Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

notícia Metade dos calouros da USP estão entre os 20% mais ricos do Brasil


Jess
 Compartilhar

Posts Recomendados

Eita, meritocracia 'o'

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

Não dá pra copiar o conteúdo da página, então quem quiser pode ler a matéria no link e fazer o comentário aqui

Beleza atrai beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um dado interessante, mas será que isso é algo exclusivo do Brasil? Se pegarmos as principais faculdades do mundo, qual será a porcentagem de pessoas "ricas" x pessoas "pobres"?

 

 

Eu não sei, não fiz nenhuma pesquisa, mas acredito que não seja algo exclusivo do Brasil.

tumblr_nh3x0vS7pE1s8gsn8o1_500.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um dado interessante, mas será que isso é algo exclusivo do Brasil? Se pegarmos as principais faculdades do mundo, qual será a porcentagem de pessoas "ricas" x pessoas "pobres"?

 

 

Eu não sei, não fiz nenhuma pesquisa, mas acredito que não seja algo exclusivo do Brasil.

As melhores faculdades do mundo são pagas, pega a anuidade de Harvard por exemplo e vai estar explicado o porque da maioria lá ser rico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês podem achar a comparação escrota (Aliás, até eu to achando meio escrota.) mas vou fazer mesmo assim.

 

Não se vende uma Ferrari pelo preço de um Gol. Eles não valem a mesma coisa. Pedir que ambos sejam oferecidos pelas mesmas condições é, no mínimo, falta de juízo e de senso.

A mesma coisa acontece com a educação, em especial com o ensino superior. É no mínimo natural que as melhores faculdades sejam mais caras e, em decorrência disso, tenham alunos ricos.

 

Isso, porém, não se aplica ao ensino superior público, como é o caso da USP.

Onde, com toda a sinceridade, não vejo nada de anormal ou de problemático.

Só porque a pessoa é rica ela não pode utilizar serviços públicos? Por quê?

 

"Ah, é coisa de pobre"

Esse é o problema. A mentalidade que o que é público não tem valor. É de todos, caramba, não importa se é rico, pobre, todos tem o direito de utilizar e o dever de manter para que outros também utilizem.

 

"Ah, ele é rico, tem condições de pagar uma particular. Está ocupando o lugar de alguém que precisa."

Como eu disse, é público. Todos tem o direito de utilizar, independentemente de renda.

Se a USP é a melhor faculdade, porque uma pessoa rica tem que se privar de ter o melhor ensino para dar lugar à alguém que "mereça mais do que ela"?

Isso é como remover bolsas de faculdades privadas. Você acaba excluindo de uma parcela da sociedade o acesso ao ensino.

Uma notícia sobre "20% dos alunos de tal faculdade privada são bolsistas integrais" não chamaria a atenção. Se chamasse, seria para um "só isso?".

 

Agora vejo que até a questão de cotas sociais é complicada, e não só das raciais, como eu pensava.

Obrigado pelo print, Mikhail.

8TTXlxJ.png

USZxbWK.png

Saudades de uma época que não volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem umas "coisinhas" que vocês parecem estar esquecendo...

 

Ninguém entra na USP, UNICAMP, UFRJ ou em qualquer universidade pública sem o ENEM ou um vestibular. Logo, e isso é obvio, os caras lá estão porque foram aprovados e estavam capacitados para tanto.

 

Por que eles estavam melhor capacitados para esses concursos que a maioria dos "zé ninguém"?

 

Porque seus pais investiram em sua educação desde a base, mas principalmente no ensino médio, normalmente em escolas particulares e com cursos auxiliares. E a palavra correta é INVESTIR mesmo, é gastar no período em que este gasto é menor para evitar um gasto maior quando no ensino superior. Ao passo que o Estado não melhora a qualidade do ensino público equiparando o "zé ninguém" ao "João Alguém". Quando em um concurso como o vestibular advinha quem consegue se dar bem?

 

Os chamados "ricos" não tomam as melhores universidades públicas do nada. Eles se preparam para isso, eles se condicionam a isso, eles desejam isso e lutam por isso. Não raro há o engajamento de toda a família nesta "batalha" e não falta grana no projeto.

 

Isso é uma vantagem? Claro que é e como consequência eles lá estão!

 

No brazil ocorre uma distorção cruel e injusta, ricos em universidades públicas e pobres - mal preparados - em universidades particulares. ((Quando um estrangeiro se depara com isso primeiro estranha e depois ri.))

 

Os vestibulares não discriminam, não separam ninguém por classe social ou capacidade de pagamento. O Enem pode, mas no geral não faz. São as quotas que priorizam os que não tem igual condição.

 

Justo ou não justo a verdade é que isso ainda vai continuar por muito tempo.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.