Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

F.A.Q - Frequently Asked Questions (Perguntas mais Frequentes)


Newt Scamander
 Compartilhar

Posts Recomendados

1.0 - SOBRE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

 

1.1 - Qual a melhor linguagem de programação que existe?

Existem mais de 100 linguagens diferentes a disposição para serem aprendidas. A resposta é muito relativa, a melhor linguagem é que melhor atende suas necessidades e a qual você possui maior domínio. Não adianta nada eu dizer que PHP é a melhor se você precisa desenvolver um aplicativo para iOS. A resposta correta é qual melhor corresponde ao que precisa ser feito. É preciso entender que existem linguagens especificas para tal coisa. Quer desenvolver um jogo em X plataforma é Y linguagem, quer desenvolver um site é Z linguagem e assim por diante.

1.2 - Qual linguagem eu devo aprender primeiro?

Assim como não existe a melhor, também não existe uma especifica para se aprender de inicio. O mais importante para começo de conversa é entender a LÓGICA. Após o entendimento desse importante conceito poderá passar de fato para programação em si, utilizando quaisquer linguagem. Quer começa com Java? Comece, leia muito, pesquise. Quer começar com Visual Basic? da mesma forma, se dedique ao máximo para aprende-lá. Obviamente existem linguagens mais fáceis de serem aprendidas como o VisualG, todavia, não necessariamente você precisa começar do mais fácil.

 

1.3 - Quais os primeiros passos devo dar para aprender a programar?

Como dito na questão passada o principio é o entendimento da Lógica de Programação. É necessário saber de condições lógicas, aritméticas, etc. Dentre diversos outros conceitos no qual a lógica compreende. Após aprendido, e você ter uma linguagem escolhida, você vai procurar aprender os comandos básicos dela (if, for, while, etc..) e ir evoluindo conforme seu aprendizado. Nunca se esqueça que seu primeiro programa deve ser o "Hello World", caso contrário você sofrerá com a maldição do programador.

 

1.4 - Quantas linguagens de programação devo aprender? Ou é melhor focar só em uma?

Quanto mais você souber melhor. Porém, é importante que você de fato domine uma linguagem para passar a aprender outra. Não adianta estudar uma semana uma linguagem, achar que já sabe tudo e partir de imediato aprender outra. Estude muito, absorva o máximo de conhecimento possível, quando achar que não tem mais nada pra aprender, passe para outra. O legal é que se você já domina uma linguagem, aprender outra não é tão difícil. É importante o domínio de múltiplas linguagens pois existem frameworks, ferramentas que X linguagem possui e você precisa usar, mas a que você aprendeu não tenha disponível.

 

 

1.5 - Preciso fazer algum curso especifico de informática para aprender programação?

Não!! Hoje a maior fonte de conhecimento está bem na sua frente, o computador interligado a rede mundial de computador. Existem livros, artigos, tutoriais, vídeo-aulas, tudo do bom e do melhor na internet e de fácil acesso. O único requisito para aprender a programar é força de vontade. Obviamente, caso você queira ser um profissional da área, é ideal um curso, uma graduação para atender o mercado. Caso seja por curiosidade, ou querer somente saber, o Google está aí ;D.

1.6 - Você está falando tanto de Lógica de Programação, mas como eu posso aprender isso?

Com muita esforço,dedicação,estudo. Não tem segredo, você vai ter que pesquisar, ler, praticar, até entender. Deixo abaixo umas apostilas sobre lógica de programação, que irão lhe auxiliar durante o estudo.

Essas apostilas foram compartilhadas pelo ☢|EXPL01T3R|☣] no tópico - http://www.webcheats.com.br/threads/apostilas-sobre-l%C3%B3gica-de-programa%C3%A7%C3%A3o.2050498/

2.0 - SOBRE IDEs

 

2.1 - Qual a melhor IDE que existe?

