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discussão Cotas Raciais x Cotas Sociais


'k4dosh
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Sou a favor de cotas sociais, já as raciais não tenho uma posição formada. Acho de extrema importância também cotas para indígenas, por causa de todo o contexto histórico, brasileiro, em geral, detesta índio.

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Acho ambas importantíssimas.

 

É só olhar para o passado do Brasil. Os negros vieram como escravos aqui e, com sua libertação, não lhes foi dada nenhuma educação de qualidade, nem saúde, nem segurança. Com isso, é só olhar os números e registros para verificar que boa parte da população negra teve de se deslocar para lugares periféricos e principalmente se juntar em comunidades posteriormente, sendo SP e RJ os lugares com mais favelas no país.

Muitos falam de meritocracia, mas a muitos negros antepassados dos de agora as oportunidades são quase nulas. Raros negros tiveram sucesso não porque são menos inteligentes (como quem é contra cotas diz que estamos querendo dizer que negro é menos capaz e blablabla). Mas sim porque as condições sociais e extremamente desiguais do Brasil são uma barreira enorme para o desenvolvimento de qualquer pessoa.

 

Antes das cotas, o número de negros nas Universidades era bem menor. Ainda é abaixo do que se espera para um país com maioria negra/parda, mas é um pequeno avanço a cada ano, a cada SISU.

Para isso, assumimos a seguinte postura:

Dado que o número de pretos e pardos no Brasil é maior que o de brancos, se jogarmos aleatoriamente os dados do universo, espera-se que negros ocupem a maioria das ocupações e vagas existentes no país. Isso podemos chamar de modelo.

Um modelo, em ciência, é um mundo controlado onde testamos algo e, se não ocorre como previsto, é porque há variáveis além das que estamos controlando a influenciar os resultados.

Ou seja, nosso modelo fracassa miseravelmente ao esperar que tenhamos mais negros num curso de medicina do que o contrário.

 

É aí que vamos adiante:

Se é comprovado que negros não são cognitivamente e intelectualmente inferiores aos brancos, em média, por que isso acontece?

 

Bom, para isso lançamos mãos de hipóteses. A que tem sido cada vez mais corroborada e já pode ser considerado um fato científico, a grosso modo, é o fator étnico e sócio-econômico.

 

Veja bem, um universo novo não começa a cada geração que nasce. Eu não posso dizer que um bebê branco que mora num bom bairro residencial tem as mesmas oportunidades de sucesso que um bebê negro que neste momento está em algum barraco da periferia de SP.

Ambos possuem o mesmo potencial de intelecto, mas um deles terá mais chances de desenvolver esse potencial que o outro.

 

Aí você me fala "ah, mas isso não passa de questão econômica!".

 

Realmente, a questão econômica pesa bastante. E por isso também defendo as cotas sociais, para que pessoas de baixa renda também possam ter acesso às universidades públicas.

 

O fato está também no racismo. Bom, se você chegar em qualquer universidade do mundo e dizer que não há racismo no Brasil, rirão da sua cara. O racismo é um fato. E isso se prova em números: a chance muito maior de pessoas negras serem baleadas do que pessoas brancas, o número maior de queixas de negros sobre abordagens policiais excessivas, etc.

 

Por isso, pra mim, deve haver as duas.

 

E vale lembrar mais, não adianta apenas dar cotas, isso a gente sabe. Enquanto estamos com as cotas, temos que lutar para que nossas escolas tenham mais qualidade. Se você acredita que é possível melhorar a educação pública, lute por isso. Eu sempre acreditei nisso, e hoje estou terminando a licenciatura na faculdade, junto com o bacharelado, para ajudar a colocar um tijolinho na educação brasileira. Isso não é tudo, você precisa ir para a rua, se organizar com pessoas e EXIGIR que algo seja feito. Não adianta sair na rua apenas em época de eleição, impeachment.

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[QUOTE="BolsominionPraMimÉmer, post: 9632400, member: 4846126"]Muitos falam de meritocracia, mas a muitos negros antepassados dos de agora as oportunidades são quase nulas. Raros negros tiveram sucesso não porque são menos inteligentes (como quem é contra cotas diz que estamos querendo dizer que negro é menos capaz e blablabla). Mas sim porque as condições sociais e extremamente desiguais do Brasil são uma barreira enorme para o desenvolvimento de qualquer pessoa.[/QUOTE] Em geral quem é contra as cotas cita a meritocracia. "Ah, primo meu era miserável e deu a volta por cima", só que a maioria das pessoas que estão em situação de miséria não consegue ascender, é um ou outro felizardo. Achei seu post bastante elucidativo, o que você acha da questão dos índios? @Tópico Lembrei do Pedro Cardoso: https://www.youtube.com/watch?v=o-RNTUf1awM

