Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão Alistamento CPOR/RJ


mestregd1
 Compartilhar

Posts Recomendados

Hoje tive de ir se apresentar na região militar no cs (comissão de seleção), até que foi tranquilo levando em conta o tempo limitado para fazer o primeiro exame (psicotécnica) no qual ficou faltando 3 perguntas para eu completar. Enfim, de muitas pessoas que foram, em alguns casos, como o meu, eles grampearam no meu certificado (cam), uma filipeta do CPOR/RJ, porém, já amanhã (29/09/16) tenho de voltar lá para fazer a prova de conhecimentos gerais no próprio cs, não mandaram eu ir em outro lugar, apenas voltar no cs.

Neste caso no qual eu fui incluído (nem todos tiveram esse privilégio ou não), eu não sei como funcionaria, eu seria designado para ir como estudante e fazer a prova lá no CPOR ou vai como recruta? Além disso na hora de entrevista, o sargento perguntou se eu tinha alguma qualidade profissional, eu afirmei que tenho alguns diplomas, e ele respondeu que será bom eu levar isso quando for ao CPOR.

 

A questão é:

1 - Embora eu não tenha escolhido, eu irei obrigatóriamente fazer a prova ou pelo fato de eu ter alguma qualidade e ensino médio eu entraria no cpor como recruta? (Quais as chances de isso acontecer?)

2 - Eu posso trancar a faculdade para iniciar o CPOR, ou devo estar cursando paralelamente ambos?

3 - Qual o soldo do formando e após de estar formado?

4 - Depois de formado, eu irei continuar na ativa ou sou automaticamente dado como reservista? Ou seja pego meu certificado e fico não remunerado?

5 - Meus cursos complementares, podem ajudar significativamente ou isso não implica de certa forma?

 

Desde já eu agradeço, e embora não seja muito comentado aqui no fórum, quem quiser debater ou perguntar sobre tais assunto, sinta-se livre no que eu puder de fato ajudar.. Abraço :)

Cuidado com o mal que prática, o perdão vem de Deus e as consequências vem da vida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se tem uma filipeta do CPOR, e porque eles querem te colocar pra servir (ou porque voce se inscreveu), A prova do CPOR e apenas para voce conseguir entrar ou nao (vai como civil), conseguindo, de facto voce entra como recruta a menos que voce faca algum concurso pra entrar como oficial.

Sobre trancar a matricula ou nao, devera se informar no dia da apresentacao, pois se voce for dado por eles como apto A, voce vai ficar la direto e provavelmente nao vai poder fazer a faculdade.

 

*Voce so entra como oficial sem fazer concurso se voce ja tiver concluido o ensino superior, e eles podem te designar uma funcao especifica de acordo com sua especializacao feita na faculdade.

 

*Se voce for reprovado nas avaliacoes do CPOR, voce volta pra reserva (o meu caso), e so vai conseguir ingressar nas FA fazendo concurso ou tendo faculdade (ou se tiver guerra no brasil).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se tem uma filipeta do CPOR, e porque eles querem te colocar pra servir (ou porque voce se inscreveu), A prova do CPOR e apenas para voce conseguir entrar ou nao (vai como civil), conseguindo, de facto voce entra como recruta a menos que voce faca algum concurso pra entrar como oficial.

Sobre trancar a matricula ou nao, devera se informar no dia da apresentacao, pois se voce for dado por eles como apto A, voce vai ficar la direto e provavelmente nao vai poder fazer a faculdade.

 

*Voce so entra como oficial sem fazer concurso se voce ja tiver concluido o ensino superior, e eles podem te designar uma funcao especifica de acordo com sua especializacao feita na faculdade.

 

*Se voce for reprovado nas avaliacoes do CPOR, voce volta pra reserva (o meu caso), e so vai conseguir ingressar nas FA fazendo concurso ou tendo faculdade (ou se tiver guerra no brasil).

 

É, na verdade a filipeta ficou no cs mas fiquei como apto A realmente. Inclusive não fiquei pendente em nenhuma parte, graças a Deus. Por que se dependesse, não iria passar (vi muitos peixes passando direto). Além disso, hoje compareci lá de novo (cs) e na segunda feira 03/10 já terei de comparecer ao cpor.

Queria trancar a faculdade pelo fato de querer se dedicar na carreira militar por enquanto, fico com receio de fazer o EsSa por ser tão distante e infelizmente não poder agora. Já o cpor fica a poucos metros da minha residência, realmente será um grande adianto, mas, se realmente não puder trancar a faculdade já estou pensando em se matricular em educação física.

 

Em questão, hoje o Subtenente disse que depois de 1 ano formando agente passa a ser aspirante-a-oficial.

