Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Por que sou obrigado à estudar ensino religioso?


 Compartilhar

Posts Recomendados

Eu tenho aulas de religião no meu colégio, uma aula por semana. Ela aborda vários tópicos por aula, e muitos são relevantes: aborto, casamento gay e até igreja na política. Cria-se debates interessantes, e a professora não empurra o catolicismo pra gente.

Estudo em um colégio católico e assinei pra estudar lá, tá no contrato: "O aluno deve respeitar e frequentar as aulas de ensino religioso".E é claro, se for pra falar de religião dentro de um tema, é necessário abordar a visão de todos, fazer um arremate final e formar opiniões palpáveis. Afinal escola é pra aprender.

Abraçs'

ia9KYAc.pngkcyvJK1.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Defina como se dá essa escolinha bíblica. Dependendo do que for, você em teoria tem o direito de questionar o método usado.

 

Mais ou menos como uma "catequese" evangélica, a professora passa textos cristãos, mas não contém absolutamente NADA de história ou informação, apenas o colégio empurrando cristianismo pra gente. Eu sempre tive, mas comecei a me questionar sobre isso recentemente.

 

@Samucao06

 

Eu estudo em pública e não tinha nenhuma espécie de "contrato". Com isso acredito que é uma violação do estado laico.

sTriGFp.png

"Não existem pessoas irrecuperáveis, existem métodos inadequados."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda

Mais ou menos como uma "catequese" evangélica, a professora passa textos cristãos, mas não contém absolutamente NADA de história ou informação, apenas o colégio empurrando cristianismo pra gente. Eu sempre tive, mas comecei a me questionar sobre isso recentemente.

 

@Samucao06

 

Eu estudo em pública e não tinha nenhuma espécie de "contrato". Com isso acredito que é uma violação do estado laico.

 

Nesse caso você deve questionar o método empregado. Ensinar como funciona dogmas cristãos também não é um erro em si. O problema começa quando somente isso é ensinado sem qualquer informação relevante (histórica ou sociocultural) para o ensino religioso, e quando fazem disso uma única verdade. O professor tem algum plano de ensino? Tem perspectiva de mudarem de assunto? Caso contrário taca-lhe p'au nesse carrinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tive aulas de ensino religioso...

 

Mas deveria ser algo opcional. É opcional fazer catequese. Porque não opcional ter ensino religioso?

 

Se a pessoa não quiser saber, isso é problema dela. Acho errado quererem enfiar algo na cabeça da pessoa sem ela ter interesse, independente do assunto (na verdade, é como qualquer matéria normal, o que muda é o fato desta ser polemica).

 

E mesmo assim, também acho que deveria ser algo passado só no ensino médio. No minimo, uns 2, 3 alunos de cada sala do ensino fundamental tem interesse sobre religião. Complicado...

Fg5uofw.pngx8iyddZ.png

© 2011 - 2018

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho mó legal ter ensino religioso nas escolas

O problema é que a matéria é tão banalizada que eles pegam os PIORES professores para ministrar.. Daí eles não ensinam direito!

 

Ensino religioso não é ensino católico/judaico/cristão/protestante, gente!

 

É uma boa lição por várias religiões e culturas, além de bons exemplos sobre tolerância religiosa.

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho mó legal ter ensino religioso nas escolas

O problema é que a matéria é tão banalizada que eles pegam os PIORES professores para ministrar.. Daí eles não ensinam direito!

 

Ensino religioso não é ensino católico/judaico/cristão/protestante, gente!

 

É uma boa lição por várias religiões e culturas, além de bons exemplos sobre tolerância religiosa.

 

Não é assim na minha, e tolerância religiosa é o que menos tem com alunos ateístas ou agnósticos.

sTriGFp.png

"Não existem pessoas irrecuperáveis, existem métodos inadequados."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

naSyx, pra você ver como é engraçado isso. HAHAHAHAHA

 

Ser ateu, ou tirar sarro com religião alheia virou status agora.

 

Um monte de jovem preguiçoso, que nunca trabalhou na vida, "indignado" que possui uma matéria de ensino religioso. Aí o papai e mamãe paga mais de 500 reais na mensalidade de uma escola, para o filhinho ficar postando nas redes sociais que odeia religião. Cara, esse mundo tá muito do avesso, muito...

