Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Posts Recomendados

js-logo-badge-512.png

 

A Linguagem de programação JavaScript não tem haver com JAVA

Está pode ser uma duvida de muitos que não tem familiaridade com a linguagem. A Linguagem JS(JavaScript), é uma linguagem cliente-side, ou seja, trabalha no lado do usuário.

 

Estarei criando uma série de tutoriais para quem tem interesse em aprender com interação de quem está ensinando, então este quem tiver dúvidas pertinentes ao post da aula só comentar. Está é uma aula de introdução ao JS ou seja é o básico, será necessário futuramente conhecimentos em Html e Css para um melhor aprendizado como diz meu prof Marco Bruno da Caelum um aprendizado Feliz. :p

 

Continuando a explicação não sou nenhum expert em JS mais estarei passando o pouco de conhecimento que eu tenho para quem quer aprender.

 

Porque vamos precisar saber um pouco de html e css para aprender a programar em Js?

 

- Porque a linguagem Js é o que da funciopnalidade as paginas web que por sua vez são basicamente desenvolvidas com html e css.

 

Esta poderosa linguagem consegue interagir com o HTML, trabalhar com variáveis, gerar resultados alterar aparências em nossas paginas.

Exemplo: Galeria de imagens ou vídeos, Slide show e muito mais, muito mesmo esses exemplos citados são bem básicos.

 

O que é preciso para iniciarmos a programar em JavaScript?

- Um editor de texto já é o suficiente !

 

Um ótimo exemplo é o bloco de notas, assim como podemos criar um site inteiro utilizando o bloco de notas também consigo programar em Js utilizando o mesmo programa.

 

Mais temos editores que facilitam e muito a vida dos amigos programadores, como por exemplo SublimeText, Brackets entre outros.

 

Vamos agora meter a mão na massa? ou no teclado melhor dizendo rs <3

 

1º Vamos abrir nosso editor e criar o corpo básico de uma página HTML.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

2º Dentro da TAG <head> vamos adicionar nosso primeiro comando em Js e devemos seguir a tradição pós diz a lenda que quem não utilizar o famoso Hello Word não terá futuro na programação.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Resultado:

WfGDxtR.png

 

Explicando

<script> </script> - Todo code javascript deve ser escrito dentro desta tag, ela é a responsável em informar ao navegador que ali dentro tem comando Js para serem executadas.

alert(""); - Está é uma função que vai exibir uma poup up na janela do navegador com nossa mensagem dentro neste caso Hello World.

 

Professor Kaíque, eu ão consegui fazer com que apareça essa poup up como na foto acima.

 

Solução:

1º Js é uma linguagem case-sensitive, ou seja diferencia letras MAIÚSCULA DE minuscula.

2º Verifique se escreveu seu code Js dentro das tag <script> </script> e certifique sua escrita e fechamento da mesma.

3º Ao terminar todo comando Js devemos colocar um PONTO-E-VIRGULA.

Caso ainda não tenha funcionado verifique a imagem abaixo se está exatamente igual.

 

3zEdOvP.png

 

Caso não esteja funcionando ainda deixa um comentário aqui ou manda MP que vou verificar com você o que está acontecendo.

 

Minhas Redes sociais:

Discord:KaiqueLuan#3724

Facebook

Twitter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.