Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Por que sou obrigado à estudar ensino religioso?


 Compartilhar

Posts Recomendados

Em um país onde sou livre para ter qualquer religião, e inclusive não ter uma, por que sou obrigado à ter um momento de igreja cristianista dentro de uma escola pública? Opinem...

sTriGFp.png

"Não existem pessoas irrecuperáveis, existem métodos inadequados."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas vc não é obrigado, só sair da sala fera. Essa matéria aí nem reprova \z

 

@edit.

 

Sei lá, se você não gostar da aula tem liberdade de reclamar com a professora e pedir para que ela passe mais sobre os conhecimentos das religiões. Agora o que não pode haver é a professora querer convertê-lo a alguma religião.

Aqui mesmo onde eu estudo, foi por essa matéria que aprendi muitas coisas sobre as outras religiões. Não é obrigado segui-las, mas é ignorância se opor a pelo menos saber sobre elas.

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me incomoda é questões do tipo: "O que Jesus é? a) malvadão b) fodão c) faz milagre", e eu não tenho direito de deixar de responder sem ficar prejudicado no final do bimestre.

sTriGFp.png

"Não existem pessoas irrecuperáveis, existem métodos inadequados."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Por que? Pois a disciplina não te obriga, nem te convence a religião alguma. Estamos no lado ocidental da história do mundo, e querendo ou não o Cristianismo teve grande influência na nossa sociedade, logo é mais provável você estudar a história e a tradição cristã. Durante o ensino fundamental, nos poucos anos que tive ensino religioso pude aprender algumas coisas sobre as religiões orientais e o professor fazia um background histórico. Isso se tornou um complemento a matéria de história. Eu sinceramente não vejo problema algum nisso, e isso se torna até interessante pois é um conhecimento a mais que a pessoa absorve. A disciplina em si não fere laicidade, o que porventura pode vir a ferir é a forma como ela é conduzida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente não há mais este ensino para mim. Mas, antes quando tinha as aulas de Ensino Religioso não era para convencer/converter ninguém a nada. Era só aulas sobre as religiões explicando o que cada uma crê e até evitar fazer algo que ofenda alguém de determinada religião. A aula era só para ter conhecimento sobre as religiões ou algo assim.

 

E teve um novo professor (há muito tempo) que ele meio que queria converter os alunos ao cristianismo daí eu disse: "E se eu for ateu?". Daí ele disse que eu poderia sair de sala, eu saí. Não sou ateu, só fiz isso para saber o que acontecia rs.

 

Então, não é obrigado assistir a este tipo de aula.

| Membro | Bronze Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | ̶B̶a̶n̶i̶d̶o̶ |

| Membro | Bronze Member | Silver Member | Gold Member | [E]stagiário | Moderador Point Blank | Moderador Global | Coordenador | Eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha escola temos história com outro professor uma vez por semana. Este segue a linha cronológica do outro professor, mas explica a cultura, como viviam as pessoas da época e acaba chegando no assunto de religião.

 

Agora, você não tem ensino religioso. É ensino cristão disfarçado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha escola anterior, sinceramente, ali não era aula de religião, parecia mais uma igreja. O professor só queria "pregar" sua religião dentro da sala de aula e quem não concordasse e também não participasse, era zero. Perguntei o porque do professor só ensinar o cristianismo e ele me respondeu de uma forma grossa e rude, como se sua religião fosse a única correta no mundo. Fui reclamar com o diretor da escola e ele disse que não podia fazer nada. E Então foi o jeito aguentar a idiotice desse professor pelo resto do ano.

 

Eu gostaria de ter tido um ensino religioso melhor, sem dogmas, apenas ensinando as religiões orientais e ocidentais existentes por exemplo. Mas infelizmente, onde onde estou não dá mais aula de religião.

600_71261c91-2a69-4fb7-951d-6cbd8e986e86.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tive um professor de religião que prestou. O cara era bem viajado (No sentido de ter visitado vários países, e não de fumar um, blz? kkk) e sabia muito da cultura de cada país que visitou.

Foi com ele que aprendi que existia mais de um tipo de religião no mundo, mas na época (Sétima série.) eu nem levei isso muito a sério e nem teve peso pra minha decisão de virar ateu no futuro (Até porque ele só falou das religiões, e não da falta delas.)

 

Na minha opinião, essa matéria só deveria ser abordada a partir do ensino médio, e TODAS as opções de crença ou descrença deveriam ser apre       s. Assim as pessoas realmente aprendem algo, ao invés de se alienar perante alguma coisa.

