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mapa [Tutorial] Edição de mapa de WYD no Unity3D (Completo)


Arkanun1000
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8 horas atrás, kaueabrantes12 disse:

Opa, tudo bem? Estou achando algumas coisas para Unity, esse dos mapas é interessante, estou querendo brincar no Unity e usar as Meshs do WYD, tem como colocar os personagens também no Unity? Itens também? Não sei se entendeu onde eu quero chegar, é como criar um jogo alternativo, mas com os 'Meshs' do WYD.

entendi sim, e dá kkkkk

teve um membro q anos atras fez uma "demo" disso, mas acho q nao deu prosseguimento, tentei achar agora o video no Yutube mas nao achei

 

os membros aqui mais antigos sabem de quem to falando

 

Mas se vc for fazer, seria modelar personagens 3d e por as texturas neleas para ficar igual.

Daria pra fazer todo um sistema de inventario, barra de life/mana igual a varios jgos de RPG, mas daria um certo trabalho srsrsrs mas iam ficar irado

 

abçs!

 

 

EDIT

 

Achei, nao sei se é da mesma pessoa, mas a ideia é a mesma

 

 

 

 

 

 

Editado por Arkanun1000

qRXaV1L.png

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  • 2 semanas atrás...
  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...
Em 05/05/2024 em 13:20, Arkanun1000 disse:

E ai pessoal, com vai?

 

Então, peguei esse projeto postado aqui e dei uma atualizada, logo de cara digo que não sou um exímio programador em C#, mas sei o básico pois já mexi com XNA uns anos atrás.

Usei o gepeto (vulgo chatGPT) para auxiliar no projeto, pois é um dos propósitos dessa ferramenta. Entao bora lá pro projeto? :)

Peço que por favor leiam o post todo antes de postar alguma duvida, no finalzinho farei um mini faq com possíveis duvidas \o/

 

⟣──────〈 CRÉDITOS 〉──────⟢

 

Ja quero começar com os créditos já que o projeto não é meu. Peguei ele nesse topico postado pelo @ MUITOLOCOK99 e la ele diz ser do skewed (Eric)

Tentei por o @ dele mas tem alguns skewed, entao deixarei assim (se alguem souber o link do perfil dele aqui pode me mandar por gentileza.

Edit.: me informaram que o arroba do Eric é esse @ skewed2

 

Topico onde peguei o projeto

  Mostrar conteúdo oculto

 

 

 

⟣──────〈 O QUE É O PROJETO? 〉──────⟢

 

Ele carrega seus arquivos .dat e .trn do WYD dentro do Unity3D para fazer modificações como adicionar objetos ja existentes, mudar de posição, mudar texturas etc...

 

Toda a logica dele está no script feito em C# (NewBehaviourScript1.cs), ele carrega os arquivos .dat e .trn localizados na raiz do projeto Unity, então, não adianta por varios arquivos la dentro, somente 2 de cada vez (1 de cada extensão), edite, salve e veja como ficou no WYD.

 

Um resumo do scritp C#:

 

Usando declarações: Importa namespaces necessários para o script.
Declaração de classe: Declara a classe NewBehaviourScript1, que herda de MonoBehaviour.
Variáveis estáticas públicas: Define variáveis estáticas públicas para armazenar informações sobre o nome do arquivo, estrutura do terreno (TrnStruct.Tile), nome do arquivo de terreno e listas de objetos e texturas no jogo.
Método Start(): Chamado uma vez no início. Inicializa as variáveis e lê arquivos necessários.
Região do arquivo de objeto: Define uma região para leitura do arquivo de objeto.
Leitura do arquivo MeshList: Lê o arquivo MeshList.txt e preenche a lista de objetos (MeshList) com informações sobre cada objeto.
Leitura do arquivo .dat: Lê o primeiro arquivo .dat encontrado no diretório atual e cria objetos com base nas informações lidas.
Região do terreno: Define uma região para manipulação do terreno.
Leitura do arquivo de textura de terreno: Lê o arquivo EnvTextureList3.txt e preenche a lista de texturas (TextureList) com informações sobre cada textura.
Leitura do arquivo .trn: Lê o arquivo .trn encontrado no diretório atual e gera o terreno do jogo com base nas informações lidas.
Método Update(): Chamado a cada quadro. Lida com a lógica de salvar arquivos quando as teclas F5 ou F6 são pressionadas.
Salvando .dat: Ao pressionar F5, o script tenta salvar as informações do jogo em um novo arquivo .dat.
Salvando .trn: Ao pressionar F6, o script tenta salvar as informações do terreno em um novo arquivo .trn.

 

Esse script realiza a leitura de arquivos de dados, criação de objetos e terrenos no jogo e permite que o jogador salve as alterações feitas no mundo do jogo.

 

 

⟣──────〈 ABRINDO O PROJETO 〉──────⟢

 

A versão usada do Unity3D é a 2019.3.7f1 (no final da postagem tem o link do torrent dele, pois to usando uma versao full crackeado pois quero fazer umas outras coisas que a versão free nao me deixa srrsrs)

 

Abra o HUB e clique em ADD

 

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Nota: Uma vez ja aberto, so abrir o hub e clicar em cima do Project Name

 

Seleciona e a pasta

 

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Ele ira carregar os arquivos e pronto

 

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Os seus arquivos .dat e .trn devem ficar nessa pasta do seu projeto

 

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Nota: Ele SEMPRE irá carregar o PRIMEIRO .dat e .trn que encontrar na pasta, então por exemplo, ao salvar ele irá gerar um "new_Field1616.dat", se voce nao apagar ou mover o "Field1616.dat", se clicar no play no Unity ele irá carregar novamente o "Field1616.dat" sabe pq ? A letra "F" vem primeiro que a letra "N".

