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mapa [Tutorial] Edição de mapa de WYD no Unity3D (Completo)


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  • Velha Guarda
Postado (editado)

E ai pessoal, com vai?

 

Então, peguei esse projeto postado aqui e dei uma atualizada, logo de cara digo que não sou um exímio programador em C#, mas sei o básico pois já mexi com XNA uns anos atrás.

Usei o gepeto (vulgo chatGPT) para auxiliar no projeto, pois é um dos propósitos dessa ferramenta. Entao bora lá pro projeto? :)

Peço que por favor leiam o post todo antes de postar alguma duvida, no finalzinho farei um mini faq com possíveis duvidas \o/

 

⟣──────〈 CRÉDITOS 〉──────⟢

 

Ja quero começar com os créditos já que o projeto não é meu. Peguei ele nesse topico postado pelo @ MUITOLOCOK99 e la ele diz ser do skewed (Eric)

Tentei por o @ dele mas tem alguns skewed, entao deixarei assim (se alguem souber o link do perfil dele aqui pode me mandar por gentileza.

Edit.: me informaram que o arroba do Eric é esse @ skewed2

 

Topico onde peguei o projeto

Spoiler

 

 

 

⟣──────〈 O QUE É O PROJETO? 〉──────⟢

 

Ele carrega seus arquivos .dat e .trn do WYD dentro do Unity3D para fazer modificações como adicionar objetos ja existentes, mudar de posição, mudar texturas etc...

 

Toda a logica dele está no script feito em C# (NewBehaviourScript1.cs), ele carrega os arquivos .dat e .trn localizados na raiz do projeto Unity, então, não adianta por varios arquivos la dentro, somente 2 de cada vez (1 de cada extensão), edite, salve e veja como ficou no WYD.

 

Um resumo do scritp C#:

 

Usando declarações: Importa namespaces necessários para o script.
Declaração de classe: Declara a classe NewBehaviourScript1, que herda de MonoBehaviour.
Variáveis estáticas públicas: Define variáveis estáticas públicas para armazenar informações sobre o nome do arquivo, estrutura do terreno (TrnStruct.Tile), nome do arquivo de terreno e listas de objetos e texturas no jogo.
Método Start(): Chamado uma vez no início. Inicializa as variáveis e lê arquivos necessários.
Região do arquivo de objeto: Define uma região para leitura do arquivo de objeto.
Leitura do arquivo MeshList: Lê o arquivo MeshList.txt e preenche a lista de objetos (MeshList) com informações sobre cada objeto.
Leitura do arquivo .dat: Lê o primeiro arquivo .dat encontrado no diretório atual e cria objetos com base nas informações lidas.
Região do terreno: Define uma região para manipulação do terreno.
Leitura do arquivo de textura de terreno: Lê o arquivo EnvTextureList3.txt e preenche a lista de texturas (TextureList) com informações sobre cada textura.
Leitura do arquivo .trn: Lê o arquivo .trn encontrado no diretório atual e gera o terreno do jogo com base nas informações lidas.
Método Update(): Chamado a cada quadro. Lida com a lógica de salvar arquivos quando as teclas F5 ou F6 são pressionadas.
Salvando .dat: Ao pressionar F5, o script tenta salvar as informações do jogo em um novo arquivo .dat.
Salvando .trn: Ao pressionar F6, o script tenta salvar as informações do terreno em um novo arquivo .trn.

 

Esse script realiza a leitura de arquivos de dados, criação de objetos e terrenos no jogo e permite que o jogador salve as alterações feitas no mundo do jogo.

 

 

⟣──────〈 ABRINDO O PROJETO 〉──────⟢

 

A versão usada do Unity3D é a 2019.3.7f1 (no final da postagem tem o link do torrent dele, pois to usando uma versao full crackeado pois quero fazer umas outras coisas que a versão free nao me deixa srrsrs)

 

Abra o HUB e clique em ADD

 

iPbFfur.png

Nota: Uma vez ja aberto, so abrir o hub e clicar em cima do Project Name

 

Seleciona e a pasta

 

1yysg7W.png

 

Ele ira carregar os arquivos e pronto

 

YCgqddK.png

 

Os seus arquivos .dat e .trn devem ficar nessa pasta do seu projeto

 

HQJ89ze.png

 

Nota: Ele SEMPRE irá carregar o PRIMEIRO .dat e .trn que encontrar na pasta, então por exemplo, ao salvar ele irá gerar um "new_Field1616.dat", se voce nao apagar ou mover o "Field1616.dat", se clicar no play no Unity ele irá carregar novamente o "Field1616.dat" sabe pq ? A letra "F" vem primeiro que a letra "N".

