Ir para conteúdo
🥳 [EVENTO ESPECIAL] 20 Anos de WebCheats - Conte sua história. ×
🥇 [Exclusivo] Seja um Membro VIP EXTREME! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

notícia Moradores do Alemão acusam PMs de invadir residências para montar 'bases'

'Dionísio
 Compartilhar

Posts Recomendados

Lajes estariam sendo usadas como pontos de observação. Comando da UPP local nega e alega que casas ocupadas estão 'abandonadas'. Defensores visitaram local e afirmam que constataram invasão.

Há duas semanas, moradores do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, dizem que PMs da UPP Nova Brasília invadiram suas casas e os acusam de usar as lajes e residências e lajes como pontos de observação de criminosos. Nesta quarta-feira (15), representantes de órgãos de defesa dos Direitos Humanos foram ao Alemão e afirmam que constataram as invasões de cinco domicílios. Eles registraram as denúncias e contam que estudam medidas para garantir que os militares saiam das casas das pessoas.

O G1 conversou com um dos moradores que acusam os policiais militares de invasão. Ele pediu para não ser identificado, mas deu detalhes sobre a suposta ocupação dos domicílios.

"Eles ficam na minha laje durante a noite. Com esses tiros e bombas que eles jogam, a minha neta estava desmaiando. Então, eu resolvi que ia sair e só voltaria para cuidar do meu cachorro. Um dia, alguém estava segurando o portão para eu não entrar. Há duas semanas eu não durmo mais aqui, não tenho coragem. Dizem que eles têm uma chave que abre tudo", contou o morador, que pediu para não ser identificado.

Ao questionar o agente, o morador conta que ouviu ainda uma frase ameaçadora: "Morador do Complexo tem que morrer."

Questionado, o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília garantiu que a "informação não procede". Em nota, a Coordenadoria de Polícia Pacificadora informou que policiais da unidade "estão ocupando algumas casas abandonadas próximas ao local onde está sendo finalizada a construção de uma base".

Não é o que afirmam que viram no local, porém, representantes da Defensoria Pública estadual, da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) da Ordem de Advogados do Brasil no Rio (OAB-RJ) e da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio. Para as equipes dos órgãos que participaram de inspeção na manhã desta quarta, o caso já está à frente da invasão, algo que para eles já está amplamente provado.

"A PM de forma ilegal e indevida está ocupando as casas sem qualquer autorização ou permissão. Estão fazendo desses locais "bunkers" ou "trincheiras". E não estão autorizados a fazer isso. [Essas pessoas] foram expulsas e noticiam a falta de pertences dentro dessas casas. Elas denunciaram aos advogados que PMs colocaram fogo em uma moto", criticou o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB, o advogado Marcelo Chalreo.

O advogado também disse que estão sendo estudadas formas de cobrar judicialmente a saída dos policiais das casas dos moradores e afirma que, ciente dos problemas, o comandante da unidade Nova Brasília "não tomou nenhuma providência".

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

'Lembre-se dessa regra

Guarde-a em seu coração:

Talento tem um limite

Trabalho duro, não."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.