadores que desejam ter o Telejogo como lembrança, o aparelho pode ser encontrado hoje em dia em sites como OLX e Mercado Livre. Os preços variam de acordo com o estado de conservação e, claro, se funcionam ou não. Em uma pesquisa rápida, os valores ficam entre R$ 200 e R$ 800.

Publicado Por: Saori Antonioli Almeida

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/voxel/245868-primeiro-console-videogame-lancado-brasil.htm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.