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[QUOTE="'River, post: 9632403, member: 4845180"]Em geral quem é contra as cotas cita a meritocracia. "Ah, primo meu era miserável e deu a volta por cima", só que a maioria das pessoas que estão em situação de miséria não consegue ascender, é um ou outro felizardo. Achei seu post bastante elucidativo, o que você acha da questão dos índios? @Tópico Lembrei do Pedro Cardoso: https://www.youtube.com/watch?v=o-RNTUf1awM[/QUOTE] Sobre os índios eu penso mais ou menos a mesma coisa. A questão deles ainda tem algo diferente que é fato de se integrarem ou não à nossa civilização. As tribos têm histórias de séculos, tudo que se desenvolveu depois da chegada europeia aqui faz com que muitos acabassem 'aderindo' a essa vida. Mas muitos índios não querem ter TV, não querem ter celular. Ou, se quiserem, isso não vai fazer deles hipócritas. Ao comprar um celular, o índio vai estar pagando imposto, então ele vai estar contribuindo da mesma forma que outra pessoa ao comprar um celular. O Estado brasileiro tem o dever de defender o direito deles e as posses de suas terras (embora sempre estejam sendo desrespeitados). Enfim, se for do interesse do índio se inserir no meio universitário, eu também apoio a cota para ele. Afinal de contas, a história da etnia dele (e de todas as tribos) também reserva grande tragédia ao longo de séculos aqui e na América como um todo. Eu tenho contato com um indígena que vive numa área de reserva aqui em SP que se formou em Direito para entender melhor as leis e defender melhor seu povo. Assim como também converso com um mensalmente quando ele vai pra cá, que se formou em biologia para ajudar as pessoas lá a ter mais sucesso no cultivo de alimentos, nos cuidados pessoais, etc.
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  • Velha Guarda

O que deve ser valorizado é o ensino básico. Torná-lo tão melhor quanto o privado.

 

Não adianta levantar a bandeira das cotas e não fazer nada em primeiro lugar pelo ensino básico.

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Se você quer pagar cotas, pague...Agora, se quer me obrigar a pagar...merece nada mais nada menos que um VAI TOMATECRU

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Os asiáticos vieram pra cá e trabalharam em regime escravo, hoje são o grupo mais rico p/ etnia no Brasil.

Levar este assunto a sério, é mera masturbação mental.

 

Só o início desse vídeo aqui...please

kek!
 
 
 
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teteu028, não é só porquê eu concordo contigo, mas falou exatamente o que eu penso.

 

Já foi provado que as cotas só atingem uma pequena parcela dos que deveriam alcançar de fato. O jovem negro de periferia, ou começa a trabalhar muito cedo, ou enta para a vida do crime. Ou seja, as cotas são para cobrir números "invisíveis". Na real atitude beneficiam muitos poucos que realmente necessitariam.

 

Sou descendente de Italianos, e meu bisavô (o patriarca) viveu em condição primárias aqui no Brasil. Meu avô conta que trabalhou desde criança, e os irmãos também. Minha vó era descendente de portugueses, e o mesmo aconteceu com a família dela. Para se ter noção, tinham que colher lenha nas matas, e saneamento básico era um sonho só conhecido nas cidades.

 

E cara, MERITOCRACIA! Não venha me dizer que anos da história do Brasil te joga na condição que você tem. NADA nesse mundo gira sem esforço da pessoa. E nem porquê minha família prosperou, que todos da minha família tem condições iguais ou a mesma meritocracia.

 

 

No mais, Shinob completou a causa. Cotas são imediatistas, propagandas eleitorais. Melhorem o ensino básico, e de preferência criem mais escolas militares.

Every man has to die

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E vale lembrar mais, não adianta apenas dar cotas, isso a gente sabe. Enquanto estamos com as cotas, temos que lutar para que nossas escolas tenham mais qualidade. Se você acredita que é possível melhorar a educação pública, lute por isso.

 

Concordo.

Além das cotas citadas (que julgo algo necessário), o trampo maior é estruturar o ensino para que o mesmo tenha uma maior qualidade, tanto em educação quanto em infraestrutura.

 

O que deve ser valorizado é o ensino básico. Torná-lo tão melhor quanto o privado.

 

Exatamente. Mas aí tem um ponto. No caso do ensino privado, as escolas quando recebem o dinheiro tem a opção de melhorar a estrutura, contratando profissionais de qualidades ou então comprando itens de novos. Conseguem fazer a manutenção devida, etc e isso vira um ciclo.