Não existe rs. Parece repetitivo mais a flexibilidade é um fator muito aparente quando falamos de programação. Existem várias IDEs que tornam a vida do programador mais fácil, ajudando na escrita do código, algumas possuem uma linguagem alvo especifica, outras abrangem mais linguagens. Você vai procurar IDEs que tenham suporte para a linguagem que você usará, e analisar se ela vai fazer tudo que você precisa. Existem preferências, porém não pode-se firmar a melhor.

 

2.2 - Lista de IDEs para algumas linguagens.

 

APTANA STUDIO - baseado no Eclipse tem suporte para as linguagens HTML, JavaScript, CSS, ScriptDoc, PHP, Ruby on Rails, Adobe AIR.

 

BLUEFISH - Proporciona desenvolvimento em (entre outras) HTML, XHTML, CSS, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl, ColdFusion, JSP, Python, Ruby, e shell.

 

BLUEGRIFFON - é um software livre destinado a edição HTML.

 

BRACKETS - Conhecido como o editor open source da Adobe! Ele é um editor de código livre da Adobe construído com JavaScript, HTML e CSS. Ele foi desenhado para ser fácil para os web developers.

 

CODE BLOCKS - Ele é projetado para ser muito extensível e totalmente configurável. Realmente um IDE com todos os recursos que você precisa para programar em C/C++.

 

GEANY - O seu principal destaque é o número de linguagens suportadas, entre elas: C, C#, C++, HTML,Java, Javascript, LaTeX, Lua, Pascal, Perl, PHP, Python e outras.

 

MONO DEVELOP - é uma IDE criada primariamente para o desenvolvimento em C/C++ C# e linguagens baseadas em .NET (ASP.NET, Visual Basic.NET).

 

NET BEANS - é um ambiente de desenvolvimento gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software nas linguagens Java, C, C++, PHP, Groovy, Ruby, entre outras.

 

SUBLIME TEXT - Algumas das linguagens suportadas, pelo Sublime Text 2, são: C, C++, C#, CSS, HTML, Haskell, Java, LaTex, PHP, Ruby, SQL, XML, JavaScript, Groovy e várias outras.

 

DEV C++ - Um software bem simples, porém bastante funcional e que cumpre bem o que se propõe a fazer: armazenar e compilar códigos em C ou C++.

 

XCODE - Software destinado ao MAC para programar em C ou C++.

 

ECLIPSE - Algumas das linguagens suportadas pelo Eclipse são: C; C++; Python; Java; Perl; PHP e muitas outras.

 

VISUAL STUDIO - é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software especialmente dedicado ao .NET Framework e às linguagens Visual Basic (VB), C, C++, C# (C Sharp) e J# (J Sharp). Também é um grande produto de desenvolvimento na área web, usando a plataforma do ASP.NET.

 

DREAMWEAVER - incorpora um notável suporte para várias tecnologias web, tais como XHTML, CSS, JavaScript, Ajax, PHP, ASP, ASP.NET, JSP, ColdFusion e outras linguagens Server-side.

 

Lembrando que nenhuma dessas citadas é de fato a melhor, é somente uma indicação, já que todas cumprem o papel de ajudar na programação. Caso você se interesse por alguma, basta procurar no google que com certeza você irá encontrar. Caso contrário basta entrar em contato comigo, que prontamente irei responder com link da IDE.

 

2.3 - Eu posso usar editores de texto para fazer meus programas?

Lógico. É uma alternativa. Existem por aí ótimos editores de textos focadas para escrita de programa como o NotePad++. É interessante começar por esses editores basicões mesmo, para ir pegando as sintaxes da linguagem, para você saber ao menos o básico de cabeça. Depois ir para uma IDE mais robusta. O único problema é que eles não possuem compiladores.

 

 

3.0 - SOBRE CRIAÇÃO DE CHEATS

 

3.1 - Como criar um hack/cheat?

Não existe uma receita. é relativo ao jogo para qual será desenvolvido, e as funções que o software desempenhará.