 

 

⟣──────〈 EDITANDO SEU MAPA .DAT 〉──────⟢

 

Fiz um video para melhor ilustrar, aproveitem

 

 

Recomendação: FAÇAM alterações pequenas e aos poucos, e SALVEM, pra caso dê erro, nao perder todo o progresso, então, façam o que desejam fazer aos poucos, salva, dando certo, faça uma copia e modifiquem ela, pra, caso de errado, nao perder aquele .dat 

 

 

⟣──────〈 EDITANDO SEU TERRENO .TRN 〉──────⟢

 

Mesma coisa para o .trn

Mas vejam o video todo, pois nessa parte tem uma peculiaridade sobre o "tile" e o "mtile"

 

 

 

 

⟣──────〈 BONUS 〉──────⟢

 

Como andar pelo mapa :)

 


 

 

⟣──────〈 FAQ 〉──────⟢

 

P: Esse projeto e seu?

R: Nao, com dito al em cima, so peguei ele e deu uma atualizada para todos usarem

 

P: Deu erro no meu, o que faço?

R: Assim nao da pra saber que erro é, sem print ou qualquer informação, então, antes  de falar q deu erro, leia todo o tutorial e veja o que fez de diferente, e se mesmo assim deu erro, seja mais claro dizendo qual e aonde e com print pra facilitar

 

P: Consigo baixar objetos 3d e inserir no mapa?

R: Nao, no estado atual do projeto nao, a menos que vc saiba como os obj funciona e tals para ser inserido, que pretendo com o tempo aprender (criar novos objetos)

 

P: Consigo inserir NOVAS texturas?

R: Ate dá, mas nao pude testar pois não tenho aquelas ferramentas de texturas pro WYD, pra abrir no photoshop, tratar e tals

 

P: Consigo usar isso numa outra versão do Unity3D?

R: Nao sei, eu usei a citado acima (download abaixo), tente ai e me diga depois >.<

 

 

⟣──────〈 CONSIDERAÇÕES FINAIS 〉──────⟢

 

Dito isso, se quaiqer problemas der, e eu nao souber, vou dizer, pois como dito acima, nao sei tudo, então podemos aprender todos nós juntos, mas com esse basico ai já da pra fazer muita coisa pro seu WYD.

 

Obrigado!

 

 

⟣──────〈 DOWNLOAD 〉──────⟢

 

Conteúdo escondido! Para visualiza-lo você precisa dar LIKE neste tópico.

 

A versão do Unity3D usada

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Obs.: Sigam o passo a passo do crakeamento do Unity que nao terá erro

 

Projeto do mapa

GDRIVE

 

Mirror 1

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Mirror 2

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Nota: Como está no meu drive pessoal, nao deve ficar off o link, mas com o tempo vou por em outros lugares como forma de backup.

 

 

 

 

 

 

 

 

Man, porque ao tentar abrir um mapa diferente, por exemplo o 1916 que é da parte do castelo Orc, as areas com "relevos" ou seja, o chão com relevo é exibido incorretamente, e ao salvar (sem modificar), todas as areas estão alterando a altura ? 

Resumindo, se eu apenas abrir o 1916 e salva-lo, editando ou não, toda há altura está modificando, de tudo. Seja dos objetos como do proprio terreno (ele está ficando mais baixo que o padrão).

"O MEU, O SEU, O NOSSO SALÁRIO É A MORTE !"

Wymieranie1.png

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40 minutos atrás, maggye disse:

 

 

 

Man, porque ao tentar abrir um mapa diferente, por exemplo o 1916 que é da parte do castelo Orc, as areas com "relevos" ou seja, o chão com relevo é exibido incorretamente, e ao salvar (sem modificar), todas as areas estão alterando a altura ? 

Resumindo, se eu apenas abrir o 1916 e salva-lo, editando ou não, toda há altura está modificando, de tudo. Seja dos objetos como do proprio terreno (ele está ficando mais baixo que o padrão).


Se não me engano, tinha isso no E-Mapas tb, a forma como a leitura é feita não abrange todas as possibilidades. Não é uma crítica, acontece =)

No modo debug, veja se na leitura os IDs estão corretos ou se algo parece fora do normal. Pode ser algum ID não cadastrado.

Estou fazendo um editor de mapas para outro jogo, eventualmente vai ser inserido no eWYD, se não conseguir reparar até lá, pode alterar por ele

 

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19 minutos atrás, 987987987 disse:


Se não me engano, tinha isso no E-Mapas tb, a forma como a leitura é feita não abrange todas as possibilidades. Não é uma crítica, acontece =)

No modo debug, veja se na leitura os IDs estão corretos ou se algo parece fora do normal. Pode ser algum ID não cadastrado.

Estou fazendo um editor de mapas para outro jogo, eventualmente vai ser inserido no eWYD, se não conseguir reparar até lá, pode alterar por ele

 


não não man, eu descobri o problema aqui.

Era eu que estava fazendo errado, pois não fiz igual no vídeo.

O correto era abrir o projeto, passar os 2 arquivos (.dat e .trn) para a pasta, e dar PLAY no unity3d.

O problema era que da maneira que eu estava fazendo não carregava os object terrain e terraincube.

Agora, eu segui o vídeo foi corretamente.

Foi descuido meu, assisti o vídeo e fiz de outra maneira kkkkkkkk


Obrigado mesmo assim.

OBS: (Vale ressaltar que estou tentando usar uma versão mais atual dos mapas, ou seja, da w2pp e não do br original e mesmo assim agora abriu corretamente)

Editado por maggye

"O MEU, O SEU, O NOSSO SALÁRIO É A MORTE !"

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