Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

Vazamento de 'GTA' mostra que games precisam de mais transparência


CyberLady
 Compartilhar

Posts Recomendados

Segredos da indústria de jogos virtuais ajudam a perpetuar ciclo de desinformação

Tiago Ribas

 

Na indústria de games, o segredo costuma ser a regra. Grandes desenvolvedores guardam a sete chaves informações sobre jogos em desenvolvimento, às vezes até se estão ou não trabalhando em um título novo.

 

Ainda assim, é comum que algumas informações sigilosas acabem escapando para o público. Raro mesmo é que esses vazamentos tenham a dimensão do que aconteceu na última semana com o novo título da franquia "GTA" ("Grand Theft Auto").

 

No último dia 18, o usuário "teapotuberhacker" publicou em fórum de fãs da franquia um post com 90 vídeos do desenvolvimento do próximo game da série, no que vem sendo considerado como um dos maiores vazamentos da história da indústria de games.

 

As imagens que vieram a público corroboram informações já reveladas pela Bloomberg sobre o novo jogo. Entre elas, que o título terá um casal de protagonistas e será situado em Vice City, versão no universo de "GTA" da cidade de Miami.

 

No dia, a Rockstar, desenvolvedora do jogo, confirmou que as imagens eram reais e resultado de um "acesso ilegal" a seus servidores. Desde então, a Take-Two, proprietária da Rockstar, vem se esforçando para evitar que as imagens roubadas se espalhem.

 

Alegando infração de regras de copyright, a Take-Two conseguiu que o YouTube e outros grandes distribuidores de conteúdo retirassem do ar os vídeos vazados. Além disso, segundo o site Kotaku, a Rockstar restringiu comentários em suas mídias sociais como uma forma de dificultar que as imagens continuem circulando.

 

Até o FBI entrou na história. A principal suspeita das autoridades é que as imagens tenham sido obtidas por um grupo hacker chamado "Lapsus$", que estaria por trás de outras invasões, incluindo um ataque digital ao Uber. Segundo o jornalista Matthew Keys, um adolescente de 17 anos foi detido na última sexta (23) em Londres sob suspeita de pertencer ao grupo e ter participado do vazamento.

 

Tratando-se de uma invasão ilegal, as medidas tomadas pelas autoridades e as tentativas de contenção de danos da empresa parecem justificadas. Mas mesmo vazamentos menores, em que aparentemente não houve nenhum crime, resultam em medidas drásticas por parte dos desenvolvedores.

 

  • Foi o caso, por exemplo, da Crystal Dynamics, que em agosto abriu um processo de proteção de direitos autorais contra o podcast Sacred Symbols, do jornalista Colyn Moriarty, após ele ler o roteiro de um jogo da série "Tomb Raider" em desenvolvimento pela empresa e ainda não lançado.

  • Sob o risco de ter o podcast excluído do Patreon (site de financiamento coletivo pelo qual ele recebia remuneração dos fãs do seu programa), o jornalista optou por apagar o trecho do episódio em que lia o script do jogo.

 

Existem motivos –competitivos e relativos ao próprio mercado– para a indústria optar por uma abordagem tão pouco transparente em relação a games em desenvolvimento. Um deles ficou provado logo após as primeiras imagens vazadas do novo "GTA" se espalharem pela internet.

Imagem de 'GTA Online', que faz parte do jogo 'GTA 5'
Imagem de 'GTA Online', que faz parte do jogo 'GTA 5' - Divulgação Rockstar

Alguns fãs ficaram frustrados com a qualidade dos gráficos do jogo (que está em desenvolvimento, vale reforçar) e foram às redes sociais reclamar que o game estava "feio". Como resposta, dezenas de desenvolvedores postaram imagens comparando os gráficos de seus jogos em desenvolvimento com o produto final, demonstrando que as críticas ao próximo "GTA" não faziam nenhum sentido e partiam de uma concepção equivocada das etapas de desenvolvimento de um jogo de videogame.

 

  • Entre os desenvolvedores que resolveram mostrar um pouco dos bastidores da criação de um jogo estão: Kurt Margenau, co-diretor de "The Last of Us - Parte 2" e de outros games da série "Uncharted"; Paul Ehreth, designer de "Control"; Kevin Choteau, diretor da série "A Plague Tail"; Jeph Pérez, roteirista de "Sea of Thieves"; e Peter Hansen, criador de "Power Wash Simulator".

Foi através da transparência (e não de mais bloqueios e restrições) que esses desenvolvedores ajudaram a Rockstar a conter um dos resultados negativos do vazamento dos vídeos do novo "GTA". Por mais contraditório que pareça, em uma indústria que gasta muito tempo e dinheiro tentando manter tudo em segredo, mais transparência e informação parecem ser armas eficazes contra vazamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.
Observação: sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Unfortunately, your content contains terms that we do not allow. Please edit your content to remove the highlighted words below.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.