Criar um hack/cheat para um jogo é um processo complicado,pois,não envolve somente saber programação, vai muito além disso. É necessário saber de "Edição de Memória", afinal, é o que é modificado para alterar as configurações do jogo. Você precisará saber pegar o endereço de memória certo a ser modificado e saber setar um novo valor nesse endereço. É o famoso RPM E WPM (Read Process Memory e Write Process Memory). Depois codificar isso. Mas não é só isso, geralmente os jogos tem proteção. Não é tão fácil chegar e sair pegando endereços e mudando sem mais nem menos. É necessário um estudo dessa proteção, achar formas de burlá-la, para isso será necessário saber de conceitos como Debbuging e outros para alcançar seu objetivo.

Como visto, é necessário muito estudo. Existem algumas Sources de Cheats na internet, você pode procurar e ver para ter uma noção de como funciona, estudá-la e saber identificar como as coisas estão funcionando no código. Importante é usar para estudos, para você saber criar a sua própria e não sair editando programas alheios. Fora os diversos tutorias que você encontra. Procure também por conteúdos em inglês, geralmente são encontrados com mais frequência e estes são bem mais úteis em termos de bom conteúdo.

[Comentário de Auxílio do membro ☢|EXPL01T3R|☣] - http://www.webcheats.com.br/threads/duvida-como-criar-hackers.2522044/

 

3.2 - Qual linguagem devo usar para fazer meu cheat?

Qual você quiser, ou melhor, qual você souber programar. Pode ser Delphi, C, Visual Basic, C++, dentre outras. Lembrando que você estará desenvolvendo um cheat, ou seja ou software desktop, use linguagens propicias a isso.

 

a%2Bseparador%2B3.gif

 

Perguntas e temas estão em negrito, respostas estão em itálico. Fontes estão dentro de quotes.

 

O FAQ ainda está em construção, ou seja, sujeito a alterações!

 

Tópico Criado - 27/02/2016

Tópico Editado - 03/03/2016 (Adicionado pergunta 1.6)

 

Nando | Ex Moderator

bXbEjwF.png

Em meio a tantas guerras, feras, eras de rancor

Quem vai dizer de amor?

E num mundo onde muita coisa é cara e sem valor

Quem vai dizer de amor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que ficou perfeito, ótimo texto, muito escrito, bem formatado, na minha opinião merecia fixo..

 

a única coisa que poderia ser adicionada para ficar ainda melhor seriam links para conteúdos relacionados a lógica de programação, a um tempo atrás eu fiz um tópico que reunia várias apostilas sobre o assunto, vou dar uma garimpada e se eu achar edito aqui, mas de qualquer forma o tópico esta excelente

 

#! Edit

 

Apostilas de lógica

http://www.webcheats.com.br/threads/apostilas-sobre-l%C3%B3gica-de-programa%C3%A7%C3%A3o.2050498/

python-doc-icon.jpg

wVNulLU.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que ficou perfeito, ótimo texto, muito escrito, bem formatado, na minha opinião merecia fixo..

 

a única coisa que poderia ser adicionada para ficar ainda melhor seriam links para conteúdos relacionados a lógica de programação, a um tempo atrás eu fiz um tópico que reunia várias apostilas sobre o assunto, vou dar uma garimpada e se eu achar edito aqui, mas de qualquer forma o tópico esta excelente

 

#! Edit

 

Apostilas de lógica

http://www.webcheats.com.br/threads/apostilas-sobre-lógica-de-programação.2050498/

 

Obrigado pelo comentário.

Tomei a liberdade de recolocar a lista no tópico, pois no tópico estava com alguns bugs no BBCODE e o tópico estava fechado impossibilitando a edição, e retirei alguns links que não estavam mais funcionado.

bXbEjwF.png

Em meio a tantas guerras, feras, eras de rancor

Quem vai dizer de amor?

E num mundo onde muita coisa é cara e sem valor

Quem vai dizer de amor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.