Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×

discussão Medo


Hagaro
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Medo da pobreza

 

 

Quem sempre teve recursos financeiros pode não entender muito bem este tipo de medo. Vemos este medo, porém, também em pessoas extremamente ricas que imaginam perder a sua fortuna e, com ela, seu status, fama ou poder.

 

Como por aqui a maior parte da população tem que trabalhar para viver, nós vemos mais este tipo de medo em situações como o medo de chegar o final do mês e não ter dinheiro ou não ter dinheiro para pagar as contas básicas.

 

Um aspecto que é muito importante deste tipo de medo corresponde à área da psicologia financeira que lida com investimentos. Quando uma pessoa pega as suas economias e decide investir em um negócio ou ações, por exemplo, este medo poderá intervir em escolhas mais conservadoras. Assim, o medo de ficar pobre, perdendo o montante investido, faz com que muitos brasileiros prefiram franquias de alimentos (pois pensam que, como as pessoas precisam se alimentar, é um investimento seguro), ou colocam suas economias na poupança, cujo risco é zero.

 

 

  • Medo da velhice

 

Conheço muita gente que diz que não quer envelhecer, que prefere morrer no máximo com 60 anos. Pela própria dinâmica da vida, temos duas escolhas: ou envelhecer ou morrer, não é mesmo?

 

 

Se formos analisar o porque do medo da velhice, veremos que o medo é justificado por um pensamento equivocado, pela ideia de que esta trará necessariamente dificuldades físicas, mentais, ou financeiras. Também relaciona-se com o medo da morte (sobre o qual falaremos a seguir), pois muitos pensam que estão se aproximando do momento derradeiro e o que pode estar do outro lado é a punição pelos erros cometidos no passado.

 

 

  • Medo da crítica

 

Já escrevi outros textos aqui no site sobre a crítica. Em um deles mencionei o caso de um leitor, que estudava psicanálise, e que me criticou em um texto, porém, sem razão. Quando comecei a conversar com ele por email, entendi o motivo de sua crítica. Ele desejava escrever e ter os seus textos lidos, contudo ele tinha medo de ser criticado. Na verdade, ele se criticava tanto que o impedia de dar prosseguimento ao seu desejo.

 

Este tipo de medo não está presente apenas nas avaliações escritas ou apresentações públicas (como seminários, trabalhos e provas orais, palestras). Está muito presente nas escolhas que são feitas tendo por base não a vontade individual, mas o medo de ser criticado pelos pais, pela família, pelos amigos, pela sociedade.

 

Quantas e quantas pessoas não escolheram uma profissão errada só para não serem criticados pelos pais?

 

Quantas e quantas pessoas não escondem os seus desejos amorosos com medo de serem criticadas?

 

 

  • Medo de perder o amor

 

O medo de perder o amor é bastante simples de entender. Em certo sentido, também poderia ser chamado de ciúme. O ciúme, como sabemos, é uma péssima estratégia de relacionamento, pois funciona fazendo com que se perca o relacionamento com medo de perder o relacionamento. No caso, estamos falando de perder o amor de um relacionamento amoroso: namorado, noivo, marido ou esposa ou outro tipo.

 

Mas este medo também possui relação com o medo de ser criticado. Ser criticado por uma pessoa querida é próximo do sentimento de não reconhecimento, de não ser admirado ou amado pelo outro.

 

 

  • Medo de doença

 

Os casos extremos de medo de doença são chamados de hipocondria, quer dizer, a imaginação como se fosse real da doença temida. A neurose obsessiva estudada profundamente pela psicanálise também descreve bem o medo da doença através dos rituais obsessivos de limpeza das mãos, na incapacidade de tocar objetos ou pessoas, ou no vício de tomar remédios, vitaminas, chás para combater o mal iminente.

 

O medo de doença, porém, também pode ser positivo, na tentativa de se cuidar ao máximo e de se preservar. Um exemplo é o de usar camisinha com medo de pegar uma doença sexualmente transmissível.

 

 

  • Medo da morte

 

O medo da morte origina-se de duas fontes: primeiro, o fato de a morte ser o desconhecido e, segundo, as diversas histórias religiosas que descrevem o tormento do pós-morte para os ímpios. Assim, como dificilmente alguém torna-se santo, e como muito facilmente são cometidos erros, pode-se começar a imaginar que a morte será horrível, com sofrimentos eternos.

 

 

Qual o seu maior medo?

‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎ ‏‏‎‏‏‎

ddm45pu-9d57952b-f20c-4869-bacc-5fa6dd59
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desses listados ai de longe o meu é medo de crítica, sou muito suscetível a críticas e tenho a tendência de me importar mais com a opinião dos outros do que deveria.

"Eu queria ter cinco vidas,

Eu queria nascer em cinco cidades diferentes.

Comer cinco vezes a mesma quantidade de comida.

Ter cinco profissões. Mas nessas cinco vidas, eu amaria a mesma pessoa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que mais se encaixa no atual momento em minha vida, com certeza é a crítica.

Não sei lidar com críticas negativas.

<?php

echo "Você quer isso rápido, barato,ou bem feito?

Você pode escolher duas das três."

?>

até logo;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus maiores medos são:

Não conseguir morar fora do brasil por um tempo, ser totalmente independente financeiramente dos meus pais (que, por mais que eu trabalhe, ainda dependo deles), ser infeliz na minha futura profissão e não conseguir formar família.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu maior medo é de doença.

Da morte também,porém a morte é o final de algo,a conclusão de um ciclo. A doença não,te corrói por dentro,te mata aos poucos...é como uma sentença de morte lenta.

 

_______________________________________________________________

 

 

Pobreza:

Só significa que você está economicamente falido,isso não vai impedir que você seja feliz,não vai te impedir de viver sua vida... ainda tem o lado bom,vai te dar uma visão diferente sobre o mundo e as pessoas.

 

Velhice:

Não há oq temer,tem coroas dando de 10x0 nesses "novinhos".

Porém, "a pipa do vovô não sobe mais" kkkkk

 

Crítica:

As pessoas que tem medo da crítica geralmente são inseguras,tudo está sujeito a críticas, separe as constritivas dos/a discursos de ódio destrutivas.

kek!
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou 1 aí, medo de falhar. Pode ter interseção com medo de crítica, mas o medo da falha abrange muito mais coisas.

 

O medo de falhar pode incluir coisas individuais, não terá ninguém pra te criticar caso você erre, mas o medo de errar pode estar presente.

Nossa arma é a Justiça, nosso lema é a Coragem, nossa aliança é Honrada, nos somos os REDSTRIKERS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dos litados acima é o da pobreza.

 

De todos os medos, de longe, meu medo é da inutilidade.

Mesmo sendo uma pessoa conhecida pelo mundo todo, após a morte, nada vai restar. O que adianta ser lembrado se você não esta vivo para ver as pessoas lhe "louvando" ?

A vida realmente me assusta. (OBS: Não tenho medo da morte, pelo menos não da natural)

www.twitch.tv/hecareca
 
Erwin Smith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medo de impotência...

Medo da minha mãe, sobrinha ou alguém que gosto sofrer algum ato de violência e eu não ficar sabendo, ou eu não estar por perto para protege-las, medo de bandidos invadirem minha casa quando elas estiverem sozinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que um pouco de medo da pobreza, um pouco da velhice... Eu tenho medo de não aproveitar tudo que podia. Seja por falta de dinheiro, ou qualquer outro motivo, assim como também não quero terminar minha vida sentado em uma cadeira de balanço...

iouOiPJ.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.