 

No público é algo mais delicado. O dinheiro que vai para a educação não tem retorno para eles, talvez seja por isso também que a educação não recebe tanto apoio. Talvez se os amiguinhos de terno se tocassem que determinado colégio público poderia representar o seu estado e até país em alguma olimpíada. A desvalorização dos professores e educação em um colégio público é absurda.

 

É claro, não vale generalizar, tem escolas públicas muito boas e de exemplos como tbm tem escolas privadas que são inferiores as públicas.

 

 

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  • Velha Guarda
Exatamente. Mas aí tem um ponto. No caso do ensino privado, as escolas quando recebem o dinheiro tem a opção de melhorar a estrutura, contratando profissionais de qualidades ou então comprando itens de novos. Conseguem fazer a manutenção devida, etc e isso vira um ciclo.

 

No público é algo mais delicado. O dinheiro que vai para a educação não tem retorno para eles, talvez seja por isso também que a educação não recebe tanto apoio. Talvez se os amiguinhos de terno se tocassem que determinado colégio público poderia representar o seu estado e até país em alguma olimpíada. A desvalorização dos professores e educação em um colégio público é absurda.

 

É claro, não vale generalizar, tem escolas públicas muito boas e de exemplos como tbm tem escolas privadas que são inferiores as públicas.

 

Os estudos mostram que o problema, no caso da educação básica pública, não é quantidade de dinheiro investido propriamente dito, mas a qualidade desse investimento na educação. Quanto maior o gasto, maior são os índices de escolaridade e alfabetização, porém as pesquisas também mostram que aumentar o gasto não tem qualquer relação com maiores desempenhos nas provas (como o PISA, por exemplo). Nesse caso, o problema está no gerenciamento, como por exemplo, recursos que são desviados antes de chegar nas escolas, ou quando chegam são mal aplicados e etc. Padrão Brasil de qualidade.

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Os estudos mostram que o problema, no caso da educação básica pública, não é quantidade de dinheiro investido propriamente dito, mas a qualidade desse investimento na educação. Quanto maior o gasto, maior são os índices de escolaridade e alfabetização, porém as pesquisas também mostram que aumentar o gasto não tem qualquer relação com maiores desempenhos nas provas (como o PISA, por exemplo). Nesse caso, o problema está no gerenciamento, como por exemplo, recursos que são desviados antes de chegar nas escolas, ou quando chegam são mal aplicados e etc. Padrão Brasil de qualidade.

 

Entendi, infelizmente, isso é Brasil ....

 

Uma solução seria fazer uma reforma na gestão, certo?

 

 

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Esse problema que o shinob citou pra mim é algo mínimo, você pode investir e gerenciar corretamente, isso não vai mudar um fato : a cultura

brasileira despreza o conhecimento.

 

 

Infelizmente há pessoas que não sabem o que é falácia anedótica falando que um mito social existe porque um parente blablabla.

 

Então é um mito social que vários Europeus imigraram para o Brasil, e que vários desses tiveram que trabalhar para comer?

kek!
 
 
 
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Esse problema que o shinob citou pra mim é algo mínimo, você pode investir e gerenciar corretamente, isso não vai mudar um fato : a cultura

brasileira despreza o conhecimento.

 

 

 

 

Então é um mito social que vários Europeus imigraram para o Brasil, e que vários desses tiveram que trabalhar para comer?

 

Se você fez uma pergunta dessa depois de ler meu comentário que fala sobre a questão do racismo, é preciso pedir para você ler de novo.

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Cotas sociais são necessárias, acho que realmente atende a quem tem a necessidade. Raciais, então, acho que já passaram de sua validade ao meu ver, em determinado momento elas eram realmente importantes e atendiam realmente o é proposto, mas hoje não tem muito mais sentido diferenciar por isso, as disputas podem ser iguais

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Se o ensino fosse bom não precisaria de cotas, entretanto, cota social > cota racial. Cotas raciais inclusivem geram preconceito e ódio, a propósito foram feitas pra ser para "minoria" mas atendem a maioria

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Ter ou não a cota não muda nada, muita gente se aproveita da existência das cotas para justificar o próprio fracasso, com ou sem cota só vai passar quem se esforçar, a cota ajuda a passar mas somente a cota não adianta se não tiver esforço. Tem gente que acha que a cota segura a caneta do aluno beneficiado e faz a prova kkkk

Não sou contra as cotas, sou contra a maneira como isso funciona no Brasil.

Mas aqui é tudo mal feito...

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