Bem-vindo ao Fórum!

Registre-se agora mesmo e fique por dentro da maior comunidade de Cheats do Brasil!

opandaG

Engenharia de Requisitos

Recommended Posts

Fala galera!

Fiquei meio off esses dias mas estou voltando a ativa o tio panda!

Hoje quero falar um pouco sobre a pedra do sapato de muitos desenvolvedores que é o documento de requisito.

Bem... quem já estudou ou já trabalhou como analista de requisito sabe o quanto é difícil criar uma documentação de requisito nos moldes do que o cliente quer. muitas das vezes o próprio cliente não sabe explicar as fazes do processo envolvido na empresa dele por já ser algo "automático", e quando consegue explicar muitas das vezes ele explica com o "ovo na boca" e não consegue explanar bem o que ele quer dizer e isso é um grande dificultador do trabalho.

cabe ao analista de requisitos ele conseguir abstrair algo que seja fundamental ao projeto, e consiga criar uma documentação que passe o desejo do cliente aos desenvolvedores, exemplificando a funcionalidade de cada um dos itens e componentes do requisito.

E na minha opinião é uma das mais importantes áreas do processo de um projeto, pois uma historia bem colhida leva a um desenvolvimento nos moldes do cliente, assim encurtando os prazos e precisando de poucas reformulações ou quase nenhuma.

irei trazer alguns conteúdos sobre engenharia de requisitos, ensinar a fazer um documento de requisito bem feito e etc.

Espero que tenham gostado, e mais uma vez perdão por não estar presente, acabei passando por alguns problemas mas agora estou na ativa novamente.

• Like 1

um pensador...

zmnNkjR.png

quanto é difícil criar uma documentação de requisito nos moldes do que o cliente quer

O Cliente não infere em nada na concepção do Documento de Requisitos. Ele [cliente] serve para dar respostas, ceder documentos, dar informações e afins...

Geralmente a primeira parte é algo bem informal, pra que daí surja a parte estruturada e outros processos subsequentes.

Yeahhh. Muito importante haha, mas hoje em dia o SCRUM domina, ngm sabe mais nada de documentação haha.

bXbEjwF.png

Em meio a tantas guerras, feras, eras de rancor

Quem vai dizer de amor?

E num mundo onde muita coisa é cara e sem valor

Quem vai dizer de amor?

Hoje em dia tem muitas ferramentas que auxiliam a engenharia de software por completo. Eu, por exemplo, uso o JIRA. Lá consigo adicionar as historias, requisitos funcionais e nao funcionais, consigo inclusive passar por todo processo de desenvolvimento, desde atribuir tasks quanto concluir uma versão/sprint. No meu primeiro ano da facul fiquei assustado me ter que ficar classificando requisitos e criando caso de testes no papel, meu deus. Ainda bem que na hora do vamo ver é bem diferente.

Traz sim @opandaG . Vai ajudar bastante para quem tem interesse, futuramente, e para já quem é formado ou quem já está se formando na área. Traz sim ^^

Algumas nascem sob estrelas de sorte; outros, sob estrelas de azar. Mas eu só posso dizer que eu farei o possível, sejam quais forem as minhas estrelas.

Guest
This topic is now closed to further replies.