Obrigado pelo print, Mikhail.

8TTXlxJ.png

USZxbWK.png

Saudades de uma época que não volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudei num colégio religioso mas como era ateuzinho rebelde do sucrilho sempre xingava Deus e ganhava 0

 

Acho isso perda de tempo, mas o mais estranho é o Shinob não ver problema nisso, o que me faz seriamente questionar se vc faz parte de alguma ramificação ateísta ou está passando por uma fase.

 

Sou a favor de ENSINO DAS RELIGIÕES, o resto sou contra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem ensino religioso e SÓ aprende religião judaico-cristã ocidental você precisa falar com a direção desse proselitismo aí.

 

Ensino religioso é importante porque você aprende um pouco sobre uma sociedade. Tem questões de história, cultura, não é simplesmente religião e Jesus. É importante ter ensino religioso pra saber que Umbanda e Candomblé não são macumba, que Hoodoo e Voodoo não são a mesma coisa, que o povo Xiita e Sunita do Islamismo não são homens-bomba, que o Paganismo ainda existe e que não tem nada a ver com o Diabo Cristão (♥). É importante pra saber como agir em determinados lugares, como falar com certas pessoas. Ensino religioso é algo importante sim, mas as pessoas usam isso pra difundir o Cristianismo e o Catolicismo, e isso é ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda
Estudei num colégio religioso mas como era ateuzinho rebelde do sucrilho sempre xingava Deus e ganhava 0

 

Acho isso perda de tempo, mas o mais estranho é o Shinob não ver problema nisso, o que me faz seriamente questionar se vc faz parte de alguma ramificação ateísta ou está passando por uma fase.

 

Sou a favor de ENSINO DAS RELIGIÕES, o resto sou contra.

 

Por que eu não posso ser agnóstico e defender a disciplina de ensino religioso quando diz respeito ao cristianismo? Ensino religioso assim como qualquer outra disciplina vai abordar somente aquilo que é essencial e relevante. Em História por exemplo, ninguém aprende sobre todos os impérios e reinos que esse mundo já viu, e eu não vejo ninguém reclamar que estão excluindo uma cultura/sociedade para beneficiar outra, ou que deve haver igualdade nisso. Nem mesmo na faculdade existe uma grade curricular completa para abranger todas as religiões. Isso se faz apenas "por cima", ou por pesquisas externas. Eu não vejo problema algum em ensinar a história/tradição Cristã, assim como eu acho fundamental dar uma passada pelas religiões afro-brasileiras e pelo Islã. Desse modo se tem uma base da construção do mundo ocidental, da pluralidade cultural do nosso país e um certo entendimento sobre os conflitos no Oriente Médio. Isso se o plano de ensino for nesse nível, pois pode ser ainda melhor. E eu não acho isso perda de tempo.

 

Ademais, disciplina de ensino religioso é uma coisa e pregação religiosa é outra totalmente diferente. O problema está em como a disciplina é conduzida pelo professor. É o mesmo lance do ensino de história e/ou biologia nos EUA alguns anos atrás. Alguns professores dessas disciplinas ensinavam que a arca de Noé era verdade, que dinossauros e homens viveram no mesmo período e por aí vai. Pergunto, a culpa é da disciplina ou do professor? Pregação religiosa independe da disciplina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ademais, disciplina de ensino religioso é uma coisa e pregação religiosa é outra totalmente diferente. O problema está em como a disciplina é conduzida pelo professor.

Será que quem ministra essas aulas realmente tem o intuito do ensinar religião? Seu discurso é bom, uma pena que ele é baseado apenas na sua experiência.

 

A questão que o autor aborda é que a disciplina de ensino religioso é sim uma pregação mascarada, você pode me apresentar argumentos, empíricos ou não, mas é inegável que isso que você propõe está bem longe de ser realizado desta forma. Aí você está na sala de aula e é submetido a coerção, ou seja, se você fugir muito daquilo que a prova pede (como foi o que o Lire disse), você acaba sendo zerado.

 

Acredito que a ensino das religiões seria mais adequado, especialmente pela ignorância que a imensa maioria têm acerca de tudo aquilo que é não usual.

 

Enfim, já tivemos essa discussão há alguns anos atrás, tô lá no Skype qualquer coisa. Passei 6 anos discutindo religião e cansei, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda
Será que quem ministra essas aulas realmente tem o intuito do ensinar religião? Seu discurso é bom, uma pena que ele é baseado apenas na sua experiência.

