Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

O que fazer se você estiver numa multidão no meio de um tumulto


CyberLady
 Compartilhar

Posts Recomendados

Antes de ir a um evento lotado, pesquise e se prepare para o caso de necessidade

The New York Times
 

Um tumulto ocorrido numa multidão durante a comemoração do Halloween em Seul, Coreia do Sul, deixou pelo menos 151 mortos e tornou-se a mais recente de uma série de tragédias em que pessoas morreram esmagadas em multidões. Este mês se completará um ano desde o festival Astroworld em Houston, onde dez pessoas morreram e centenas de outras ficaram feridas num concerto de Travis Scott. Em outubro, mais de cem pessoas morreram prensadas numa partida de futebol na Indonésia.

 

Apesar desses incidentes que ganharam grande destaque, "episódios como esses são muito raros", disse Clifford Stott, professor de psicologia social na Universidade Keele, na Inglaterra, e especialista em comportamento de multidões. "É muito raro que as pessoas se encontrem em circunstâncias nas quais esse tipo de coisa possa ocorrer."

Socorristas trabalham no resgate dos mortos e feridos na festa de halloween em Seul, na Coreia do Sul
Socorristas trabalham no resgate dos mortos e feridos na festa de halloween em Seul, na Coreia do Sul - 30.out.22 - Xinhua/Newsis

Mesmo assim, segundo especialistas, existem estratégias simples que podem ajudar a conservar as pessoas em segurança em situações de multidão. Paul Wertheimer, de Los Angeles, é especialista em segurança de multidões. Para ele, "não importa quão grande ou forte você seja. Se ficar prensado no meio de uma multidão, tudo estará fora de seu controle."

 

Veja o que é preciso saber.

O que fazer antes de ir a um evento lotado

  • Pesquise o evento. Exija que seus filhos também fiquem preparados.

Os eventos organizados, que requerem ingresso, quase sempre contam com um plano de segurança para a multidão; logo, esse tipo de evento pode ser uma opção mais segura. Festas abertas e informais, na rua, geralmente contam com menos medidas de segurança. Segundo Wertheimer, os eventos mais perigosos geralmente são aqueles onde só há espaço para ficar em pé e onde não há lugares marcados.

 

Os pais precisam ter consciência do tipo de evento ao qual seu filho está indo, opinou G. Keith Still, professor visitante de ciência de multidões na Universidade de Suffolk, na Inglaterra. Oriente seus filhos para descobrirem onde estão as saídas e ficarem alertas para potenciais perigos, como corredores ou escadarias que estejam ficando superlotados.

 

  • Assim que você chegar, preste atenção a como o evento é organizado.

 

Se a entrada do evento parecer mal organizada —por exemplo, se o processo de revista de segurança e verificação de ingressos for confuso e turbulento—, é bem possível que o resto do evento não seja bem organizado para lidar com uma multidão, disse Still. "Se parecer caótico, eu tentaria evitar pontos de alta densidade de pessoas daquele momento em diante", ele recomendou. Se não houver lugares marcados, pode ser boa ideia procurar a área mais vazia do espaço, mesmo que isso signifique ficar longe do palco.

  • Saiba onde ficam as saídas em todo o espaço.

 

Você deve verificar onde se situa a saída mais próxima do lugar onde você está sentado ou em pé, disse Wertheimer. E quando se deslocar pelo recinto, procure as saídas próximas da lanchonete ou do banheiro, porque uma turbulência na multidão pode ocorrer inesperadamente e em qualquer lugar.

 

Para George Chiampas, diretor da iniciativa de preparo para emergências na comunidade e administração de desastres da Northwestern Medicine, as pessoas devem olhar para todos os lados constantemente, à procura de sinais de que uma multidão está ficando densa demais ou que a saída está fora do alcance delas.

Como saber se a situação estiver ficando perigosa?

Fique atento para sinais de que a multidão está se adensando de maneira perigosa. Se você estiver sendo empurrado contra as pessoas em volta, isso pode ser um sinal de que o evento está ficando perigoso, disse Wertheimer. Olhe à sua volta e veja se há administradores ou funcionários de segurança monitorando a situação. Se não houver nenhum, isso também pode ser sinal de que a situação não é segura.

 

"Quando você sente que há um congestionamento ou que seu espaço pessoal está sendo invadido, isso é sinal de que pode ser boa ideia ir para uma área diferente e não ficar esperando a situação se agravar", disse Gil Fried, especialista em administração de multidões e professor na Universidade da Flórida Ocidental. Por exemplo, por divertido que seja assistir a um show de frente para o palco, o fundo da sala ou do recinto provavelmente está menos lotado, logo, mais seguro.

O que fazer se ocorrer um tumulto na multidão

  • Fique de pé como um boxeador.

 

Mantenha os braços na frente do peito para criar mais espaço entre você e a pessoa à sua frente, recomendou Wertheimer. Fique na postura de um boxeador, com um pé mais à frente que o outro, para lhe dar mais estabilidade e para que você possa absorver a pressão das pessoas que o estão empurrando. Mantenha os joelhos flexíveis, para que seu corpo não fique rígido e você consiga se mover.

 

  • Se deixar alguma coisa cair, não tente pegá-la do chão.

 

Mesmo que seu telefone caia ao chão, não se abaixe para pegá-lo, aconselhou Wertheimer, senão você correrá o risco de não conseguir mais se levantar.

 

  • Não grite.

 

Você fará bem em poupar seu oxigênio, e gritar provavelmente é inútil no meio de uma multidão, disse Wertheimer, mesmo que seja um grito pedindo ajuda. E, como o ar numa multidão tende a ficar quente e abafado, erga a cabeça para ter mais acesso a ar fresco.

 

  • Se você cair, deite-se de lado.

 

Você quer permanecer de pé. Mas, se cair, procure se deitar do lado esquerdo para proteger seu coração e pulmões, disse Wertheimer. Se você ficar de bruços ou de costas e as pessoas caírem em cima de você, haverá o risco de seu peito ficar comprimido.

 

  • Saia pela borda da multidão.

 

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que, quando perceber um momento de calma no meio do tumulto, você abra caminho diagonalmente até a borda da multidão. E não oponha resistência à força da multidão.

 

Tumultos em multidões são raros, mas uma situação aparentemente segura pode se converter muito rapidamente numa situação perigosa. Quando você vai a um evento lotado, a melhor estratégia, segundo especialistas, é sempre ir munido de um plano para o que fazer num cenário tenebroso e ficar atento ao que está acontecendo à sua volta.

 

Tradução de Clara Allain

Editado por Kanako
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.