Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Samsung: Desativando o RAM Plus para Melhorar o Desempenho do Seu Smartphone


Proletariado
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá, leitores!

Hoje, vamos abordar um tema crucial para os usuários de smartphones Samsung: uma configuração padrão que pode não ser tão benéfica quanto parece. Estamos falando do RAM Plus, um recurso que muitos de nós nem sabemos que está ativado, mas que merece nossa atenção.

O Que é o RAM Plus?

O RAM Plus é uma funcionalidade dos smartphones Samsung que utiliza o espaço de armazenamento do telefone para criar uma memória virtual. Em teoria, isso soa excelente, pois promete mais RAM, permitindo que mais aplicativos funcionem em segundo plano e sejam lançados mais rapidamente. No entanto, a realidade é um pouco diferente.

Por Que Desativar o RAM Plus?

1. Desempenho do Armazenamento vs. RAM Física

A memória virtual, ou RAM Plus, é significativamente mais lenta do que a RAM física do seu telefone. Isso significa que, embora seu telefone possa "respirar" um pouco melhor com mais aplicativos abertos, o uso da memória virtual acaba por desacelerar o desempenho geral do dispositivo.

2. Impacto no Armazenamento

O armazenamento do telefone tem uma vida útil limitada. O uso constante da memória virtual aumenta a escrita e a leitura no armazenamento, o que pode acelerar o desgaste e reduzir a vida útil do seu SSD.

3. Consumo de Bateria

Embora as implicações exatas no consumo de bateria sejam incertas, é provável que a ativação do RAM Plus possa afetar negativamente a vida útil da bateria do seu smartphone.

4. Necessidade Real de Memória Adicional

Muitos dos smartphones mais recentes, como o Samsung S23 Ultra, já possuem uma quantidade considerável de RAM (12GB, por exemplo). Isso torna pouco provável que você realmente precise do RAM Plus, especialmente se não estiver utilizando seu telefone a um ponto que exija uma quantidade excessiva de memória.

Alternativas ao RAM Plus

Para aqueles com telefones mais antigos ou com menos RAM, a solução não precisa ser necessariamente ativar o RAM Plus. Uma alternativa é ajustar o limite de processos em segundo plano nas opções de desenvolvedor do seu telefone. Isso permite que você controle quantos aplicativos podem funcionar em segundo plano, otimizando o uso da RAM física disponível.

Conclusão

Em suma, desativar o RAM Plus pode ser uma decisão sábia para muitos usuários de smartphones Samsung. Melhorando o desempenho geral, preservando a vida útil do armazenamento e potencialmente economizando bateria, esta pequena mudança nas configurações pode ter um impacto significativo na experiência do seu dispositivo. Lembre-se sempre de avaliar suas necessidades específicas e ajustar as configurações do seu telefone de acordo.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e útil. Até a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Interessante abordagem sobre o RAM Plus nos smartphones Samsung! É curioso perceber como um recurso pensado para melhorar a performance pode ter efeitos contrários, como desaceleração do dispositivo e maior desgaste do armazenamento. Sua dica de ajustar os processos em segundo plano é uma ótima alternativa para otimizar o uso da RAM. Vou repensar o uso do RAM Plus e explorar as configurações sugeridas. Obrigado por compartilhar essas informações valiosas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.