 

A questão que o autor aborda é que a disciplina de ensino religioso é sim uma pregação mascarada, você pode me apresentar argumentos, empíricos ou não, mas é inegável que isso que você propõe está bem longe de ser realizado desta forma. Aí você está na sala de aula e é submetido a coerção, ou seja, se você fugir muito daquilo que a prova pede (como foi o que o Lire disse), você acaba sendo zerado.

 

Acredito que a ensino das religiões seria mais adequado, especialmente pela ignorância que a imensa maioria têm acerca de tudo aquilo que é não usual.

 

Enfim, já tivemos essa discussão há alguns anos atrás, tô lá no Skype qualquer coisa. Passei 6 anos discutindo religião e cansei, rs.

 

Mas eu posso usar essa pergunta para todos os professores. Será que um professor de biologia tem o intuito de ensinar biologia? E o de História? A questão não é se tem intuito ou não, o professor deve tê-lo. E sobre a "pregação mascarada" eu não tenho provas que me mostram isso, apenas pessoas dizendo. Por exemplo, a pergunta: Segundo a religião cristã quem foi Jesus Cristo? é uma pregação mascarada? E eu não acho correto sepultar uma disciplina por conta de meia dúzia de professores mal preparados. Isso existe em qualquer disciplina, mas ensino religioso é mais atacado por ter religião no meio. E ensino religioso é justamente o ensino das religiões. Se o cara não faz isso de forma certa tem que questionar, ainda mais se for ensino público.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto choro, quanta criança reclamando de coisas que não faz nem sentido. Ouvi falar até em proselitismo. HAHAHAHAHAAHAHAHAHAHA

 

Eu não me importo com a religião de vocês, vocês não se importam com a minha. Eu odeio química, mas tive de aprender. Se você odeia todas religiões, não faz mal aprender pelo menos a história.

 

E sim, vocês vão ter de fazer muitas coisas que não gostam. INCLUSIVE ESTUDAR A ¨%$#$ DE UMA DISCIPLINA QUE NÃO ENXERGAM COMO ÚTIL.

 

Agora, algo importante pra vocês moleques, inclusive pro garoto que foi atingido por um homem-bomba. NÃO MEXAM COM A RELIGIÃO ALHEIA, ASSIM COMO NÃO GOSTARIAM QUE MEXESSEM COM A MULHER DE VOCÊS.

 

Pois, estamos num espaço democrático e RESPEITO é uma via de mão dupla. Você pode discordar de mim, mas isso não te dá direito a mais nada.

 

Pronto, recado tá dado. Se isso não te serviu de conselho pra nada, a vida vai te ensinar de uma forma mais grosseira. Abraços e beijos. KABUMMMM !!! UOW

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas vc não é obrigado, só sair da sala fera. Essa matéria aí nem reprova \z

 

@edit.

 

Sei lá, se você não gostar da aula tem liberdade de reclamar com a professora e pedir para que ela passe mais sobre os conhecimentos das religiões. Agora o que não pode haver é a professora querer convertê-lo a alguma religião.

Aqui mesmo onde eu estudo, foi por essa matéria que aprendi muitas coisas sobre as outras religiões. Não é obrigado segui-las, mas é ignorância se opor a pelo menos saber sobre elas.

 

Quem disse que não reprova?

Um amigo meu foi reprovado por causa dessa matéria.

 

Bom é apenas um estudo, você não é obrigado a seguir aquilo que é lhe ensinado na matéria.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é interessante CARA!, Porque essa bola redonda que nós habitamos tem uma maioria que se é espalhada por toda terra, ou seja mais de 2BILHÕES de pessoas que tem a mesma crença.

Sinceramente, se você não gosta muito de ler, e não se importa com as opiniões dos outros nem clica, mais se você é o contrario disso pode clicar e ver quanta merda eu consigo falar.

