Ir para conteúdo
🥇 [Exclusivo] Seja um Membro VIP EXTREME! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Limpando um Cooler (Ventoinha)

Posts Recomendados

Bom galera, vou ensinar (ou pelo menos tentar) como limpar o cooler de seu computador.

1º -Se você não sabe nada de hardware e de computador, não tente fazer isso. Pode causar danos no seu cooler (ventoinha) e nos componentes internos do computador. Então se você esta com medo de fazer, não tem certeza que vai dar certo ou olhou para tudo e falou "Se eu mexer vai dar merda" levem em um técnico que é mais garantido.2º -Que fiquem na responsabilidade de vocês os danos causados. Eu faço aqui e nunca deu problema.

----------------------------------

Alguns cuidados:

- Bom, primeiramente eu peço as pessoas que vão fazer a limpeza do Cooler, desliguem o computador da tomada para evitar curtos e danos nas placas.

- Depois, desconectem os fios do Cooler da placa onde eles estiverem ligados.

- Logo em seguida retirem o Cooler de dentro do PC. Todos que são necessários fazer a limpeza.

- Não precisa remover a placa, a maioria dos Coolers é encaixada e parafusados, logo a remoção fica mais fácil.

- Se o Cooler for muito complexo, como de algumas placas de vídeo, deixe isso para profissionais, pq se eles quebrarem, eles são obrigados a substituir por um novo.

- Não façam a besteira de querer desmontar o próprio Cooler, que vai acabar quebrando ele. Esse tutorial ensina você fazer a limpeza na peça inteira, sem precisar desmontar o Cooler todo.

Materiais necessários:

- Chave de philips (se for magnetizada, melhor ainda)

- Cotonete

- Álcool (pq do álcool e não água? Pq o álcool se vaporiza rapidamente, assim evita deixar a peça molhada)

- Compressor de ar (ou algo que possa soprar ar, menos a sua boca ou a de outra pessoa)

- Óleo Singer (para maquinas de costura. Não recomendo outro tipo de lubrificante) custa R$ 2,00 uma bisnaga.

Como fazer:

Retire qualquer parafuso que prenda o Cooler na placa e remova-o em seguida. Não se esqueça de desconectar ele da mesma.

Pegue o Compressor de ar e esguiche ar nas peças qe você deseja limpar. Faça isso levemente para não danificar nenhuma peça. (para tirar o grosso)

Umedeça o cotonete no álcool e passe sobre as peças que você deseja limpar (Não passe em cima de nenhum circuito, micro-chip ou outra coisas) Limpe bem as elicie e em volta de tudo.

Pegue o compressor de ar novamente, segure as elicie para elas não rodarem e esguiche ar em todas as brechas para tirar qualquer resíduo de poeira que sobrou. Pode esguichar nos circuitos e onde passa os fios, que não tem perigo algum (se você estiver esguichando apenas AR)

No Cooler, você vai notar um adesivo em baixo (não o que vem escrito o nome do fabricante). Geralmente eles são pretos. Retire-o

Você vai ver o eixo das elicie, apenas a ponta dele. Pegue o Óleo Singer e pingue APENAS UMA GOTINHA em cima do eixo. Gire as elicie levemente para que o Óleo possa adentrar nas engrenagens e lubrificar. Retire o excesso de óleo para não vazar e grude o selo novamente para impedir que o liquido escorra para as placas. Se ele vier com uma tampinha pequena de borracha sobre o eixo, remova a tampinha, aplique o produto, coloque a tampinha e tire o excesso com um pedaço de papel higiênico ou toalha.

Pegue o compressor de ar novamente e esguiche levemente o ar por cima do Cooler para que as elicie possam girar e garantir uma melhor lubrificação.

Encaixe tudo de volta em seu devido lugar e verifique se não houve nenhum vazamento de Óleo.

Ligue o PC e veja se o barulho de enrosco parou.

Se não parar, troque o Cooler.

CUIDADO PARA EFETUAR A LIMPEZA DESSAS PEÇAS, ELSA SÃO MUITO FRAGIEIS.

Créditos: A mim, Dark_Killer por fazer o tutorial.

A minha placa de video, porque sem o Cooler ter dado pau eu nunca saberia disso.

E aos tecnicos de computador que me ajudaram e deram dicas para eu efetuar a limpeza com segurança.

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/57367-limpando-um-cooler-ventoinha/
Compartilhar em outros sites

Que pena nem posso abrir meu pc ainda ^^ esta na garantia ^^

tem um jeito mais facil, vou jogar agua ^^ suaHSUashaUHSaushAU

Pow vlw mais quandO eu poder abrir eu faço isso

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/57367-limpando-um-cooler-ventoinha/#findComment-338589

Ah, se é novo nem tem o pq fazer.

Agorea o meu que é velinho tava precisando mesmo.

Abraços.

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/57367-limpando-um-cooler-ventoinha/#findComment-346808

Muito bom.

Isso eh importante muita gente tem coolers fazendo barulhos e jah com um bom tempo de uso.

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/57367-limpando-um-cooler-ventoinha/#findComment-347200

Que bom, vejo que estou ajudando bastante com este tuto.

Pensei que nem serviria de muita coisa.

Mas como o Horus falou. Isso é bom para coolers com um bom tempo de uso e que estejam fazendo um barulho estranho.

Abraços

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/57367-limpando-um-cooler-ventoinha/#findComment-352508

Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.