Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

notícia Fux diz que Justiça vai remover imediatamente 'fake news'


Lasadin
 Compartilhar

Posts Recomendados

Presidente do TSE defende atuação preventiva da inteligência e diz que há 'linha tênue' entre controle de conteúdo e liberdade de expressão.

 

 

Antes de tudo um esclarecimento: a "miniatura" e a página da notícia apresentam títulos e subtítulos diferentes:

 

fpQIIZD.png

 

Notícia: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/fux-diz-que-justica-vai-remover-imediatamente-fake-news.ghtml

 

Pela descrição contida na miniatura minha impressão é a de que estão utilizando uma desculpa para censurar as pessoas que forem contra certos candidatos. Até certo ponto eu considero aceitável que realmente tem que ir atrás pra desmentir certas coisas independente da pessoa que seja, entretanto acredito que como no Brasil nada efetivamente funciona como deveria, creio que isso vá ser um modo de mascárar certas atitudes. Bem, digam-me o que acham, se estou ficando muito paranóico ou essa visão não é só minha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podem usar sim como manobra pra censurar. A questão é, qual será o critério para definir uma notícia como fake news?

Como Fux mesmo disse "No Brasil, isso não funciona (de não retirar do ar previamente a notícia falsa que causa dano), porque uma notícia falsa em segundos derrete uma candidatura". Pelo visto a preocupação dele é mais a notícia manchar a imagem de algum candidato do que da fake news propriamente dita.

 

Como você mesmo disse "no Brasil nada efetivamente funciona como deveria".

 

Enfim, vamos ver no que isso vai dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver, é função do Estado mesmo. Quanto ao método, parece-me que será em um esquema em que o candidato reclama da fake news e a investigação se abre.

 

A verdade é que, por mais que desconfiemos do nosso sistema, sua presença em certos pontos é necessária. Pois quando o povo faz, falta legitimação. O maior exemplo disso é a Agência Lupa, que sigo no Twitter e acesso sempre que um candidato fala algo. Eles sofreram um ataque enorme nas redes sociais, porque ao indicarem certos dados falsos vindos de alguns candidatos, foram chamados de parciais. E é assim, se você fala de todos os candidatos, todos reclamam. Muito se viu disso com um comentarista da Globo News, que durante a prisão do Lula, foi chamado tanto de coxinha quanto de petralha pelo Twitter.

 

Então se a própria agência de checagem perde a credibilidade, quem é que continua a ter? O próprio Estado, ironicamente. O mesmo Estado que chamamos de mentiroso. Porque é a única instituição que por mais que duvidemos, aceitamos eventualmente.

 

É claro que nessa pode ter um enorme esquema de corrupção? Pode, mas então não seria algo novo. Até porque o TSE possui outros mecanismos para controlar as eleições.

 

Por fim, duvido que realmente aconteça algum ato parcial sério. As fake news se espalham pela internet, não por meios respeitados de jornalismo. Por mais que Globo, Estadão, Veja, se apoiem em seus princípios, usam como munição verdades por aí. As fake news surgem do nada, via Twitter e Facebook - que inclusive está criando mecanismos para impedi-las - e de lá vão para WhatsApp e conversas do dia a dia e a sua existência possui mais influência do que sua não existência. Assim sendo, por mais que essa ação do TSE seja usada em prol de algum candidato, a diferença me parece sem impacto, pois se é alguma verdade, estará em sites sérios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.