Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

2 - Entendendo as variáveis do Python


Cr4cko
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda

Vamos entender um pouco sobre as variaveis que mais vamos usar daqui para frente. Vou detalhar um pouco sobre cada exemplo. Lembrando que se quiser entender a fundo veja as referencias no fim do tópico. Crie um arquivo aula2.py e acesse essa pasta com seu Terminal/CMD para podermos executar o arquivo e rodar os códigos em Python.

 

Para testar os exemplos, voce tera que digitar cada um dos blocos de código abaixo dentro do seu arquivo aula2.py e rodar no seu terminal com python aula2.py. Você verá os resultados nos prints em seu terminal.

Variaveis

Guardamos em variaveis qualquer tipo de valor. Pode ser uma string (texto), pode ser um int (numero inteiro), pode ser um boolean ( verdadeiro (True) ou falso(False) ) ou qualquer outro tipo de variavel. Em breve vamos ver algumas. Abaixo vou fazer um print sem variavel e depois um print mencionando uma variavel. A ordem dos %s importam, e a variavel tera que seguir essa ordem. Sempre ter'a que ter uma variavel quando voce digitar %s no print. Se voce nao fizer certo, vai dar um erro. Eu uso %s pois para printar precisa ser uma string, entao o %s forca a variavel virar uma string.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

dnlneee.png?1

Outras Variaveis

Vou mostrar outros tipos variáveis para melhor entendimento. Perceba que quando eu vou printar mais de uma variavel, eu agrupo em uma tupla* (variavel1, variavel2, variavel3)

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

nLDt01r.png?1

 

Dicionario (ou objeto)

Agora vamos falar dos dicionarios. Eles sao um grupo de chave e valor, sao melhores para organizar os atributos de certas coisas. Vamos no exemplo abaixo aproveitar os meus dados que coloquei acima e transformar em um objeto, para melhor organização já que estamos falando de uma mesma coisa.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

ydHOjBP.png?1

 

 

Listas

Listas é literalmente uma lista de coisas. Pode ser uma lista de numeros inteiros, uma lista de numeros decimais, ou lista de strings. Funciona da mesma forma para todos. Abaixo, eu primeiro mostro uma lista de numeros inteiros, depois eu adicionando um numero nessa lista. Depois crio uma lista ja com um objeto e adicionando o objeto que criamos anteriormente.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

U80eejS.png?1

 

Conclusão

O legal é você pegar isso que estão aprendendo aqui e trocarem valores, nomes de variáveis, dar append em mais objetos nas listas, e tudo mais. Existem outros comandos para todas essas variaveis, mas nao vou entrar muito afundo nisso. No final do topico eu deixo algumas referencias caso voces queiram saber os detalhes e como saber o tipo de cada variavel. Espero que esteja indo tudo bem, parece uma loucura para alguns no começo, mas com o tempo e pratica vamos dominando. Qualquer duvida, poste aqui!

 

Referencias e Links para estudos

Tupla - Link externo

Variáveis - Link externo

Quer aprender a programar Python?

https://youtube.com/@ProgramadorPython

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.