Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão Evolução II: é só uma "teoria"


Kairs
 Compartilhar

Posts Recomendados

Hoje é uma aula que discute mais a ciência da natureza do que a Evolução em si.

 

MAS POR QUE? EU TÔ AQUI PRA LER SOBRE EVOLUÇÃO, PO%$!

 

Por um motivo simples: as pessoas que criticam ideias científicas fazem não as críticas aos argumentos, mas sim à forma do conhecimento.

 

Não entendeu? É bem simples: em vez de uma pessoa querer contestar a Evolução dando evidências de que está errada, ela diz que está errada porque é só uma 'teoria', ou porque cientista é tudo ateu anti-cristo.

 

E afinal de contas, será que essas pessoas sabem o que é teoria? Peço pra você parar uns segundos e tentar formular uma frase que defina o que é teoria.

 

>> Método científico: não existe um método fechadinho invariável de fazer ciências, mas ele segue alguns passos básicos - Observação -> Questionamento -> Hipóteses -> Experimento -> Resultado.

 

Você está na rua e vê um cachorro comendo mato. Se pergunta o motivo de ele fazer aquilo. Cria hipóteses com base em seus conhecimentos para explicar aquilo. -> Formula um experimento para testar se é por aquilo que você estava pensando -> Se for, publica os resultados para outras pessoas poderem replicar o que você fez. Se não, você também pode publicar, ou pode montar um novo Experimento e até reformular suas hipóteses.

 

Muita gente acha que teoria quer dizer uma coisa que você simplesmente tirou de sua cabeça. O que não é verdade.

 

Cientificamente, teoria é um corpo de conhecimento construído após as pessoas testarem hipóteses relacionadas ao assunto e essas corroborarem a teoria.

Por exemplo, a evolução por seleção natural é corroborada por técnicas de análises de isótopos e de radiocarbono nos fósseis, por dados genéticos, dados morfológicos, dados fisiológicos, etc.

 

>> A teoria nos permite fazer previsões: já viu previsão do tempo no Jornal Nacional? Eles conseguem prever o tempo com mais ou menos certa habilidade porque têm um corpo de conhecimento muito grande envolvendo conhecimentos climáticos. Na idade média, fazer previsão sem dados era magia (e muitas vezes falhavam), hoje em dia, podemos fazer previsões com a ciência.

 

>> A evolução não é só uma teoria, é um fato: a evolução vem sido testada há tanto tempo e de formas tão diferentes, além de ser observada bem na frente dos nossos olhos, que muitos cientistas afirmam que já podemos dizer que ela é um FATO. Fato é todo fenômeno que conseguimos observar na natureza. E, sim, a evolução é observável.

 

>> Teoria ou lei?: Se formos ser rigorosos, diremos que a Evolução é uma Lei. Leis são como são chamadas coisas que podemos no universo. Por exemplo, a Lei da equação E=mc² de Einstein nos diz o que acontece: No momento que um corpo com uma dada massa atingir a velocidade da luz, ele 'será' energia. Já a teoria da relatividade geral, também do Einstein, tenta explicar como isso acontece.

Ou seja, Lei descreve o fenômeno, a teoria investiga seus motivos.

 

>> E por que chamam Evolução de Teoria?: o termo me parece ser usado por vício de erro. Originalmente, falamos em Teoria da Evolução por Seleção Natural. Percebam que a Lei é a Evolução, e a Teoria seria uma maneira de explicar a Evolução, no caso, por seleção natural. Lembrem que falei pra vocês que há vários mecanismos pelos quais a Evolução ocorre: teoria de seleção sexual, natural, etc.

 

>> Finalizando: a Evolução se difere de outras Leis como as Leis da física pois não podemos expressá-la numa equação como a gente vê nas Leis de Newton, por exemplo. Mas não se engane, você não precisa necessariamente de uma equação para ter uma Lei.

 

No próximo tópico, vamos discutir brevemente alguns processos pelos quais a Evolução acontece. Ou seja, as teorias.

Último acesso: 12/04/2014 - 14:32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A evolução está presente em tudo e a todos os momentos, alguém que duvida dela é totalmente cego perante a vida real, não consegue perceber as mudanças que ocorrem diariamente.

Bom tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.