 

Não vou me estender, essa geração aí já está estragada.

 

Biafoox, por favor, não fale asneira. O que tem haver ensino religioso com catequese ?

 

Catequese é realizada como uma etapa na igreja CATÓLICA, e de, nenhuma forma, tem relação com a disciplina de ENSINO RELIGIOSO, que tem o intuito de mostrar as religiões e suas importâncias na nossa sociedade. Outra coisa, catequese não é matéria curricular, e LÓGICO que é OPCIONAL, pois ninguém é obrigado a seguir os dogmas da igreja Católica. Meu Deus, você comentou tanta besteira, ESSA GERAÇÃO ESTÁ FUDI...

 

No mais, faço das palavras do Jess, as minhas. Vocês precisam entender o que é tolerância, não só religiosa.

 

E claro, arrumem um emprego e vão conhecer o mundo como ele é. Até mais.

 

Não é assim na minha, e tolerância religiosa é o que menos tem com alunos ateístas ou agnósticos.

 

Sim, todos religiosos da sua escola pegaram um cabo de vassoura, com um ferro pontiagudo na ponta, e correram atrás de vocês para lhe  en.fiar      esse ferro profundamente em sua pele ?

 

Todos esses religiosos acenderam uma fogueira, e colocaram você como um porco fedido no meio ? Para ser tostado e servido as pessoas ?

 

Por favor companheiro, não faça o papel de vítima, se você não é um. Tolerância Religiosa vai muito além de você ser "obrigado" a assistir uma aula de ensino religioso. QUANTA IMATURIDADE, VOU EMBORA DE NOVO.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

naSyx, pra você ver como é engraçado isso. HAHAHAHAHA

 

Ser ateu, ou tirar sarro com religião alheia virou status agora.

 

Um monte de jovem preguiçoso, que nunca trabalhou na vida, "indignado" que possui uma matéria de ensino religioso. Aí o papai e mamãe paga mais de 500 reais na mensalidade de uma escola, para o filhinho ficar postando nas redes sociais que odeia religião. Cara, esse mundo tá muito do avesso, muito...

 

Não vou me estender, essa geração aí já está estragada.

 

Biafoox, por favor, não fale asneira. O que tem haver ensino religioso com catequese ?

 

Catequese é realizada como uma etapa na igreja CATÓLICA, e de, nenhuma forma, tem relação com a disciplina de ENSINO RELIGIOSO, que tem o intuito de mostrar as religiões e suas importâncias na nossa sociedade. Outra coisa, catequese não é matéria curricular, e LÓGICO que é OPCIONAL, pois ninguém é obrigado a seguir os dogmas da igreja Católica. Meu Deus, você comentou tanta besteira, ESSA GERAÇÃO ESTÁ FUDI...

 

No mais, faço das palavras do Jess, as minhas. Vocês precisam entender o que é tolerância, não só religiosa.

 

E claro, arrumem um emprego e vão conhecer o mundo como ele é. Até mais.

 

 

 

Sim, todos religiosos da sua escola pegaram um cabo de vassoura, com um ferro pontiagudo na ponta, e correram atrás de vocês para lhe  en.fiar      esse ferro profundamente em sua pele ?

 

Todos esses religiosos acenderam uma fogueira, e colocaram você como um porco fedido no meio ? Para ser tostado e servido as pessoas ?

 

Por favor companheiro, não faça o papel de vítima, se você não é um. Tolerância Religiosa vai muito além de você ser "obrigado" a assistir uma aula de ensino religioso. QUANTA IMATURIDADE, VOU EMBORA DE NOVO.

 

Ah, desculpa...

Você deve tá trabalhando tanto atualmente que nem sabe como a matéria é aplicada nas escolas atualmente. Então deixe os jovens que no momento estudam discutirem, enquanto você volta para o seu trono de ouro de grande trabalhador da nação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, desculpa...

Você deve tá trabalhando tanto atualmente que nem sabe como a matéria é aplicada nas escolas atualmente. Então deixe os jovens que no momento estudam discutirem, enquanto você volta para o seu trono de ouro de grande trabalhador da nação.

