Ir para conteúdo
🥇 [Exclusivo] Seja um Membro VIP EXTREME! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

[GUIA] Aprenda a formatar seu computador!. WIN 7 & WIN XP

Posts Recomendados

1. INTRODUÇÃO

neste tópico falei sobre formatação dos S.O. Windows XP e Windows 7

Bom, primeiro quero estar explicando que este tópico é um guia para você que tem dificuldades, dúvidas ou não sabe como formatar um computador...

Primeiro quero dizer que a formatação vai depender do sistema operacional ( S.O. / O.S. ) que você vai estar instalando.

Vamos a algumas explicações..

9pCou.png

INDICE

1. - Introdução

2.1 - Oque é formatação

2. 2 - Perda de dados

3. - Sobre o Windows7

4.1 - Antes da formatação

4.2 - Como salvar meus arquivos ?

4.3 - Como identificar meus componentes ?

4.4 - Já encontrei o modelo, e agora ?

4.5 - Como instalar os drivers ?

5. - Configurando para dar Boot

6. - Formatando para Win7

7. - Sobre o WindowsXP

8. - Formatando para XP

9. - Vídeo aulas e tópicos úteis

10. - Créditos

9pCou.png

2.1 - Oque é formatação ?

Formatar é, literalmente, preparar, dar forma, padronizar.

Quando o termo é aplicado à informática, estamos fazendo alusão à preparação do disco para uso.

Um disco sem formatação não tem um padrão definido de início e fim, nem de espaço alocável para arquivos.

Portanto, formatar uma unidade é organizar as coisas no disco, de modo que possamos mapear a unidade de armazenamento e obter dicas sobre seu tamanho, áreas de gravação, etc.

Em tempo: sim, a formatação acaba com os dados existentes anteriormente, pois o processo de formatação reorganiza as porções magnéticas do disco para que fiquem com um padrão inicial, que, a priori, é enxergado como área vazia por todos os sistemas operacionais.

2.1 - Mas então se eu formatar, perco todos meus dados ?

Depende, você pode salvar seus dados em algum dispositivo como algum Pen Drive,

Ou você pode salvar em DVD, vai depender do tanto de arquivo que você quer salvar,

uma boa opção é particionar o HD em dois, e deixar uma partição para os arquivos, assim você pode formatar o sistema mas não os arquivos.

9pCou.png

3. - Sobre o WINDOWS 7

win7-box-art.jpg

Observações

vantagens:

Um sistema com um belo design e de fácil uso.

interativo e moderno, compatível com todos os novos programas.

Repleto de Funções.

desvantagens:

Pode ser incompatível com programas antigos.

Pode se tornar lento se você não tiver as configurações de hardware ideais para ele.

Necessita de um pouco mais de hardware do os antigos sistemas.

requisitos:

Processador de 1GHz (32-bit ou 64-bit)

Memória RAM de 512 MB

Espaço de 16GB disponível no HD

Placa de vídeo de 64 MB com suporte a DX9

Um drive de DVD-R/W

SEM O COMPONENTE AERO

Processador de 1GHz (32-bit ou 64-bit)

Memória RAM de 1GB

Espaço de 16GB disponível no HD

Placa de vídeo de 128MB com suporte a DX9

Um drive de DVD-R/W

COM O COMPONENTE AERO

RECOMENDADO:

- HD com espaço mínimo de 20 GB

- Memoria ram de 1GB mínimo, sendo o ideal 2GB

- Processador Dual de 2GHz

- Placa de vídeo com no mínimo 256 MB

versões:

Windows Seven Starter ( 86x / 64x )

Windows Seven Home Basic ( 86x / 64x )

Windows Professional ( 86x / 64x )

Windows Ultimate ( 86x / 64x )

9pCou.png

primeiro.jpg

4.1 - Antes de formatação

Antes de começar a formatação você deve salvar seus arquivos.. e se possível salvar seus drivers ou fazer o download dos drivers e salvá-los em algum lugar.

4.2 - Como salvar meus arquivos ?

.

Salve somente os principais arquivos como documentos importantes, pois você ter algumas musicas e arquivos com vírus, é bem simples.

