Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Switch, Case e Default


NadaMal-
 Compartilhar

Posts Recomendados

Switch e Case

Uma outra forma de estrutura seletiva é o SWITCH. Dentro dos switch há o case (que significa caso). Ou seja, é quase que um if com várias possibilidades, mas com algumas diferenças importantes.

 

1a diferença: Os cases não aceitam operadores lógicos. Portanto, não é possível fazer uma comparação. Isso limita o case a apenas valores definidos.

 

2a diferença: O switch executa seu bloco em cascata. Ou seja, se a variável indicar para o primeiro case e dentro do switch tiver 5 cases, o switch executará todos os outros 4 cases a não ser que utilizemos o comando para sair do switch. (Nos referimos ao BREAK).

 

Agora, que conhecemos diferenças importantes, vamos ver como proceder com o switch / case.

 

Primeiro o comando SWITCH e entre parênteses a váriavel na qual está guardado o valor que será avaliado pelo case. Então, abre-se o bloco de dados. Dentro do bloco de dados colocamos o comando CASE e logo após um valor terminando a linha com dois pontos (:). Preste atenção no tipo de dado que será colocado, pois há diferenças entre um dado e outro. Por exemplo: 1 não é a mesma coisa que '1' e 'a' não é a mesma coisa que 'A'...

 

Então, é estruturado os comando que serão executados pelo case.

 

Estruturadamente, seria isso:

SWITCH (variável){

CASE valor1:

Dados a serem executados

BREAK;

CASE valor2:

Dados a serem executados

BREAK;

}

Vejamos o exemplo abaixo:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Perceba que no final de cada case há um break. Porque se não houvesse, o switch continuaria executando até o final.

Default

Default, do inglês padrão, é o case que é ativado caso não tenha achado nenhum case definido. Ou seja, é o que aconteceria em último caso. Vamos imaginar o seguinte cenário: Seu programa pede para que o usuário digite apenas duas opções (S ou N) para reiniciar o programa. Mas, propositalmente ou por engano, o usuário digita uma opção totalmente diferente. E agora? O que seu programa deve fazer? É aqui que o default entra. Geralmente o default é quando é previsto um erro, uma entrada de dado incorreta ou não de acordo com o contexto.

 

Usando o próprio cenário acima, segue o código.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Como podemos ver, há dois casos: S para reiniciar ou N para sair. Se por acaso alguém digitar algo diferente disso, executa-se o default. Como a linguagem C/C++ é case sensitive (diferencia maiúsculas de minúsculas) usamos uma função para deixar a letra maiúscula (toupper da biblioteca ctype - que veremos mais adiante). Agora, não importa o que o usuário digitar, pois o programa está preparado para reagir à qualquer entrada de dado.

A vida lhe dar desafios, entre esses uns longos mas nada que tome todo o seu tempo. - Klaus

giphy.gif

 

tgtceqV.png v3hpfp6.png yKSRniq.png f3uQKY9.png behVjSE.png zekazca.png f3uQKY9.png AHFoSmc.png BRzGtem.png behVjSE.png  tkeNAmv.png behVjSE.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.