 

Trabalhar pra mim nunca foi motivo de vergonha, se você me considera um grande trabalhador, eu fico MUITO contente com seu elogio.

 

Sobre o ensino, infelizmente eu sei muito mais do que eu gostaria. Faço faculdade, e no meu centro acadêmico, ficam as salas de mestrado e doutorado em ciência da informação, como também de Educação. Aprendi muito vendo as palestras lá, e digo com categoria, quem sabe o ensino que faz são as autoridades, e não os alunos ^^

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalhar pra mim nunca foi motivo de vergonha, se você me considera um grande trabalhador, eu fico MUITO contente com seu elogio.

 

Estudar em uma escola com mensalidade alta e ter senso crítico quanto ao que aprendo também nunca foi, mas você me fascinou!

 

Sobre o ensino, infelizmente eu sei muito mais do que eu gostaria. Faço faculdade, e no meu centro acadêmico, ficam as salas de mestrado e doutorado em ciência da informação, como também de Educação. Aprendi muito vendo as palestras lá, e digo com categoria, quem sabe o ensino que faz são as autoridades, e não os alunos ^^

 

Meu caro, há uma grande diferença entre este exemplo e ensino religioso para mentes recém-formadas.

 

quem sabe o ensino que faz são as autoridades, e não os alunos ^^

 

Vou completamente contra o seu pensamento. Com um argumento bom, qualquer aluno pode questionar o que aprende. E eu acho que mudar ensino religioso para ensino da religião que o professor que está dando a aula segue que normalmente é cristã é absurdo. Isto é o que acontece em grande parte dos colégios, mas é claro que um trabalhador como você não sabe, não tem contato com o grupo que está falando sobre isso aqui, apenas com um intermediário.

 

Uma grande forma de ser ouvido é ter experiência no assunto. Você não é trabalhador? Então não sabe como tá a situação, não está em ensino fundamental ou médio, portanto não ache que o seu pensamento está certo. Aliás, não critique o pensamento de quem tem a experiência, porque eles pelo menos estão baseando-se em alguma coisa além de generalização (ah, todo aluno é vagabundo, não tem que ficar reclamando do que aprende porque só quer aprender menos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto é o que acontece em grande parte dos colégios

 

Acho que só isso basta. Não é porque acontece em grande parte dos colégios que o ensino religioso não pode existir, se ensinam errado não é a matéria que é errada. Por favor né..

5dcEjyi.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To na dúvida, tão reclamando de aula de religião ou de aula de história que desenvolve a história de alguma religião? Na minha sala tinha cristão e nunca vi nenhum se recusar a estudar biologia apenas por não acreditar em evolucionismo, tem ateu aqui usando ser ateu como desculpa pra não estudar história da religião? É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To na dúvida, tão reclamando de aula de religião ou de aula de história que desenvolve a história de alguma religião? Na minha sala tinha cristão e nunca vi nenhum se recusar a estudar biologia apenas por não acreditar em evolucionismo, tem ateu aqui usando ser ateu como desculpa pra não estudar história da religião? É isso?

 

Vendo esse tópico: http://www.webcheats.com.br/forum/bate-papo/2454243-voce-acha-ed-fisica-uma-materia-importante.html e seu post, pensei uma coisa..

Vão usar ser sedentário (gordo principalmente), como desculpa pra não estudar educação física hue

5dcEjyi.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo esse tópico: http://www.webcheats.com.br/forum/bate-papo/2454243-voce-acha-ed-fisica-uma-materia-importante.html e seu post, pensei uma coisa..

Vão usar ser sedentário (gordo principalmente), como desculpa pra não estudar educação física hue

Realmente o seu argumento é muito bom hein deadman

 

[video=youtube;StLEhjL0JXw]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudar em uma escola com mensalidade alta e ter senso crítico quanto ao que aprendo também nunca foi, mas você me fascinou!

 

Meu caro, há uma grande diferença entre este exemplo e ensino religioso para mentes recém-formadas.

 

Vou completamente contra o seu pensamento. Com um argumento bom, qualquer aluno pode questionar o que aprende. E eu acho que mudar ensino religioso para ensino da religião que o professor que está dando a aula segue que normalmente é cristã é absurdo. Isto é o que acontece em grande parte dos colégios, mas é claro que um trabalhador como você não sabe, não tem contato com o grupo que está falando sobre isso aqui, apenas com um intermediário.