1.Christianity: 2100000000

2.Islam: 1,5 mil milhões

3.Secular/Nonreligious/Agnostic/Atheist: 1100000000

4.Hinduism: 900 milhões

Religião tradicional 5.Chinese: 394 milhões

6.Buddhism: 376 milhões

7.primal indígenas: 300 milhões

8.African tradic e diaspórica: 100 milhões

9.Sikhism: 23 milhões

10.Juche: 19 milhões

11.Spiritism: 15 milhões

12.Judaism: 14 milhões

I 13.Baha ‘: 7000000

14.Jainism: 4,2 milhões

15.Shinto: 4000000

16.Cao Dai: 4 milhões

17.Zoroastrianism: 2,6 milhões

18.Tenrikyo: 2000000

19.Neo-Paganismo: 1 milhão

20.Unitarian Universalismo-: 800 mil

21.Rastafarianism: 600 mil

22.Scientology: 500000

- See more at: As grandes religiões do mundo classificadas por números de adeptos | Religioes do Mundo

dessas pessoas são apegados a religião que fala do mesmo Deus. Então pense que o normal é ser igual a maioria e acreditar no mesmo Deus, e na mesma crença, agora pense que você nasceu em São Paulo, e você acha normal um trânsito de 100km, o comercio a vida em 24 horas, você considera hábito ver prédios e mais prédios, você tem menos pré conceitos em relações as pessoas porque você mora em uma cidade enorme, e naturalmente se tem pessoas de todos os tipos, estilos, raças, tribos,etc... Agora se sinta uma pessoa que morou a vida toda em um sítio no Sul do país e vai para São Paulo... É tudo diferente, é muito grande, coisa de louco, prédios, muito carro e as pessoas com belos coloridos, carros sem o teto, as muié de calça lag que faz o pião ejacular... "Agora é só refletir e ver que tudo é questão de opinião, de hábito, de crenças e de ensinamentos, então se você não gosta de estudar e se envolver com a religião, é direito seu de facto e considero que teve por algum momento uma visão diferente de vida da maioria, é complicado mais é assim. :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem disse que não reprova?

Um amigo meu foi reprovado por causa dessa matéria.

 

Bom é apenas um estudo, você não é obrigado a seguir aquilo que é lhe ensinado na matéria.

 

Dafuq, se ele reprovou é por que além do ensino religioso reprovou em outras matérias também, pq ela sozinha não reprova não lol

 

Isso é interessante CARA!, Porque essa bola redonda que nós habitamos tem uma maioria que se é espalhada por toda terra, ou seja mais de 2BILHÕES de pessoas que tem a mesma crença.

Sinceramente, se você não gosta muito de ler, e não se importa com as opiniões dos outros nem clica, mais se você é o contrario disso pode clicar e ver quanta merda eu consigo falar.

1.Christianity: 2100000000

2.Islam: 1,5 mil milhões

3.Secular/Nonreligious/Agnostic/Atheist: 1100000000

4.Hinduism: 900 milhões

Religião tradicional 5.Chinese: 394 milhões

6.Buddhism: 376 milhões

7.primal indígenas: 300 milhões

8.African tradic e diaspórica: 100 milhões

9.Sikhism: 23 milhões

10.Juche: 19 milhões

11.Spiritism: 15 milhões

12.Judaism: 14 milhões

I 13.Baha ‘: 7000000

14.Jainism: 4,2 milhões

15.Shinto: 4000000

16.Cao Dai: 4 milhões

17.Zoroastrianism: 2,6 milhões

18.Tenrikyo: 2000000

19.Neo-Paganismo: 1 milhão

20.Unitarian Universalismo-: 800 mil

21.Rastafarianism: 600 mil

22.Scientology: 500000

- See more at: As grandes religiões do mundo classificadas por números de adeptos | Religioes do Mundo

dessas pessoas são apegados a religião que fala do mesmo Deus. Então pense que o normal é ser igual a maioria e acreditar no mesmo Deus, e na mesma crença, agora pense que você nasceu em São Paulo, e você acha normal um trânsito de 100km, o comercio a vida em 24 horas, você considera hábito ver prédios e mais prédios, você tem menos pré conceitos em relações as pessoas porque você mora em uma cidade enorme, e naturalmente se tem pessoas de todos os tipos, estilos, raças, tribos,etc... Agora se sinta uma pessoa que morou a vida toda em um sítio no Sul do país e vai para São Paulo... É tudo diferente, é muito grande, coisa de louco, prédios, muito carro e as pessoas com belos coloridos, carros sem o teto, as muié de calça lag que faz o pião ejacular... "Agora é só refletir e ver que tudo é questão de opinião, de hábito, de crenças e de ensinamentos, então se você não gosta de estudar e se envolver com a religião, é direito seu de facto e considero que teve por algum momento uma visão diferente de vida da maioria, é complicado mais é assim. :D

 

1347572558260.jpg

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é interessante CARA!, Porque essa bola redonda que nós habitamos tem uma maioria que se é espalhada por toda terra, ou seja mais de 2BILHÕES de pessoas que tem a mesma crença.

