Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

tutorial Como fazer Servidor de GTA-SA COMPLETO


BrUn0H
 Compartilhar

Posts Recomendados

Olá pessoal, estou voltando e pra começa com chave de ouro, eis, um tuto completinho ensinando como fazer seu servidor de GTA-SA (SA-MP).

Bem primeiro de tuto, os arquivos do servidor:

 

[/url] este e o cliente, com ele você irá jogar no seu servidor e outros.

 

este são os arquivos do servidor, com que você irá monta-lo.

 

este é o servidor para linux

 

Bem, agora com o servidor em mãos, (tenha certeza de ter o winzip ou winrar instalado) extraia-o para uma pasta de sua preferência.

 

Abra sua pasta do servidor, e abra um arquivo chamado server.cfg, com o bloco de notas.

 

 

()

 

Na primeira linha do server.cfg está escrito

"echo Executing Server Config..." - não mude nada, ou seu servidor não irá pegar.

 

Agora vamos as explicações o que são e para que serve cada linha.

 

Lanmode

 

Isto quer dizer que, só você e quem tiver o seu ip, poderá jogar, pois não aparecerá na lista de servidores do client.

Isto é muito útil quando você n quer "intrometidos" no seu servidor.

Para ativar esta função basta colocar o numero 1 na frente do lanmode, e para desativar por 0, ex:

 

lanmode 0 - desativado

lanmode 1 - ativado

Rcon password

 

O Rcon password é a sua senha de administrador, somente com ela você poderá ter comandos de um admin, kickar, banir, e coisas do tipo.

Agora só não me ponha uma senha fácil, pois se alguém descobri-la, poderá causar muitos danos irreparáveis, ponha uma senha difícil, caso esqueça não tem problema, é só olhar no server.cfg :D

Digamos que sua senha seja webcheats69 (só um exemplo, usem as senhas que vocês quiserem), então onde está escrito:

rcon_password changeme,

troque por webcheats69, ficará assim:

rcon_password webcheats69

Agora para logar-se como admin, entre em seu servidor, digite:

/rcon login webcheats69

não use underline nem nada assim você poderá usufruir dos comandos de admin.

Maxplayers

 

Bem, como o nome já diz, esta linha é aonde colocaremos o numero máximo de jogadores a jogar no seu servidor.

Neste aqui, do tutorial vou colocar 20, lembrando que quanto mais players, mais será o lag !

Port

 

Port é a "porta de entrada" do seu servidor, onde os players entram no seu servidor, normalmente usa-se a porta 7777, não aconselho a trocá-la. Agora temos que libera-la, para isso vá em iniciar>painel de controle>firewall do windows>exceções>adicionar porta, então no nome da porta ponha samp-server, e no número da porta coloque 7777 e clique em OK. Bem, agora com a porta liberada, seus players poderão se conectar.

Hostname

Hostname é o nome do seu servidor, o nome de seu servidor que aparecerá na lista de servidores, neste servidor do exemplo, colocarei Webcheats69,

então ficando hostname Webcheats69.

Gamemodes

significa modode jogo, ou seja, é o tipo de jogo que rodará no seu servidor, pode ser tanto corrida, como missões e etc. somente é possivel rodar apenas 1 gamemod por vez. Vamos ver sobre um gamemod que é muito usado, se não o mais usado para criação de servidores, o LVDM. Obs: ele ja vem junto do servidor.

entrando na pasta gamemodes, vc irá ver umote de nomes .amx, estes são os gamemodes. Estes arquivos podes ser editados, traduzidos e etc, com um programinha, que já vem junto do servidor, entre na pasta pawno, que está na pasta do seu servidor, e abra o arquivo pawno.

vá em file>open e vá até a pasta do seu gamemode e abra o gamemode, neste tuto vou abrir o LVDM.

Vou traduzir algumas coisas para mostrar como é.