 

Uma grande forma de ser ouvido é ter experiência no assunto. Você não é trabalhador? Então não sabe como tá a situação, não está em ensino fundamental ou médio, portanto não ache que o seu pensamento está certo. Aliás, não critique o pensamento de quem tem a experiência, porque eles pelo menos estão baseando-se em alguma coisa além de generalização (ah, todo aluno é vagabundo, não tem que ficar reclamando do que aprende porque só quer aprender menos).

 

Também sou estudante. Também tive ensino religioso na escola que frequentei. Passei por fases da EDUCAÇÃO que você ainda não passou.

 

Mas vamos lá.

 

Aluno não tem senso crítico, aluno não sabe para que aprende matemática espacial, aluno não entende porque aprende química, aluno não entende porque precisa aprender biologia. ISSO É FATO !!!

Só por uma Constituição existir, não quer dizer que ela vai ser respeitada. Mas aqui já é outro fator.

 

Eu generalizo mesmo, e não me venha com este papo de vítima da sociedade. Você é totalmente responsável pelas merd#$#@ que faz. Seu papaizinho paga uma escola, porque quer você formado como ser-humano, tendo tolerância, ética, moral, e principalmente, que essa educação tenha valor efetivo na sua vida. NINGUÉM SE IMPORTA SE VOCÊ NÃO GOSTA DE ENSINO RELIGIOSO, VÁ CHORAR NO SEU QUARTO !

 

Agora sobre experiência, por favor, não vomite sobre os dedos. Tenho mais horas curriculares, que você algum dia terá.

 

Quem faz e organiza este tipo de quesito quanto ao ensino, é o MEC. E lá, as autoridades mudam constantemente a forma como as escolas vão se organizar. ALUNO NÃO TEM VOZ, ALUNO É VAGABUNDO MESMO, FICA O DIA TODO JOGANDO MINECRAFT.

 

Será que eu também sou vagabundo ?!?!

 

E para finalizar, assisti a duas palestras mês passado. Uma com um Dr. professor da universidade federal de MG. (UFMG para os mais chegados). E outra, com uma professora doutora da USC.

 

E grande parte da palestra se resumiu ao desinteresse dessa nova geração em conhecer novos horizontes. O índice de aprendizado está cada vez menor, temos cada vez mais alunos fugindo da formação escolar e estamos formando possíveis analfabetos funcionais. Veja, alunos estão entrando na faculdade sem saber realizar uma equação de segundo grau. No resto, o desastre é o mesmo.

 

Bom, em minha experiência, o ensino religioso foi fundamental para ampliar meu gosto para disciplinas que envolvem ética, um pouco de filosofia, lógica, etc. Mas assim como eu não me dava bem em química, tem alunos que não se dão bem com o ensino religioso, mas é isso que faz a educação ser fundamental, ter acesso ao conhecimento que sozinhos, VOCÊS NUNCA TERIAM.

 

Agora bye, quando sua mãe terminar de fazer o almoço, e você já tiver almoçado e reclamado de ter que comer verdura, a gente troca outro papo.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai ai Yahazu, você não mudou nada mesmo. Uma pena, um curso superior deveria deixar uma pessoa menos ignorante, e não mais ignorante ainda.

 

Ninguém aqui está reclamando da disciplina ensino religioso existir. E sim, da forma como ela é ministrada.

Utilizar um espaço público para "pregar" suas crenças pessoais é errado. Não consigo colocar em palavras a importância da imparcialidade quando você tem poder e influência sobre terceiros. Uma pessoa, enquanto professor, deve apresentar a verdade aos alunos, sem tentar manipular ou colocar seus dogmas em cima disso.

 

Você, com tantas horas curriculares e com sua graduação que lhe torna o deus supremo da sabedoria, deveria ao menos saber interpretar um texto antes de vir com suas conclusões precipitadas.

 

Na minha sala tinha cristão e nunca vi nenhum se recusar a estudar biologia apenas por não acreditar em evolucionismo, tem ateu aqui usando ser ateu como desculpa pra não estudar história da religião? É isso?