Exemplo, se você quer salvar suas Músicas, Grave a pasta de músicas em um CD/DVD ou Pen Drive.

( em caso de você ter somente uma partição )

4.3 - Como identificar meu componentes ?

.

Para identificar os componentes de seu computador é muito simples..

Você só precisa fazer o download de algum programa feito para exatamente isso.

tais como: AIDA 64, EVEREST, PC WIZARD

Eu prefiro o PC Wizard, pois ele nunca me deixou na mão, e é gratuito.

Vou deixar o download dele no final do tópico..

o principal é você identificar sua placa mãe ( mainboard )

4.4 - Já encontrei o modelo de minha placa, e agora ?

.

Agora você só precisa ir no Google e buscar pelos drivers de sua placa.

você pode achar os drivers no site do fabricante como por exemplo a ASUS,

ou você pode achar em pacote por sites variados.

4.5 - E como instalar esses drivers ?

.

Isto é simples, dependendo do que você baixou vai ser duas opções.

Ou você instala manualmente, ou através de um instalador.

Manualmente

( em caso de drivers separados como placas de rede, ou drivers de som )

Você irá até o gerenciador de dispositivos

7gHJk.jpg

ZHfDF.jpg

daHwG.jpg

Vamos supor que o driver que está em falta é o da minha web cam ( poderia ser qualquer outro ), se um driver estiver em falta vai ter algum sinal em cima ou antes do nome. como aquela plaquinha triangular com uma exclamação ( ! ) ou pode ter uma interrogação ( ? )

Você clicar sobre o componente e depois em "Atualizar Driver"

52iqZ.jpg

A parir dai você tem duas opções, ou deixa o computador pesquisar pelo driver.

( nem sempre da certo )

Ou instala o driver manualmente.

9I5TZ.jpg

Só vou explicar como instalar manualmente já que é muito simples só clicar em "Pesquisar automaticante... "

Depois que você clicar sobre "Procurar Driver no computador" irá abrir a seguinte janela.

pFAfQ.jpg

Está parte é fácil, basta você ir até o local onde descompactou os arquivos que você baixou, selecionar a pasta, por exemplo eu baixei os drivers, veio um em .rar eu descompactei na área de trabalho, é só clicar em procurar, ir até a área de trabalho e clicar sobre a pasta que contem os drivers, provavelmente a pasta terá o nome do modelo do componente, como no caso C210.

depois disso é clicar em avançar..

pronto driver(s) instalado(s)

Com um instalador

Acredite, essa parte é só ir dando next na maioria das vezes..

no máximo, você selecionará quais drivers irá instalar, não tem mistério algum,

não vou por print pois cada instalador é diferente conforme o fabricante.

9pCou.png

5. - Configurando para dar BOOT

Para formatar o computador você antes precisa definir, através de que irá formatar o computador, geralmente é por DVDs.

Você já deve ter observado que quando seu computador está iniciando aparece algo parecido com a seguinte tela:

scaled.php?server=710&filename=startupscreen.gif&res=medium

Oque você vai fazer é acessar o setup da placa.

ao entrar no setup você verá uma tela parecida com esta.

bios.gif

Entrando na opção Advanced BIOS Features, você deve procurar por Boot Sequence ou algo relacionado First Boot Device e pressionar em Enter, agora em 1st Boot Device deixe seu drive de CD/DVD.

Na maioria das placas são as configurações vão ficar parecidas com estás.

Image6.gif

73890779vn4.jpg

9pCou.png

6. - Formatando para Windows 7

Após modificar a sequência, pressione ESC para voltar a tela inicial do Setup, agora você deverá sair e salvar as modificações, escolhendo a opção Save e Exit Setup ou a tecla de função corresponder para salvar a configuração, no meu exemplo é F10.

É importante esclarecer que essas opções são diferente em cada modelo e versão do setup, podendo não ser exatamente igual, com nomes diferentes, mas basicamente não muda muita coisa, basta você ter atenção.

