Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

notícia CCJ aprova vaquejada como patrimônio cultural imaterial brasileiro


BrunoSica²
 Compartilhar

Posts Recomendados

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (30), proposta de emenda à Constituição (

PEC 50/2016) que transforma a vaquejada em prática desportiva reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro. A iniciativa busca reverter recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contrária à realização de vaquejadas pelo país, por considerar haver “crueldade intrínseca” contra os animais. A PEC 50/2016 segue, agora, para dois turnos de discussão e votação no Plenário do Senado.

 

15193441_1529926653689851_6186308768225719254_n.png?oh=87b953db84dbf9b6054c9f9df786ae93&oe=58C792AC

 

A PEC 50/2016 foi apresentada pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) após a decisão do STF proibindo a vaquejada. A saída para o impasse partiu de emenda do relator, senador José Maranhão (PMDB-PB), segundo a qual não podem ser consideradas cruéis práticas desportivas que utilizem animais, “desde que sejam manifestações culturais registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos”.

 

“Quando bem organizadas e fiscalizadas, essas práticas desportivas promovem a cultura local sem, contudo, expor os animais a tratamentos cruéis”, afirmou Maranhão no parecer.

 

Audiência

Na terça-feira (29), a CCJ promoveu audiência pública com entidades favoráveis e contrárias à PEC 50/2016. O debate foi feito a pedido da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) que, ao lado do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), condenou a prática da vaquejada e declarou seu voto contrário à PEC 50/2016 na reunião da semana passada.

 

“Não é possível que, em nome de uma questão econômica, continue essa crueldade com os animais. Não precisamos nos divertir à base do sofrimento do animal”, afirmou Gleisi na ocasião.

 

Fonte : Senado

nbKHMoB.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma piada mesmo. Vaquejada é patrimônio cultural. O ser humano se coloca tão no centro que às vezes eu fico impressionado.

 

Se fosse para se alimentar, para algo NECESSÁRIO, eu não estaria aqui criticando. Porém, ver o sofrimento para se divertir? Se fosse uma pessoa ali, com certeza seria ilegal, mas ah... é um animal, ele não tem como dizer que está sofrendo, então deixa.

 

É uma vergonha enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @Kush. Nunca gostei e nunca achei correto vaquejada, acho uma tremenda injustiça com os pobres animais.

R85FZ20.png

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E]stagiario - Moderador Point Blank - Sapphire Member - Moderador Crossfire - Moderador Global - Coordenador - Co-Administrador - Administrador - Titanium Member - Administrador - Entretenimento - Coordenador

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou contra vaquejada, contudo não engulo mulequinho que defende aborto sendo contra vaquejada não. Hipocrisia demais.

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.