 

Não.

O que está em debate é como as aulas são ministradas, e não a disciplina em si.

Sobre sua comparação ateu x ensino religioso e cristão x biologia, é muito simples:

Nenhuma crença ou descrença é imaculada ou universal. Todo dia, iremos passar por episódios que irão por nossas convicções à prova.

Um ateu que recebe aulas de ensino religioso vai ponderar se as escolhas que ele fez foram corretas ou não. Se alguma religião ou cultura faz mais sentido do que a que ele escolheu ou não.

Um cristão ao ter aulas de biologia sobre o evolucionismo, pode se questionar se a sua religião está correta ou se a ciência que está. Ou ainda, pode tentar conviver com as duas teorias em harmonia como, se não me engano, o Papa Francisco propôs.

 

Eu achei essa comparação que você fez meio fraca, pois se um professor de religião fala sobre o Islamismo para um aluno Católico, ele também pode se ofender. Tudo depende da maturidade dos receptores da mensagem e da maneira como o emissor trata a questão.

Uma coisa é falar "Ó turma, existe isso, isso e isso." e outra coisa é falar: "SÓ EXISTE ÇAPOR.RA, VOCÊ TEM QUE ACEITAR E CABÔ!"

 

O que só reforça minha teoria que as disciplinas de ensino religioso deveriam ser ministradas apenas com alunos mais velhos.

Obrigado pelo print, Mikhail.

8TTXlxJ.png

USZxbWK.png

Saudades de uma época que não volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou estudante. Também tive ensino religioso na escola que frequentei. Passei por fases da EDUCAÇÃO que você ainda não passou.

 

Pera... você tá tentando fazer o quê? Insinuar que é melhor que eu, que sua opinião vale mais que a minha? Nos trechos abaixo vejo uma contradição maravilhosa.

 

Eu não falo deste tipo de experiência, mas vou mastigar para você. Uma pesquisa acha que ver futebol deixa os homens mais gordos, sabe o que os pesquisadores fazem? Eles experimentam, testam a verdade deles. É isso que falo. Você não tem moral para falar do que você não convive. Você está recusando-se a ouvir quem tem tal matéria, dizendo que eles estão errados, sendo que você não sabe sobre!

 

Aluno não tem senso crítico, aluno não sabe para que aprende matemática espacial, aluno não entende porque aprende química, aluno não entende porque precisa aprender biologia. ISSO É FATO !!!

Só por uma Constituição existir, não quer dizer que ela vai ser respeitada. Mas aqui já é outro fator.

 

Por favor, não seja político, não quero uma ditadura.

Claro que tem, eu tenho! Eu chego nos meus colegas e explico o porque de aprendermos história, geografia, biologia. Os alunos devem ter voz, não significa que devem ser obedecidos, mas certas coisas fazem sentido.

 

Destaque para você dizendo que a Constituição não deve ser seguida, isto é absurdo.

 

Eu generalizo mesmo, e não me venha com este papo de vítima da sociedade. Você é totalmente responsável pelas merd#$#@ que faz. Seu papaizinho paga uma escola, porque quer você formado como ser-humano, tendo tolerância, ética, moral, e principalmente, que essa educação tenha valor efetivo na sua vida. NINGUÉM SE IMPORTA SE VOCÊ NÃO GOSTA DE ENSINO RELIGIOSO, VÁ CHORAR NO SEU QUARTO!

 

Como diabos você está solto nas ruas? Claro que não deve haver generalização. É um absurdo! Cada um amadurece de uma maneira, eu estou aqui tendo uma discussão séria enquanto meu amigo está falando de meninas para os outros. Todos somos diferentes, isto significa que alguns valem a pena serem ouvidos.

 

O Blue Fenix disse o que venho tentando dizer desde o começo da discussão, a matéria não é o problema. Aliás, eu gosto. Sou apaixonado por história, religiões então sempre me deixam curioso. O problema é que o que deveria ser ensinado não está sendo. O Ensino Religioso virou nada mais que Ensino Cristão, ou seja, algo próximo da catequese.

 

Agora sobre experiência, por favor, não vomite sobre os dedos. Tenho mais horas curriculares, que você algum dia terá.