Depois de configurar e sair do setup, com o disco do Windows 7 no drive, se você fez tudo certo, vai aparecer uma tela preta escrito Pressione uma tecla para iniciar do CD… pressione qualquer tecla para que o seja carregado o DVD do Windows para a instalação, mas não demore muito, caso contrário o setup passará para o segundo boot, que no caso é seu HD e vai carregar o sistema que nele estiver instalado.

scaled.php?server=151&filename=installxpsetup04.jpg&res=medium

Agora estarei usando algumas prints que achei pela internet para facilitar.

é só o twitter de um blog as marcações nos prints..

Aguarde o carregamento do DVD agora vamos começar a instalação, na primeira tela, selecione o Idioma e Formato no nosso caso Português(Brasil), escolha o teclado Português(Brasil – ABNT2) e clique em Avançar:

Escolha%20idioma%20e%20teclado%20e%20avance%20a%20instala%C3%A7%C3%A3o_thumb%5B15%5D.jpg?imgmax=800

Agora basta clicar em Instalar Agora.

Instalar%20agora_thumb%5B12%5D.png?imgmax=800

Agora irá passar pra uma tela onde você deve escolher o sistema a ser instalado.

em alguns Dvds podem ter vários sistemas, eu tenho um com todos os WINDOWS 7, em 32 e 64 bit, o seu pode ser um somente com as versões 32 e 64 do Home Basic por exemplo, lembrando que 64 bit é igual a 64x e 86x é igual a 32 bit.

Escolha%20a%20vers%C3%A3o%20e%20avance%20a%20instala%C3%A7%C3%A3o_thumb%5B9%5D.png?imgmax=800

Faça sua escolha e avançe.

Agora aceite os termos de contrato e avance irá passar para as seguintes telas.

Formata%C3%A7%C3%A3o%20limpa_thumb%5B7%5D.jpg?imgmax=800

Essa é a janela de partições, no exemplo do print está disco com espaço não alocado (sem formato) neste caso deve-se selecionar esse disco e clicar em Novo, colocar o tamanho desejado em MB e clicar em Aplicar a nova partição será criada, veja que vai se fazer duas partições, usar metade do espaço total, farei uma partição de 20GB (20 x 1024 = 20480 MB) conforme mostrado abaixo:

Particionamento%20do%20disco_thumb%5B9%5D.jpg?imgmax=800

Se seu computador já foi usado, o disco contem informações..

sendo isso você duas opções, excluir a partição e depois criar outra, ou formatar a partição.

Depois de feito, avance, então verá a seguinte tela.

Instala%C3%A7%C3%A3o%20do%20Windows%207_thumb%5B8%5D.jpg?imgmax=800

Agora é só deixar.. o computador irá reiniciar em algum momento.. mas pode ficar tranquilo. a próxima tela só pedira informações, você faz por conta própria sem prints.

porém quando chega a parte do por o serial você deve pensar, putz não tenho nenhum serial e agora ? simples, é só avançar rs. o windows ficará "original" por 30 dias, entre esse tempo basta você ativá-lo, recomendo ativar após a formatação. é bem simples procure no google pelo Win7 loader ou algum outro ativador..

mas algumas configurações..

Atualiza%C3%A7%C3%A3o%20autom%C3%A1tica_thumb%5B10%5D.jpg?imgmax=800

Data%20e%20Hora_thumb%5B6%5D.jpg?imgmax=800

Depois de avançar o windows irá preparar a área de trabalho e pronto!

em próximos tutoriais eu faço algo relacionado a criar a rede pra você que tem dificuldade nesse ponto.! este tópico é mais pra abordar a própria formatação (;

9pCou.png

7. - Sobre o WINDOWS XP

1745860738.png

Observações

vantagens:

Um sistema "simples" se comparado a versões novas, porém é rápido e eficiente. muito bom para máquinas virtuais também.

desvantagens:

É uma versão antiga, logo seu visual não é tão moderno, e também pode não ser compatível com programas tão novos.

requisitos:

PC com processador mínimo de 233 MHz

128 megabytes (MB) de RAM ou mais recomendados

1,5 gigabytes (GB) de espaço disponível em disco rígido

Adaptador de vídeo e monitor super VGA (800 x 600) ou superior

Unidade de CD-ROM ou DVD

Teclado e Microsoft Mouse ou dispositivo apontador compatível

versões:

