Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

bate papo Como começar a aprender a escrita japonesa


DeeK-
 Compartilhar

Posts Recomendados

Como começar a aprender a escrita japonesa

 

 

No artigo anterior sobre a escrita japonesa, eu expliquei para você sobre os três alfabetos japoneses e uma breve introdução sobre cada um deles. Neste ponto, você já deve ter entendido que no japonês, nós temos o HIRAGANA, o KATAKANA e o KANJI, sendo que os dois primeiros são fonéticos (cada letra representa um som) e o terceiro é ideográfico.

 

Alfabetos japoneses:

  • HIRAGANA


  • KATAKANA


  • KANJI


Você terá que aprender os três e eu lhe darei diversas dicas para que este processo seja mais rápido e prazeroso. Neste artigo, falarei de alguns preparativos para você começar.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

POR ONDE COMEÇAR?

Comece pelo HIRAGANA. Ele é a base para todo o resto, inclusive irá lhe auxiliar posteriormente no aprendizado de KANJI. Inclusive, nas escolas japonesas, é pelo HIRAGANA que as crianças começam. Você também começará por aqui.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Como você pode ver abaixo, o HIRAGANA é utilizado para identificar como as palavras em KANJI devem ser lidas. Abaixo temos uma foto da definição de uma palavra em japonês nodicionário (Neste caso, utilizando o dicionário Rikaichan).

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Ou seja, a palavra 投資 deve ser lida とうし. Isto nos mostra a importância de aprender o HIRAGANA antes de tudo.

 

Uma vez que o KANJI é fonético, o HIRAGANA é necessário para sabermos como a frase deve ser lida. Se você comparar com a tabela mostrada anteriormente, poderá encontrar cada uma destas letras e assim saber como a palavra é lida.

  • と – TO


  • う – U


  • し – SHI


É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

São 46 letras que você deve memorizar, e posteriormente, algumas junções entre elas. No final deste artigo, você poderá fazer o download gratuito de uma tabela em PDF, que você pode imprimir e carregar com você.

 

É fácil. Você pode fazer isso em duas semanas no máximo (não é incomum alguns de nossos alunos aprenderem na primeira semana).

 

Comprometa-se em aprender o HIRAGANA em uma ou duas semanas. Separe um tempo do seu dia e dedique-se a isto.

 

COMECE LENDO PALAVRAS

Exatamente como eu fiz agora pouco, comece a buscar por palavras em japonês e identificar como elas são lidas. Faça uma busca por palavras, de modo que você possa tentar identificar as letras e então ler a palavra como um todo. Se você puder consultar o significado da palavra, isto também o ajudará a memorizá-la.

 

Exemplos:

  • こころ (KOKORO – Coração)


  • みち (MICHI – Rua/Caminho)


  • ひと (HITO – Pessoa)


  • いぬ (INU – Cachorro)


  • ほん (HON – Livro)


Ao invés de aprender as letras isoladamente, estudar dentro de palavras pode ser muito mais produtivo. Conforme elas vão se repetindo, você acaba memorizando naturalmente, ao passo que também aprende novas palavras.

 

Um dicionário online pode lhe auxiliar. Para começar, eu posso lhe recomendar o

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
. Infelizmente não existem ainda bons dicionários com o significado em português.

 

PRIMEIRO LER, DEPOIS ESCREVER

Se você consultar qualquer material tradicional de japonês, verá que eles trazem folhas quadriculadas para que você repita as letras diversas vezes. Isto pode até funcionar, mas o seu aprendizado pode ser mais rápido se você se concentrar em primeiro aprender a ler e depois a escrever. Acontece que é natural que aprendamos a leitura antes da escrita (isto aconteceu também no português, mesmo que você não lembre).

 

As letras possuem uma ordem de traçado que devem ser respeitado. Mas que tal aprender a ler primeiro, identificando com seus olhos?

 

Eu recomendo que você faça desta forma por dois motivos:

  1. Você pode começar a usufruir do japonês mais rápido


  2. Aprender a escrever será muito mais fácil se você já sabe identificar e ler


Muitas pessoas gostam de escrever a mão. Você pode sim praticar, mas faça isto depois que já for capaz de reconhecer todas as letras, caso contrário estará apenas criando uma “falsa sensação” de que está estudando (muito esforço para pouco resultado).

 

Primeiro se aprende a ler, depois a escrever. Este é o ciclo natural do aprendizado.

 

CONFIGURE SEU TECLADO JAPONÊS

Já se foi o tempo onde não usávamos a tecnologia para aprender japonês. Sua vida será muito mais fácil para fazer consultas de palavras em japonês, fazer pesquisas, fazer anotações e tudo mais se você for capaz de escrever em japonês no seu computador.

 

É um processo muito simples que você configura em seu Windows. Há um tempo atrás, eu preparei um vídeo ensinando, você pode assisti-lo abaixo:

 

 

 

 

Use e abuse da tecnologia para aprender japonês. Configure o teclado japonês em seu computador.

 

 

Fonte

Aulasdejapones.com.br

Você vale aquilo o que você tem.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem útil, tipo... Eu já tinha uma noção, culpa dos animes mesmo, o hiragana é até fácil, por ser mais parecido com uma linguagem de códigos padrão. O Problema é o Kanji mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.