Cuidado com o mal que prática, o perdão vem de Deus e as consequências vem da vida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte @mestregd1, você foi designado pro CPOR. 1. Você vai passar por diversas provas, tanto físicas como teóricas. (Se quiser saber mais sobre as provas, pergunte-me). Ao passar, você entrará como Aluno, (Sim, como aluno e não como Recruta). 2. Você deve permanecer na Faculdade pelo menos até ingressar no CPOR. (Não aconselho trancar). 3. O Soldo aumentou em Agosto, e passou a ser 997, mas ano que vem vai aumentar de novo. (Só olhar na tabela depois.) O Soldo do Formado depende se você for bem classificado no curso e se voltar como Aspirante. (Aí o Soldo será de 6600 e alguma coisa). Aumentará quando for 1º Tenente. 4. Depende do seu desempenho no curso. Porém, são apenas 8 anos. (1 como aluno e 7 como oficial). 5. Depois que você entrar, não implica em nada. (Aliás, você já foi designado pra fazer prova pra lá, então não implica em mais nada. Estou terminando o NPOR esse ano, dia 3 de Dezembro me formo aspirante de Cavalaria. Boa sorte aí, qualquer dúvida é só chamar.
oZfIL7Z.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[QUOTE="'Chivunk, post: 9541673, member: 3598402"]Seguinte @mestregd1, você foi designado pro CPOR. 1. Você vai passar por diversas provas, tanto físicas como teóricas. (Se quiser saber mais sobre as provas, pergunte-me). Ao passar, você entrará como Aluno, (Sim, como aluno e não como Recruta). 2. Você deve permanecer na Faculdade pelo menos até ingressar no CPOR. (Não aconselho trancar). 3. O Soldo aumentou em Agosto, e passou a ser 997, mas ano que vem vai aumentar de novo. (Só olhar na tabela depois.) O Soldo do Formado depende se você for bem classificado no curso e se voltar como Aspirante. (Aí o Soldo será de 6600 e alguma coisa). Aumentará quando for 1º Tenente. 4. Depende do seu desempenho no curso. Porém, são apenas 8 anos. (1 como aluno e 7 como oficial). 5. Depois que você entrar, não implica em nada. (Aliás, você já foi designado pra fazer prova pra lá, então não implica em mais nada. Estou terminando o NPOR esse ano, dia 3 de Dezembro me formo aspirante de Cavalaria. Boa sorte aí, qualquer dúvida é só chamar.[/QUOTE] Muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas, compareci ao CPOR, fiz um exame odontológico e realizei uma entrevista. Agora mandaram voltar em janeiro na cs para saber se vou ou não para o CPOR concorrer a essas provas teóricas e praticas. [I][B]2. Você deve permanecer na Faculdade pelo menos até ingressar no CPOR. (Não aconselho trancar). [/B][/I] Não entendi, não é bom trancar antes de entrar no cpor, ou mesmo depois de ingressar é bom continuar na faculdade?

Cuidado com o mal que prática, o perdão vem de Deus e as consequências vem da vida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você trancar antes de ingressar você não entra.

Antigamente tinha que fazer o CFOR e a faculdade, mas hoje em dia você já pode trancar.

Olha, Janeiro? Se eu não me engano foi la pelo dia 5/6 que comecei a ir mesmo.

Depois disso você vai começar a ir toda semana praticamente.

Boa sorte nas provas, tanto nas físicas quanto na teórica.

Só digo uma coisa, é um ano extremamente cansativo, você tem que gostar bastante, mas mesmo assim as vezes vai bater aquele arrependimento de ter entrado.

A primeira prova física é de boa, 2100 em 12 minutos, 2 barras, nao lembro quantas flexoes e abdominais, mas é fichinha.

Sei que é melhor você dar seu máximo.

Teve gente que fez 0 barras e 20 flexões e entrou.

Se dedique a prova teórica e redação que também não é muito difícil.

oZfIL7Z.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você trancar antes de ingressar você não entra.

Antigamente tinha que fazer o CFOR e a faculdade, mas hoje em dia você já pode trancar.

Olha, Janeiro? Se eu não me engano foi la pelo dia 5/6 que comecei a ir mesmo.

Depois disso você vai começar a ir toda semana praticamente.

Boa sorte nas provas, tanto nas físicas quanto na teórica.

Só digo uma coisa, é um ano extremamente cansativo, você tem que gostar bastante, mas mesmo assim as vezes vai bater aquele arrependimento de ter entrado.

A primeira prova física é de boa, 2100 em 12 minutos, 2 barras, nao lembro quantas flexoes e abdominais, mas é fichinha.

Sei que é melhor você dar seu máximo.

Teve gente que fez 0 barras e 20 flexões e entrou.

Se dedique a prova teórica e redação que também não é muito difícil.

 

Essa semana já estarei correndo atrás, embora eu tenha uma certa facilidade para a parte prática, prefiro me exercitar e me preparar mais. Em relação a trancar a faculdade é que serei pai ano que vem, isso não especifiquei lá pois eu quero muito servir, e tecnicamente não sou pai ainda e não seria injusto comigo dizendo que já sou. Esse é o maior motivo por eu querer trancar a faculdade, pois terei de me dedicar entre a carreira militar e ir levando com algum trabalho paralelamente. No caso de fazer essas 3 junções de militar, faculdade e trabalho no meio do ano com certeza eu já desistiria pelo cansaço mental e físico.

Enfim, eu espero poder trancar, pra ser franco, vou relevar alguns meses antes de trancar para que não haja problema. Enfim, ano que vem espero poder dar essa noticia boa, obrigado por compartilhar essa experiência.

Cuidado com o mal que prática, o perdão vem de Deus e as consequências vem da vida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.