Windows XP Home Edition

Windows XP Professional Edition

Windows XP Media Center Edition

Windows XP Tablet PC Edition

Windows XP 64-bits para Itanium

Windows XP 64-bits para x86-64

Windows XP Embedded

Windows XP Starter Edition

vendido somente em alguns países (incluindo o Brasil)

Windows XP N

versão vendido na Europa, sem o Windows Media Player

Windows XP K

versão vendida na Coréia, sem o Windows Media Player

Windows XP KN

versão vendida na Coréia, sem Windows Media Player e Messenger

Agora vou passar direto para a parte de formatação já o que vem antes na explicação sobre o Win7 também deve ser feito no WinXP

9pCou.png

8. - Formatando o para Windows XP

Após modificar a sequência, pressione ESC para voltar a tela inicial do Setup, agora você deverá sair e salvar as modificações, escolhendo a opção Save e Exit Setup ou a tecla de função corresponder para salvar a configuração, no meu exemplo é F10.

É importante esclarecer que essas opções são diferente em cada modelo e versão do setup, podendo não ser exatamente igual, com nomes diferentes, mas basicamente não muda muita coisa, basta você ter atenção.

Depois de configurar e sair do setup, com o disco do Windows XP no drive, se você fez tudo certo, vai aparecer uma tela preta escrito Pressione uma tecla para iniciar do CD… pressione qualquer tecla para que o seja carregado o CD do Windows para a instalação, mas não demore muito, caso contrário o setup passará para o segundo boot, que no caso é seu HD e vai carregar o sistema que nele estiver instalado.

Aperte qualquer tecla, mas não demore muito tempo pq vc perde o que salvou e o windows inicia sozinho.

Depois de apertar qualquer tecla aparecera a seguinte tela:

w4vl5.jpg

Espere...

w5kr5.jpg

Você chegará nesta parte.

w6cv2.jpg

ENTERira iniciar o processo de formatação

R ira fazer reparos para eventuais erros do sistema.

F3 cancela a formatação.

Presione o enter claro.. ira aparecer a seguinte tela

w7ud6.jpg

Esta tela aparece onde será salvo o windows.

ESC para prosseguir com a formatação.

R para reparar o windows que já esta instalado no seu pc.

Próxima tela será:

w8yv2.jpg

Agora preste atenção!

Se você quiser criar uma partição pressione C

Para excluir uma partição pressione D

Você vai precionar D sobre a partição que aparecer.

depois irá confimar apertando ENTER

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Agora você aperta L para confirmar

Pronto sua partição foi excluída! agora vamos criar outra.

w11zo6.jpg

Aumente a quantidade de MB nela de acordo com sua necessidade.

Agora vem a formatação..

É altamente recomendável que você use NTFS normal pois é mais seguro, não use NTFS rápido (quick).

Agora é só esperar, vai demorar um pouco mesmo.

w14tj6.jpg

Agora não faça nada, e nem remova o CD ( o CD só ira ser removido quando terminar por completo a instalação ) .. espere até chegar na seguinte tela.

Dependendo do CD vai estar em PT ( Português )

Depois de configurar certinho, vai abrir a área de trabalho.!

Pronto você formatou! rs. agora já pode tirar o CD.

9pCou.png

9. - Extras: Tópicos úteis + videos

Tópicos

http://www.webcheats.com.br/forum/windows-tutoriais/685489-kit-basico-para-windows.html

http://www.webcheats.com.br/forum/windows-tutoriais/1421981-tutorial-win7-alterar-p-ultimate.html

Vídeos

WINDOWS SEVEN

9pCou.png

WINDOWS XP

Espero ter tirado pelo menos a maioria das dúvidas pessoal, e que esse conteúdo possa ser útil a vocês ^^

quando informação que acha legal ser adicionada ao tópico entre em contato.

lembrando que isso não contra as regras do forum, estou ensinando a formatar, se quiserem usar CDs piratas usem, mas não fui eu que dei o CD/DVD rs.

Abraços a todos, qualquer dúvida ou qualquer conteúdo que esteja em falta no tópico é só me falar..

9pCou.png

10. - CRÉDITOS:

#DeathTheKid

Google Imagens

E os autores dos vídeos

Dica de navegação:

Você pode usar o Ctrl + F para chegar a parte desejada, pesquisando o número do assunto fornecido no Índice.

