Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

c++ tutorial Vetores


-RafaelSF-
 Compartilhar

Posts Recomendados

Os vetores tem uma má reputaçao entre os iniciantes em programaçao, com o metodo de ensino falho em muitas escolas, o aprendizado sobre vetores é muito mal repassado, mas nesse tópico vou tentar passar um pouco do meu conhecimento á vocês.

 

O que é um vetor?

Imagine que uma variavel, seja uma gaveta, e pode guardar apenas uma calça, o vetor é uma gaveta maior e dentro dela, existe separaçoes, onde é possivel guardar uma calça separada de outra calça.

 

Para que serve?

Peça ao usuario que digite 3 numeros, o programa retorna os numeros.

Se for usar 3 variaveis, até da, e se for pro usuario digitar 50 numeros? :o, com o vetor voce armazena os 3 valores, e pode mostra-los facilmente.

 

Declarando vetor

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

O valor 10, é igual as posiçoes, 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9

LEMBRE-SE, sempre começa do 0

 

Pedindo ao usuario 3 numeros, e retonando eles.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Vai funcionar, mas e se o usuario pedir 50 numeros?:o, FACIL, usamos um ciclo for

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Creditos: RafaelSF

Olá Mundo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que estamos aprendendo os laços no meu curso, professor muito lento.

Gostei dessa parte "vet[contador]" eu nunca entendia isso e nem sei se entendi direito.

significa que vai guardar no vetor número igual ao número do contador?

exemplo: contador ta em 30

dai significaria vet[30], certo?

 

wlw

Programming noob:coracao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora que estamos aprendendo os laços no meu curso, professor muito lento.

Gostei dessa parte "vet[contador]" eu nunca entendia isso e nem sei se entendi direito.

significa que vai guardar no vetor número igual ao número do contador?

exemplo: contador ta em 30

dai significaria vet[30], certo?

 

wlw

 

 

Exatamente, exemplo, nos vamos usar o contador, pra percorrer o vetor, oq foi digitado na posiçao 0 do ciclo for, jogue dentro do vet[contador].

Olá Mundo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, gostei do tópico, muito bom para todos nós, você também poderia mostrar como usar o length, acho ótimo é mais prático, OBG.

"Queridos Edward e Jacob,

Adoro vocês dois, mas vou passar o fim de semana com Jace."

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...

Muito bom, mais para ser sincero, existem diversas maneiras sem ser por vetor.

Eu pessoalmente, programo a 3 anos, nunca utilizei os vetores, mais pretendo começar, esta sua explicação foi a mais útil que já encontrei.

Vetor é tipo o lado negro do C++ :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Você poderia adicionar mais uns métodos importantes para o uso de vetores, como disse a Juliana. Mais o tópico está muito bom e certamente ajudará à quem está com dificuldades com vetores.

 

Só uma observação, seu vetor "vet" só entrarão 49 valores e não 50. Então daria um erro ao executar o programa, porque o ciclo for iria além do tamanho do seu vetor. Seu vetor só vai até o número 48, já o seu ciclo for(com a variável contador) vai até o 49.

 

Flw :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você poderia adicionar mais uns métodos importantes para o uso de vetores, como disse a Juliana. Mais o tópico está muito bom e certamente ajudará à quem está com dificuldades com vetores.

 

Só uma observação, seu vetor "vet" só entrarão 49 valores e não 50. Então daria um erro ao executar o programa, porque o ciclo for iria além do tamanho do seu vetor. Seu vetor só vai até o número 48, já o seu ciclo for(com a variável contador) vai até o 49.

 

Flw :)

 

 

A contagem começa de 0, então vai até 50...

 

0, 1, 2, 3....47,48,49;

Meus brinquedos em WinAPI:

Calculador

MemoryScanner

Faça parte também da DarkProgramming Team!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica de legibilidade é não escrever código com "números mágicos". Números mágicos são aqueles que você define em um determinado trecho do código para atender a uma necessidade momentânea.

https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_m%C3%A1gico_%28inform%C3%A1tica%29

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Alguns dias e meses depois de desenvolver você até entende o que significa esses números, mas depois de um tempo mexendo em outros códigos você certamente vai precisar de um tempo lendo o que escreveu para entender o motivo de ter usado esses números. Um exemplo bem simples, usando a diretiva #define:

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

É claro que não escolhi os melhores nomes no exemplo acima, mas acho que deu pra entender.

 

Não use números, use constantes: const e #define - C Progressivo.net

c++ - Qual a melhor alternativa: defines, enums ou variáveis? - Stack Overflow em Português

+ - + - + - + - + - +

FAÇO PROGRAMAS

+ - + - + - + - + - +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei, mais a array só vai de 0 a 48. Não de 0 a 49 igual a variável contador vai.

 

 

Repare bem amigo, o que manda é exatamente o contador.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

A variável pode comportar até 50 valores, uma vez que conta de 0 até 49 e é exatamente o que o CONTADOR faz.

 

int vet[49] <------- 0 até 49 = 50 blocos

vet[contador] <------ Contador controlando a posição na qual o valor vai ser inserido

contador = 0; contador<=49 <------ Contador vai de 0 até 49

 

 

 

Meus brinquedos em WinAPI:

Calculador

MemoryScanner

Faça parte também da DarkProgramming Team!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repare bem amigo, o que manda é exatamente o contador.

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

A variável pode comportar até 50 valores, uma vez que conta de 0 até 49 e é exatamente o que o CONTADOR faz.

 

int vet[49] <------- 0 até 49 = 50 blocos

vet[contador] <------ Contador controlando a posição na qual o valor vai ser inserido

contador = 0; contador<=49 <------ Contador vai de 0 até 49

 

 

 

 

Até aonde eu sei, em C++ quando declaramos um vetor, ele vai de 0 até -1 número do índice para guardar exatamente o número pedido no índice.

 

http://www.tiexpert.net/programacao/c/vetores.php

https://pt.m.wikibooks.org/wiki/Programar_em_C%2B%2B/Vetores

C Progressivo.net : O que são vetores, como declarar e quando usar

 

Se o vetor tem índice 49, ele não vai de 0 a 49 igual a variável contador, ele vai de 0 a 48. Então quando a variável contador (que está controlando o índice) chegar no número 49, dará erro.

 

int vet [49];

0 a 48, não 0 a 49.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você diz que, embora esteja declarado [49], em C, ele contará apenas as 49 posições, sendo de 0..48 ?

 

Bem estranho, mas lógico. Meu scanner não deu problema, talvez porque não utilizou todas posições ou sei lá o que deu, eu aloquei 200 blocos [199] e fiz contagem de 0..199. Talvez ele criou automaticamente a última posição ou alguma coisa, pois não deu erro algum em nenhum uso O.o

Meus brinquedos em WinAPI:

Calculador

MemoryScanner

Faça parte também da DarkProgramming Team!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.