 

Você está prevendo o futuro? Dizendo que sempre terá mais experiência que eu? Por favor, não vomite pelo cérebro e pare de pensar assim.

 

O tipo de experiência que eu digo é outro. Não faz diferença nenhuma se você é uma pessoa com horas curriculares, o que eu digo é ter a experiência no assunto e no momento o mais próximo que você tem é distante da realidade.

 

Quem faz e organiza este tipo de quesito quanto ao ensino, é o MEC. E lá, as autoridades mudam constantemente a forma como as escolas vão se organizar. ALUNO NÃO TEM VOZ, ALUNO É VAGABUNDO MESMO, FICA O DIA TODO JOGANDO MINECRAFT.

 

Senhor...

Eu não jogo nada o dia inteiro, prefiro ler... eu não sou aluno? D:

 

Será que eu também sou vagabundo ?!?!

 

Honestamente? Nem sei mais o seu conceito de vagabundo, aparentemente ou você trabalha, ou você é vagabundo. Não importa se você estuda.

 

E para finalizar, assisti a duas palestras mês passado. Uma com um Dr. professor da universidade federal de MG. (UFMG para os mais chegados). E outra, com uma professora doutora da USC.

 

E grande parte da palestra se resumiu ao desinteresse dessa nova geração em conhecer novos horizontes. O índice de aprendizado está cada vez menor, temos cada vez mais alunos fugindo da formação escolar e estamos formando possíveis analfabetos funcionais. Veja, alunos estão entrando na faculdade sem saber realizar uma equação de segundo grau. No resto, o desastre é o mesmo.

 

HAHAHAHAHA

 

Neste tópico pedimos por mais "horizontes" e você não concorda, como assim? O problema não é a matéria, ela não deve, não pode acabar! O problema é que ninguém ensina porcaria nenhuma sobre outras religiões, tudo que importa é a cristã.

 

Tem como ser mais sem sentido que o seu post?

 

Bom, em minha experiência, o ensino religioso foi fundamental para ampliar meu gosto para disciplinas que envolvem ética, um pouco de filosofia, lógica, etc. Mas assim como eu não me dava bem em química, tem alunos que não se dão bem com o ensino religioso, mas é isso que faz a educação ser fundamental, ter acesso ao conhecimento que sozinhos, VOCÊS NUNCA TERIAM.

 

É fundamental mesmo. A religião, seja você crente ou não, normalmente é baseada no moral e imoral. É importantíssimo que nós tenhamos conhecimento sobre tudo, ir além do cristianismo. Estranho... você tem o gosto ampliado para filosofia? A ciência do questionamento? Ética? Ouvir os outros? Lógica? Mais conteúdo é mais aprendizado? Mas mesmo assim nós não podemos ir contra as autoridades.

 

Agora bye, quando sua mãe terminar de fazer o almoço, e você já tiver almoçado e reclamado de ter que comer verdura, a gente troca outro papo.

 

Desculpa, acredito que em um debate os argumentos são mais importantes que a humilhação. Um pouco triste ver que você já formou toda uma imagem quanto a mim sem nem saber nada sobre.

 

Eu nem precisava responder, claro. Todos os seus argumentos são favoráveis a minha opinião, mas fazer o que, né? Sou vagabundo, não faço nada da vida, o almoço que a mamãe tá fazendo atrasou... então vou passar o tempo no fórum de cheats para joguinhos.

 

E eu achando que você era um dos bons do fórum. Ridículo.

 

Para os outros, deixo avisado. Caso permitam que o nível caia ainda mais, terei que fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tive aulas de religião na segunda série... sim, segunda série.

 

O foco aqui não está em reclamar de ter de aprender religião apenas por ser mimado. A educação e seu sistema, seus planos pedagógicos devem sim ser discutidos por todos. Não apenas por graduados/trabalhadores. Vagabundos também podem :calma:

 

Em minha opinião, a disciplina "Estudo de religião" deve ser extinto do plano escolar. Isso porque acredito que a religiosidade deve ser incluída em disciplinas das ciências humanas, relacionando-se com história, geopolítica, filosofia e sociologia.