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/1297056-guia-aprenda-a-formatar-seu-computador-win-7-win-xp/
Compartilhar em outros sites

Para quem usa SonyVaio,tem uma maneira bem mais fácil...

Ao aparecer o logo da VAIO no boot, apertar f10, ou se não me engano, f8....

:)

Mas enfim, bom tutorial cara, eu antes tinha dúvidas sobre isso, mesmo que agora eu não uso Windows e sim Mac, mas sei que ele é bem útil, ainda mais aos tipos de usuários que acessam nosso fórum....

Sem falar que ficou bem completo, acho que até alguém burro como eu entenderia isso :)

Abraços!

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/1297056-guia-aprenda-a-formatar-seu-computador-win-7-win-xp/#findComment-5546811

Caraca, ótimo tutorial cara ^^

Bem organizado, bem formatado e com várias imagens !

Conteúdo perfeito, obrigado por compartilhar ...

Abraços ~

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/1297056-guia-aprenda-a-formatar-seu-computador-win-7-win-xp/#findComment-5546912

Muito bem explicado, tutorial bem completo.

Parabéns pelo trabalho Death.

O que falar dessa assinatura que nem escrevi mas já considero pakas?

http://www.webcheats.com.br/forum/tutoriais-wc/2242064-como-colocar-assinaturas-post8832945.html#post8832945

<3333

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/1297056-guia-aprenda-a-formatar-seu-computador-win-7-win-xp/#findComment-5547110

Muito bom o tutorial.

Existem métodos bem mais simples, mas precisam de um pouco mais de conhecimento apenas. Conheço alguns métodos de formatação diferentes e mais rápidos.

Porém o tutorial é excente.

Poderia acrescentar o método de formatação pelo pen drive. Pode parecer simples, mas não é.

Abraços.

Bom tópico.

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/1297056-guia-aprenda-a-formatar-seu-computador-win-7-win-xp/#findComment-5547493

Muito bom o tutorial.

Existem métodos bem mais simples, mas precisam de um pouco mais de conhecimento apenas. Conheço alguns métodos de formatação diferentes e mais rápidos.

Porém o tutorial é excente.

Poderia acrescentar o método de formatação pelo pen drive. Pode parecer simples, mas não é.

Abraços.

Bom tópico.

Então, até pensei em falar da formatação pelo Pen Drive, mas achei melhor deixar no mais simples e mais fácil.

pois pra fazer a formatação pelo pen drive alguém pode acabar comprando um pen drive para testar, depois se não conseguir vai falar que ensinei errado rs.

mas valeu a dica, quem sabe em um próximo tópico.

e aos outros, obrigado pelos comentários.!

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/1297056-guia-aprenda-a-formatar-seu-computador-win-7-win-xp/#findComment-5552805

Muito bom o tópico, vai ajudar muitos iniciantes que não sabem formatar um computador

E o tópico está impecável, parabéns

Abraços

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/1297056-guia-aprenda-a-formatar-seu-computador-win-7-win-xp/#findComment-5554192

\lol man, ótimo tópico (:

Bem formatado, organizado e-e

E eu to precisando aprender a formatar, quando eu tiver com vontade de ler eu tento aprender rs

Abraços.

Membro | Bronze Member | Silver Member | [G]uardião | [E]stagiário | Game Zone | Moderador Global | Platinum Member | Moderador Global | Platinum Member | Diamond Member | Moderador Global | Diamond Member | Elite Member

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/1297056-guia-aprenda-a-formatar-seu-computador-win-7-win-xp/#findComment-5558815

• 4 semanas atrás...

Tutorial completo, tava procurando um que me ajudasse e achei !

Obrigado agora sim vou poder formatar meu windows xp !

Obrigado por compartilhar death !

AcNS0nW.png

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/1297056-guia-aprenda-a-formatar-seu-computador-win-7-win-xp/#findComment-5718516

Olá eu gostaria de formata meu pc pelo pendrive e como da reboot tem como ?

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/1297056-guia-aprenda-a-formatar-seu-computador-win-7-win-xp/#findComment-5734998

• 4 semanas atrás...
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.