Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Programação , aprenda a começar.


velim17
 Compartilhar

Posts Recomendados

Créditos total a: Grupo de Estudos Lacking Face &Anonymous Brasil

http://www.facebook.com/groups/GdELackingFaces/doc/552974811381867/

 

PROGRAMAÇÃO | Por onde começo ?

 

[bREVE DEFINIÇÃO]

 

Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.Diferentes linguagens de programação funcionam de diferentes modos. Por esse motivo, os programadores podem criar programas muito diferentes para diferentes linguagens; muito embora, teoricamente, a maioria das linguagens possa ser usada para criar qualquer programa.

Ref.: Wiki

 

[APLICAÇÕES NATIVAS]

 

Tipo de aplicação aonde é utilizado ao máximo o 'dispositivo'(Celulares ou PC's).

Aqui normalmente terá de aprender a linguagem específica para onde pretende programar:

 

[Objective-C (Mac/iOS)]

[Java (Android e desktop]

[VB/C# (Windows)]

[C/C++ (multi-desktop)][QT (Linux)]

- Grande performance e diversas funcionalidades em função do dispositivo

- Adptação e experiência caso seja uma app portátil.

---------------------------------------------------------------------------------------------

 

[APLICAÇÕES WEB]

 

Tipo de Aplicação muito abragente, pois tem a 'vantagem' de rodar em qualquer dispositivo que se conecta na web,independente do S.O e Navegador. Utliza-se Linguagem de MARCAÇÃO (HTML)e finalização.

Também usada para integrar Bandos de dados.

[ PHP, PYTHON, ASP, etc]

- Html, CSS, JavaScript

 

[APLICAÇÕES HÍBRIDAS]

 

Tipo de aplicação aonde é usado todos os recursos das anteriores (Aplicações que usam uma ou mais tecnologias).Dentre essa mescla de recursos, oferece funcionalidades em dispositivos,vai além dos recursos das aplcaiçõesweb, que necessitam do browser. Ex: GPS

 

[DANDOS OS PRIMEIROS PASSOS]

 

Irmãos da LF, penso que quando estamos no estágio inicial de aprendizagem em programação, é interessante ter em mente, que técnicamente, bons programadores não são grandes entendedores de Linguagens (C,C#,Python, Asp, Cobol, etc), mas são grandes entendedores da Lógica. Lógica de programação é chave pra tudo, é 'arte' de criar a solução.

 

[O QUE É LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ?]

 

• Lógica de Programação – é a representação lógica na programação de computadores, buscando a melhor seqüência de ações para solucionar determinado problema (Ex: Receita de Bolo). Na programação de computadores, esta seqüência deações chama-se algoritmo.

 

• Algoritmo – é um processo de resolução de um grupo deproblemas semelhantes. Em processamento de dados,algoritmo está relacionado à seqüência de atividades e cálculos que podem estar contidos em um ou maisprocessos.

 

[O QUE SÃO IDE's ?]

IDE é um programa que te ajuda a escrever as linhas de código da linguagem que você escolheu, ajudando a compilar, debugar e tudo mais. (Ex: Eclipse, Dev C++, Notepad ++)

 

 

[QUAL A LINGUAGEM MAIS FÁCIL PARA SE APRENDER ?]

Essa resposta é composta de algumas variantes, porque depende da pessoa, depende da forma a qual ela se adapta a determinada linguagem.

Normalmente, quando algum irmão nos faz essa pergunta, costumamos indicar as seguintes linguagens:

 

PORTUGOL: G-Portugol é uma linguagem de programação estruturada, totalmente em português, derivada do que é conhecido hoje como "portugol" (uma notação muito utilizada para descrever algoritmos em português de forma livre e espontânea). Este projeto envolve o desenvolvimento da linguagem e de ferramentas relacionadas, todas disponíveis sob uma licença livre (a GPL).

 

PYTHON: Em outras palavras, e sendo simples ao extremo, usamos Python para escrever software. Esta linguagem tem alguns pontos que a tornam especial: É uma linguagem interpretada.Não há pré-declaração de variáveis, e os tipos das variáveis são determinados dinamicamente.O controle de bloco é feito apenas por indentação; não há delimitadores do tipo BEGIN e END ou { e }.Oferece tipos de alto nível: strings, listas, tuplas, dicionários, arquivos, classes. É orientada a objetos; aliás, em Python, tudo é um objeto.

 

C / C# / C++:C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly).C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.

 

DELPHI: Delphi é uma linguagem de programação, produzido antigamente pela Borland Software Corporation e atualmente produzido pela Embarcadero. O Delphi, originalmente direcionado para a plataforma Windows, chegou a ser usado para desenvolvimento de aplicações nativas para Linux e Mac OS, através do Kylix (o Kylix é um IDE para as linguagens C++ e Object Pascal), e para o FrameWork Microsoft.NET em suas versões mais recentes. O desenvolvimento do Kylix foi descontinuado.Atualmente há um projeto chamado Lazarus que possui uma interface muito semelhante ao Delphi e a característica de ser multiplataforma, ou seja, roda em Linux, Windows, OS/2, Mac OS, DOS e mais.

 

=================== // ======================

[fontES PARA INICIAR SEUS ESTUDOS]

 

[video=youtube;PmefpISZ7Ew]

 

-------------------------------------------------------------------------------

Video Aula | Lógica de Programação

[video=youtube;kGzFwgrZUXA]http://www.youtube.com/watch?v=kGzFwgrZUXA

-------------------------------------------------------------------------------

Video Aula | PORTUGOL

[video=youtube;tPKw6fdVKl0]http://www.youtube.com/watch?v=tPKw6fdVKl0

 

-------------------------------------------------------------------------------

 

Video Aula | PYTHON

 

ViajandoEmBytes - YouTube

[video=youtube;lEZIJgvVCCQ]

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------

 

Video Aula C

 

David L - YouTube

 

-------------------------------------------------------------------------------

Livro | C A Bíblia

[DOWN]A_BIBLIA_C_C___JAMSA - Download - 4shared [/DOWN]

-------------------------------------------------------------------------------

 

Video Aula | DELPHI

 

[video=youtube;U5aLzc6hyf0]

 

[video=youtube;nIGKiNNx6hc]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.