É fundamental aprendermos sobre outras culturas, isso todos sabemos. Entender como é a crença de um local nos ajuda a entender conflitos a partir da formação da consciência de determinada população.

O Brasil, por ser um país extremamente católico, obviamente terá aulas com um viés católico. Até aí eu posso entender, pois poderemos analisar o pensamento do povo brasileiro a partir disso. A grande questão é que muitos professores acaba por ensinar APENAS o cristianismo, em detrimento de tantas outras por aí.

 

Também acho ridículo DOUTRINAR para crianças, como foi o que aconteceu por um tempo onde fiz o Ensino Fundamental (escola municipal). É difícil entender como defendem a tese de que querem ensinar RELIGIÃO, e não A RELIGIÃO (entende-se católica), colocando ideias nas cabeças de alunos que não têm maturidade para isso.

 

No Ensino Médio, na disciplina de Filosofia, fizemos trabalhos e seminários sobre as oito maiores religiões do mundo. Foi muito bom, aprendemos bastante coisa e vimos que o mundo muito além do homem pregado na Cruz.

 

Se você estuda numa escola conhecidamente religiosa, fazer o que? É a proposta deles e você deve acatar.

 

Não acho que o tópico deva ser fechado, basta punir quem prefere xingar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda
Só tive aulas de religião na segunda série... sim, segunda série.

 

O foco aqui não está em reclamar de ter de aprender religião apenas por ser mimado. A educação e seu sistema, seus planos pedagógicos devem sim ser discutidos por todos. Não apenas por graduados/trabalhadores. Vagabundos também podem :calma:

 

Em minha opinião, a disciplina "Estudo de religião" deve ser extinto do plano escolar. Isso porque acredito que a religiosidade deve ser incluída em disciplinas das ciências humanas, relacionando-se com história, geopolítica, filosofia e sociologia.

É fundamental aprendermos sobre outras culturas, isso todos sabemos. Entender como é a crença de um local nos ajuda a entender conflitos a partir da formação da consciência de determinada população.

O Brasil, por ser um país extremamente católico, obviamente terá aulas com um viés católico. Até aí eu posso entender, pois poderemos analisar o pensamento do povo brasileiro a partir disso. A grande questão é que muitos professores acaba por ensinar APENAS o cristianismo, em detrimento de tantas outras por aí.

 

Também acho ridículo DOUTRINAR para crianças, como foi o que aconteceu por um tempo onde fiz o Ensino Fundamental (escola municipal). É difícil entender como defendem a tese de que querem ensinar RELIGIÃO, e não A RELIGIÃO (entende-se católica), colocando ideias nas cabeças de alunos que não têm maturidade para isso.

 

No Ensino Médio, na disciplina de Filosofia, fizemos trabalhos e seminários sobre as oito maiores religiões do mundo. Foi muito bom, aprendemos bastante coisa e vimos que o mundo muito além do homem pregado na Cruz.

 

Se você estuda numa escola conhecidamente religiosa, fazer o que? É a proposta deles e você deve acatar.

 

Não acho que o tópico deva ser fechado, basta punir quem prefere xingar.

 

Rapaz, humanas já tem tanto conteúdo que é quase impossível abranger tudo que deve ser visto. Se tu colocar o ensino sobre as religiões nas disciplinas da área de humanas vai sobrecarregar mais ainda e prejudicar o essencial, fora que iria mexer com a matriz curricular de vários cursos do ensino superior [o que compreende Ciências da Religião]. Não é simplesmente jogar isso em outras disciplinas e mandar um professor que não teve formação nessa área para ensinar sobre isso. Se fosse destruir cada disciplina cujos professores são mal preparados nem teríamos mais ensino nesse país.

 

Eu só acho que todo esse esforço contra o ensino religioso deveria ser direcionado para qualificação dos profissionais dessa área para garantir um ensino de qualidade para os alunos. Nesse caso, a disciplina ajudaria até a derrubar preconceitos. Se não existir ensino religioso, o máximo que uma pessoa/criança aprenderia sobre a religião de outrem seria aquilo que seus parentes e/ou religião pessoal diria. E é aí que nasce os preconceitos. É aquela história, é o professor que faz a disciplina e não o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só li choro. Ao meu ver apareceu um grande MIMIMIMIMIMIMI !