 

clique no botãozinho de um binóculo (find) e digite: public OnPlayerConnect(playerid) para achar esta parte, a que vou traduzir:

antes:

 

-------

public OnPlayerConnect(playerid)

{

GameTextForPlayer(playerid,"~w~SA-MP: ~r~Las VenturasMoneyGrub",5000,5);

SendPlayerFormattedText(playerid, "Welcome to Las Venturas MoneyGrub, For help type /help.", 0);

gActivePlayers[playerid]++;

gLastGaveCash[playerid] = GetTickCount();

return 1;

}

-------

-------

public OnPlayerConnect(playerid)

{

GameTextForPlayer(playerid,"~w~SA-MP: ~r~Divirta-se no meuServidor",5000,5);

SendPlayerFormattedText(playerid, "Bem-vindo à Las Venturas MoneyGrub, Para ajuda digite /help.", 0);

gActivePlayers[playerid]++;

gLastGaveCash[playerid] = GetTickCount();

return 1;

}

------

você também pode traduzir outras coisas, mas lembre-se: não mude os comandos do pawno

Após traduzido, aperte F5 para compilar seu gamemode, ou seja, torná-lo "Jogável". se der certo irá aparecer esta mensagem:

 

~g~ ~g~ senão o servidor não funcionará.

()

 

Se não aparecer isso, foi porque você mudou ou traduzio algo que não era, ex: em uma parte tem o que o comando /givecash faz, e em outra parte ta escrito o comando que o jogador deve digitar pra fazer esse comando: /givecash,

se você mudar essa última parte para /dargrana por exemplo, já não vai funcionar pois não existe o que esse comando faz, existe apenas sobre o /givecash, então para funcionar você deverá mudar os dois, mas poderá ter um terceiro e dar erro novamente.

 

depois de compilado, se der certo, para colocar seu gamemode editado no server.cfg, abra seu server.cfg e na linha gamemode0 lvdm 1, deixe como está, para colocar outro gamemode é so trocar o nome de gamemod.

 

Filterscripts

 

Os filterscripts são tipo "addons" para seu servidor, podendo colocar ai, admin scripts, stunts e várias coisas bem interessantes, deichando o seu server bem legal. Toda vês que você baixar um, ele virá em .amx, más, ele é um script e não um gamemode, então coloque-o na pasta filterscripts, depois abra seu server.cfg e na linha filterscripts ponha o nome do seu script na frente da linha filterscripts, ex: filterscripts adminspec vactions , vc apea(este servidor já vem assim), para remove-los basta apagar o nome do script, lembrando que um servidor roda normalmente sem um script.

 

Announce

Me desculpem, mas n sei o que é, então não mexa ;D

 

Query

 

Mesma coisa :D

Weburl

 

Aqui você coloca o site do seu servidor, se você n tiver, coloque "none".

 

Anticheat

 

Bem, é para não entrarem players com cheats, ex: players com miniguns, e etc. Coloque 1, se você quiser é claro :D, pois este não muda muito poucos usuários usam cheats.

 

Bem, se você seguiu este tutorial, se servidor deve estar assim:

 

 

()

 

Agora só falta você deixar seu server on :D

vá ate a pasta do seu servidor e abra o samp-server.exe

 

 

()

 

Para ver seu servidor, digite seu IP na lista dos favoritos, no

Também passe seu IP para os amigos se conectarem.

Para você jogar sozinho no seu servidor digite o IP 127.0.0.1:7777 (isso serve para testar gamemodes e etc.)

Um bom site para baixar gamemodes e filterscript e de tudo um pouco é o .

Bem demorei pacas pra fase o tuto :D e espero que gostem

na próxima vou ensinar a usar o hamachi no sa-mp, se precisar ^^, qualquer duvida só postar

By BrUn0H e Google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...
  • 2 meses depois...

cara aki deu tudo serto eu testei consegui entrar com o pc servidor no jogo, mas assim tenho tres pc em rede nao consigo encontrar o servidor pra entrar com o outro pc eu queria saber como faço isso tentei colocando o ip do servidor e tb nao deu serto se saber me fala pliss!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aff aq nao deu certo eu faço tudo certinho mais quando eu clico no samp-serve ele abre e fecha ai o server nao fika on o certo seria pra ele abre e fika aberto mais ele abre e fecha oq eu faço????:confused:

 

eu faço tudo certinho mais qndo eu clico no samp-server ele abre e fecha ai o servidor nao fika on o certo seria pra ele fika aberto mais ele fecha oq eu faço?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...
  • 2 semanas atrás...

Primeiramente queria agradecer pelo tutorial,que esta mto bem elaborado.O problema eh ki eu qria mudar meu game mode para um d ''rpg br'',ja baixei varios gamemodes so ki naum consigo colocar ele para funcionar....alguem poderia me ajudar???vlws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.