 

 

⟣──────〈 EDITANDO SEU MAPA .DAT 〉──────⟢

 

Fiz um video para melhor ilustrar, aproveitem

 

 

Recomendação: FAÇAM alterações pequenas e aos poucos, e SALVEM, pra caso dê erro, nao perder todo o progresso, então, façam o que desejam fazer aos poucos, salva, dando certo, faça uma copia e modifiquem ela, pra, caso de errado, nao perder aquele .dat 

 

 

⟣──────〈 EDITANDO SEU TERRENO .TRN 〉──────⟢

 

Mesma coisa para o .trn

Mas vejam o video todo, pois nessa parte tem uma peculiaridade sobre o "tile" e o "mtile"

 

 

 

 

⟣──────〈 BONUS 〉──────⟢

 

Como andar pelo mapa :)

 


 

 

⟣──────〈 FAQ 〉──────⟢

 

P: Esse projeto e seu?

R: Nao, com dito al em cima, so peguei ele e deu uma atualizada para todos usarem

 

P: Deu erro no meu, o que faço?

R: Assim nao da pra saber que erro é, sem print ou qualquer informação, então, antes  de falar q deu erro, leia todo o tutorial e veja o que fez de diferente, e se mesmo assim deu erro, seja mais claro dizendo qual e aonde e com print pra facilitar

 

P: Consigo baixar objetos 3d e inserir no mapa?

R: Nao, no estado atual do projeto nao, a menos que vc saiba como os obj funciona e tals para ser inserido, que pretendo com o tempo aprender (criar novos objetos)

 

P: Consigo inserir NOVAS texturas?

R: Ate dá, mas nao pude testar pois não tenho aquelas ferramentas de texturas pro WYD, pra abrir no photoshop, tratar e tals

 

P: Consigo usar isso numa outra versão do Unity3D?

R: Nao sei, eu usei a citado acima (download abaixo), tente ai e me diga depois >.<

 

 

⟣──────〈 CONSIDERAÇÕES FINAIS 〉──────⟢

 

Dito isso, se quaiqer problemas der, e eu nao souber, vou dizer, pois como dito acima, nao sei tudo, então podemos aprender todos nós juntos, mas com esse basico ai já da pra fazer muita coisa pro seu WYD.

 

Obrigado!

 

 

⟣──────〈 DOWNLOAD 〉──────⟢

 

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Editado por Arkanun1000

qRXaV1L.png

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  • Velha Guarda
3 horas atrás, hanren disse:

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F6 can't save .trn

 

Hey!

So, you probably placed a 'tile' texture on top of an object other than the floor. Watch the video again to see how I did it and give me your feedback!

Hugs!
 

qRXaV1L.png

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  • Velha Guarda
5 minutos atrás, Grego disse:

Esse é um tipo de tópico gostoso de se ler. Conteúdo rico em informações e aprendizados. Parabéns!

Obrigadão pelas palavras meu querido :D

 

qRXaV1L.png

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  • Velha Guarda
16 horas atrás, felipes2x disse:

Sensacional! Seu post é uma verdadeira joia para a comunidade. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento valioso!

Disponha meu camarada!!!!!! :valorant8493-sage-thumbsup:

 

10 horas atrás, gnib disse:

Bom conteúdo meu camarada, o perfil do Eric é @ skewed2

Obrigado broder!!!!! atualizei o post :valorant8493-sage-thumbsup:

 

 

qRXaV1L.png

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  • 2 semanas atrás...
  • Velha Guarda
31 minutos atrás, eiisrael disse:

É necessário o HUB 2.3.0 ? Ou funciona com a nova versão ? Não o achei disponível para download. :triste2:

No topico tem um link torrent pro Unity, nele tem o HUB pra instalar, o que uso no tutorial

Tem um txt nele quando vc baixar explicando certinho como instalar, nao tem erro!! :kkkQ:

Abraços!

qRXaV1L.png

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