Sinceramente, se você não gosta muito de ler, e não se importa com as opiniões dos outros nem clica, mais se você é o contrario disso pode clicar e ver quanta merda eu consigo falar.

1.Christianity: 2100000000

2.Islam: 1,5 mil milhões

3.Secular/Nonreligious/Agnostic/Atheist: 1100000000

4.Hinduism: 900 milhões

Religião tradicional 5.Chinese: 394 milhões

6.Buddhism: 376 milhões

7.primal indígenas: 300 milhões

8.African tradic e diaspórica: 100 milhões

9.Sikhism: 23 milhões

10.Juche: 19 milhões

11.Spiritism: 15 milhões

12.Judaism: 14 milhões

I 13.Baha ‘: 7000000

14.Jainism: 4,2 milhões

15.Shinto: 4000000

16.Cao Dai: 4 milhões

17.Zoroastrianism: 2,6 milhões

18.Tenrikyo: 2000000

19.Neo-Paganismo: 1 milhão

20.Unitarian Universalismo-: 800 mil

21.Rastafarianism: 600 mil

22.Scientology: 500000

- See more at: As grandes religiões do mundo classificadas por números de adeptos | Religioes do Mundo

dessas pessoas são apegados a religião que fala do mesmo Deus. Então pense que o normal é ser igual a maioria e acreditar no mesmo Deus, e na mesma crença, agora pense que você nasceu em São Paulo, e você acha normal um trânsito de 100km, o comercio a vida em 24 horas, você considera hábito ver prédios e mais prédios, você tem menos pré conceitos em relações as pessoas porque você mora em uma cidade enorme, e naturalmente se tem pessoas de todos os tipos, estilos, raças, tribos,etc... Agora se sinta uma pessoa que morou a vida toda em um sítio no Sul do país e vai para São Paulo... É tudo diferente, é muito grande, coisa de louco, prédios, muito carro e as pessoas com belos coloridos, carros sem o teto, as muié de calça lag que faz o pião ejacular... "Agora é só refletir e ver que tudo é questão de opinião, de hábito, de crenças e de ensinamentos, então se você não gosta de estudar e se envolver com a religião, é direito seu de facto e considero que teve por algum momento uma visão diferente de vida da maioria, é complicado mais é assim. :D

 

ETAPOHA, DE ONDE SAIU TANTO ATEÍSTA? Oloko, ateísmo é mainstream agora.

Pariu Tenrikyo

IRAT7HM.pnga2i1hRq.png

 

By your side, By your side,

I was waiting for you, I loved you.

Hey, hi, hey look, hey, hi.

Hey, hi, hey! Look at the sky!

I’m not going anywhere!

Goodbye

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dafuq, se ele reprovou é por que além do ensino religioso reprovou em outras matérias também, pq ela sozinha não reprova não lol

 

 

 

1347572558260.jpg

 

 

A paramnésia reduplicativa

É a crença de que um local foi duplicado, existindo simultaneamente em dois ou mais lugares, ou que foi movido para algum outro lugar. Por exemplo, uma pessoa pode não acreditar que está no hospital no qual foi internada, mas sim em um outro hospital, idêntico ao primeiro, mas localizado em outro lugar do país.

Ele está achando que aqui é a casa dele, aonde a mamãe lava a louça, coloca a comidinha no prato, caminha arrumada, coloca pasta na escova de dente e vai trabalhar mais esquece que deixou solto um peso na terra, ofendendo a sociedade e as pessoas da internet com a sua SUPER HINTÊLÍGÊNSSIIA e diminuindo seus dias de vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato é que o ensino religioso que tenho não é para aprender outras religiões, é como uma "escolinha bíblica", e me deixa indignado eu ter que estudar isso. Já levei advertências por "não fazer nada" durante as "aulas" de ensino religioso.

sTriGFp.png

"Não existem pessoas irrecuperáveis, existem métodos inadequados."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

O fato é que o ensino religioso que tenho não é para aprender outras religiões, é como uma "escolinha bíblica", e me deixa indignado eu ter que estudar isso. Já levei advertências por "não fazer nada" durante as "aulas" de ensino religioso.

 

Defina como se dá essa escolinha bíblica. Dependendo do que for, você em teoria tem o direito de questionar o método usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.