 

Mas eu explico, já que vocês novatos acham que a democracia lhe oferece direito a tudo.

 

Primeiro, a constituição nunca foi seguida nesse país. E cá entre nós ? Pare de achar que a Constituição vai te prover as coisas. Quem te provém o que tu necessita, é sua família, saiba disso.

 

Segundo, eu não disse que sou melhor que você. Nem disse que Pelé é melhor que Maradona (?!). Apenas disse que estou inserido nesse meio da evolução educacional, que conheço os problemas, sei das estatísticas e tenho acesso a este tipo de informação. Ter mais horas curriculares, faz de mim mais apto a opinar no que os alunos são fracos, e no que eles precisam, e estar envolvido nessas disciplinas, faz com que eu conheça ainda melhor o que cada aluno pensa da própria educação.

 

Agora me responda, acha mesmo que sua opinião, publicada num fórum on-line de CHEATS para jogos em alta, vai mesmo contabilizar ? Não seja tosco.

 

Sobre o MEC, eu reitero. É importantíssimo avaliar números, dados, evoluções. Não adianta uma criança vir chorar e dizer que não gosta de matemática. O que realmente importa para o MEC, são os índices de aprendizado, e nisso, estamos entre os piores países de mundo. Não quero te assustar, mas nosso ensino é decadente, de uma forma geral.

 

Já sobre a problemática do professor ministrar as aulas com parcialidade, não vejo isso de forma gravíssima. Tive um professor de música que só ensinava sobre Jazz, um professor de Geografia que só abordava periferias e grandes favelas, etc. Isso é complicado, e deve ser tratado entre escola e professor.

 

E pra finalizar, vou deixar algo claro aqui. Em nenhum momento eu distorci o que você disse. Você separou trechos do meu texto, e distorceu alguns pontos.

 

ex.:

Destaque para você dizendo que a Constituição não deve ser seguida, isto é absurdo.

 

O que eu disse foi.

 

Só por uma Constituição existir, não quer dizer que ela vai ser respeitada.

 

Quantas vezes as pessoas tiveram seu direito de ir e vir negado? Só um exemplo.

 

Por isso fica inviável. Vocês crianças aprendem a escrever, a fazer uma réplica e acham que separar todos argumentos para responder um por vez, igual uma prova, faz de vocês grandes sábios. LEDO ENGANO !

 

blue.fenix, não tenta introsar comigo, EU NÃO GOSTO DE VOCÊ, NÃO QUERO SUAS RESPOSTAS, MUITO MENOS LER AS MERD$#@ QUE VOCÊ DIZ. VOCÊ, QUE JÁ FEZ TANTA MERD#$!!@# AQUI, AINDA TENTA ALMEJAR NOVOS CARGOS ? VOCÊ É PATÉTICO.

 

REITERO, não quero dirigir a palavra a você novamente. Faça o mesmo comigo.

 

E se achou ruim, chama seu amigo pra explodir um homem bomba aqui em casa.

 

Abraços, seus merd$#@@#$

 

ICDr5lk.png

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E percebam que só o Yahazu saiu dos trilhos xingando e atacando todo mundo, mesmo antes de alguém respondê-lo. Percebam outra coisa, é ele que usou o argumento de experiência e depois veio dizer que está mais apto a opinar sobre certo assunto.

 

Parei na parte em que você tenta explicar a frase absurda sobre a constituição.

 

Quando você tiver mais maturidade e tolerância que os alunos que tanto critica, volte, enquanto isso, aprenda com a punição (que deveria ter aprendido, afinal, foi moderador).

 

Sobre o MEC, eu reitero. É importantíssimo avaliar números, dados, evoluções. Não adianta uma criança vir chorar e dizer que não gosta de matemática. O que realmente importa para o MEC, são os índices de aprendizado, e nisso, estamos entre os piores países de mundo. Não quero te assustar, mas nosso ensino é decadente, de uma forma geral.

 

Ou seja, a educação não é boa no país. MAS AÍ DESSES ALUNOS SE RECLAMAREM! Deixe com as autoridades que estão fazendo um trabalho tão patético.

 

Desisto e continuo com a mesma opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.